DAAD-Branch Office Brazil

Home

Escritório Regional do DAAD
Rua Professor Alfredo Gomes, 37
Botafogo. CEP: 22251-080
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2553-3296
Fax: (21) 2553-9261
info@daad.org.br

Endereço para envio de correspondências:
DAAD/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Caixa Postal 62564
CEP: 22250-970 Rio de Janeiro - RJ

   

Centro de Informação em São Paulo - IC-SP
1. Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974,
Pinheiros. CEP: 05413-001
Telefone: (11) 3061-5331
(Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 14h às 17h)

2. Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP
Telefone: (11) 5189-8303
daad_sao_paulo@daad.org.br
(Visitas apenas com agendamento prévio)

Marketing e Comunicação
Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP

Inscrições abertas aos programas de música, artes e arquitetura

Já estão disponíveis on-line os editais para os programas de bolsas de estudos do DAAD para pós-graduação na Alemanha nas áreas de arquitetura, artes plásticas, design/comunicação visual, cinema, música e artes cênicas. O programa de arquitetura receberá inscrições até 30 de setembro de 2016. Nas demais áreas, o prazo para candidaturas vai até 31 de outubro de 2016. 
A seleção é voltada a estudantes recém­-formados com título de bacharelado e àqueles que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira. O objetivo principal é promover o aperfeiçoamento de brasileiros altamente qualificados por meio de estudos adicionais nas áreas referidas, com a possibilidade de adquirir um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. 
Informações completas sobre a documentação, os pré-requisitos, os benefícios, os prazos  e a inscrição estão disponíveis no site:http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html.

Palestra na UFES (Vitória-ES) sobre oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha

A campanha Research in Germany convida os participantes do XXI Congresso Brasileiro de Automática e estudantes e professores da UFES para a sessão informativa "Estudar e Pesquisar na Alemanha: Programas de Fomento, Intercâmbio e Cooperação" no dia 5 de outubro (quarta-feira), das 10h30 às 12h10. A palestra ocorrerá no Campus da UFES (sala a confirmar).

O Prof. Thomas Rauber, titular no Departamento de Informática da Universidade Federal do Espírito Santo, falará sobre sua experiência como pesquisador na Alemanha. Em seguida, representantes das agências de fomento Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) informarão sobre possibilidades de cursos de férias, graduação, pós-graduação, doutorado, pós-doutorado, cooperação científica e pesquisa em geral, bem como programas alemães de bolsas e fomento.

Para assistir, faça seu cadastro gratuito pelo site: https://ssl.daad.de/limesurvey/891857/lang-en 



DAAD recebe candidaturas a auxílio para estadia de pesquisa na Alemanha

O DAAD oferece um programa de auxílio a estadias de pesquisa na Alemanha para estudantes de doutorado com bolsas de estudo das agências brasileiras CAPES, CNPq, FAPEMIG e FAPESP. As candidaturas são recebidas em fluxo contínuo, mas os pedidos devem ser feitos com pelo menos quatro meses de antecedência. O objetivo do programa é viabilizar a permanência de estudantes de doutorado brasileiros em universidades alemãs, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para pesquisas específicas, relevantes ao desenvolvimento da tese de doutorado, sem a interrupção da vigência da bolsa no país da agência brasileira. A duração do auxílio é de dois a seis meses. O valor da bolsa é de 350 euros mensais, seguro-saúde e uma ajuda de custo de 1.200 euros para passagem aérea. Informações completas no site do DAAD: https://goo.gl/fVc5Ok

Programa EPOS: candidaturas ainda podem ser submetidas a cursos de pós-graduação

O programa de pós-graduação do DAAD em áreas relacionadas a desenvolvimento sustentável (EPOS) recebe candidaturas para diversos cursos. O pré-requisito básico para se candidatar ao programa EPOS é ter dois anos de experiência profissional. Cada curso tem um prazo diferenciado para inscrição (tabela com prazos e links dos cursos). Todas as informações sobre os cursos (livreto) e pré-requisitos podem ser obtidas no site http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html.

BMBF: Ministério alemão incentiva criação de redes de pesquisa com a América Latina

O Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha  (BMBF) apoiará, por meio do programa “Estruturas de pesquisa com Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México”, a construção conjunta e sustentável de estruturas de pesquisa em países latino-americanos. No Brasil, as áreas de cooperação definidas como prioritárias são bioeconomia, matérias-primas economicamente estratégicas, pesquisa marinha e pesquisa climática. O programa é aberto a instituições alemãs de ensino superior e pesquisa. A submissão de projetos deve ser realizada até 31 de outubro de 2016.
O edital completo em alemão pode ser acessado no link: https://www.bmbf.de/foerderungen/bekanntmachung-1216.html

Deseja assinar a Newsletter DAAD? 
Faça sua inscrição
!