DAAD no Brasil

Home

Escritório Regional do DAAD
Rua Professor Alfredo Gomes, 37
Botafogo. CEP: 22251-080
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2553-3296
Fax: (21) 2553-9261
info@daad.org.br

   

Centro de Informação em SãoPaulo - IC-SP
1. Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974,
Pinheiros. CEP: 05413-001
Telefone: (11) 3061-5331
(das 16h às 19h)

2. Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
Telefone: (11) 5189-8303
daad_sao_paulo@daad.org.br
(Visitas apenas com agendamento prévio)

Marketing e Comunicação
Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP

                   

Aproveite para tirar dúvidas sobre MBA

Quer fazer MBA em inglês na Alemanha? Então não perca a sessão informativa on-line (webinar) da Darmstadt University of Applied Sciences, dia 25 de setembro, às 12h! Basta cadastrar-se pelo site: https://attendee.gotowebinar.

Bolsas de pós-graduação

Estão abertas as inscrições ao programa de bolsas de estudos nas áreas de arquitetura, artes cênicas, artes plásticas, cinema, dança, design e música até 31 de outubro de 2014. A partir deste ano, o processo de inscrição será realizado pelo Portal DAAD (https://portal.daad.de). O programa de bolsas é voltado a estudantes recém-formados com título de bacharelado ou mestrado e a estudantes que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira. O objetivo principal é promover o aperfeiçoamento de estudantes altamente qualificados por meio de estudos adicionais nas áreas referidas, com a possibilidade de adquirir ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. Para saber mais, acesse: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html.

III Diálogo tratará sobre matemática e redes complexas 

A terceira edição do Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação terá como tema Matemática e Redes Complexas. As palestras e discussões serão realizadas na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Na abertura, às 19h30 do dia 30 de setembro, haverá a chamada Leibniz Lecture Stars, polyhedra, ellipses and soap bubbles: Some stellar images between Geometry and Physics proferida pelo pesquisador da FU Berlin Günter Ziegler, Prêmio Leibniz e Prêmio Communicator, da DFG. Para o dia 1º de outubro estão previstos debates e palestras de especialistas brasileiros e alemães. O Diálogo é promovido pelo Centro Alemão de Ciência, Pesquisa e Inovação (DWIH-SP). A programação é gratuita mediante inscrição no site: http://goo.gl/KMtN64
Para conferir a programação, basta acessar: http://goo.gl/vEZ05j


Alemanha está entre os 21 países de destino do programa brasileiro

O programa Ciência sem Fronteiras abriu nova chamada para graduação-sanduíche no exterior. A Alemanha é um dos 21 países de destino. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de setembro. Porém, o certificado de proficiência do idioma alemão poderá ser entregue até o dia 3 de novembro. Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos: nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso, contado a partir do início previsto da viagem de estudos e estar homologado pela instituição de ensino superior (IES) de origem. As áreas contempladas, assim como o conteúdo integral da chamada, podem ser conferidas no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Science Tour December 2014

Inscreva-se agora para uma excursão de uma semana às instalações de pesquisa de ponta na Alemanha, nas áreas de modelagem e simulação computadorizada. A turnê se concentrará nos temas atuais sobre ciências marítimas, economia, mudanças climáticas e epidemiologia e está aberta para pesquisadores estrangeiros e administradores de universidades e institutos de pesquisa. Inscrições até 20 de setembro de 2014: http://bit.ly/XD7Xyl

UFRGS recebe nova professora visitante do DAAD

Svenja Brünger é a nova professora visitante do DAAD na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Svenja concluiu seu estudo em Alemão como língua estrangeira e Romanística (com foco em italiano e português) pelas Universidades de Jena, Florença e Coimbra. Logo depois, trabalhou como docente no Centro de Línguas e no Instituto de Alemão como língua estrangeira da Universidade de Jena, ministrando cursos de língua, cultura e didática alemãs. Em 2013, Svenja concluiu o doutorado em Romanística com duplo diploma das universidades de Jena e Verona. A tese que será publicada em breve descreve e analisa o processo de estandardização de três línguas minoritárias no norte da Itália. “Estou muito feliz de estar no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. Aqui os imigrantes alemães deixaram fortes traços linguísticos e culturais que eu gostaria de pesquisar mais profundamente junto com os meus estudantes e colegas”, afirma a professora, que assumiu o posto na UFRGS no início de agosto.