DAAD-Branch Office Brazil

Home

Escritório Regional do DAAD
Rua Professor Alfredo Gomes, 37
Botafogo. CEP: 22251-080
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2553-3296
Fax: (21) 2553-9261
info@daad.org.br

Endereço para envio de correspondências:
DAAD/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Caixa Postal 62564
CEP: 22250-970 Rio de Janeiro - RJ

   

Centro de Informação em São Paulo - IC-SP
1. Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974,
Pinheiros. CEP: 05413-001
Telefone: (11) 3061-5331
(Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 14h às 17h)

2. Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP
Telefone: (11) 5189-8303
daad_sao_paulo@daad.org.br
(Visitas apenas com agendamento prévio)

Marketing e Comunicação
Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP

Centro de Estudos Alemães e Europeus no Brasil: selecionado projeto conjunto da UFRGS e da PUCRS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) foram as instituições selecionadas para fundar um Centro de Estudos Alemães e Europeus no Brasil  (CEAE) com o apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), por meio de recursos do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha (AA). O novo CEAE iniciará o seu trabalho em março 2017.

Os objetivos principais do CEAE consistem em oferecer a uma nova geração de acadêmicos, pesquisadores e estudiosos brasileiros conhecimento, interdisciplinar e orientado à prática,  sobre a Alemanha e a Europa contemporâneas relevante ao Brasil e à América Latina. A proposta  conjunta da UFRGS e da PUCRS abrange especialmente três fenômenos-chave: globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural. O CEAE introduzirá cursos de pós-graduação baseados nessas temáticas, começando em 2017 com uma oferta de cursos de especialização na área de Direito.

A direção do CEAE no primeiro ano de gestão estará sob o comando de Claudia Lima Marques,  professora titular da Faculdade de Direito da UFRGS e doutora summa cum laude pela Universidade de Heidelberg com bolsa DAAD/CAPES. O vice-diretor será o Draiton Gonzaga de Souza, decano da Escola de Humanidades PUCRS e doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel.

O Centro ajudará a garantir a continuidade da cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha e a promover ligações entre disciplinas que tratem de temas relacionados com a Alemanha. Ênfase especial será dada à cooperação com a rede mundial de Centros de Estudos Alemães e Europeus fomentada pelo DAAD. Pretende-se que o Centro brasileiro torne-se uma parte visível e ativa desta rede.

DAAD incentiva criação de Centros de Estudos Alemães e Europeus há 25 anos

Vinte e um Centros de Estudos Alemães e Europeus foram criados pelo DAAD nos últimos 25 anos. Atualmente 17 deles estão sendo financiados  pelo DAAD em universidades selecionadas de 11 países.

Os três primeiros centros foram fundados nos Estados Unidos em 1991 – na Universidade de Harvard, na Universidade da Califórnia e na Universidade Georgetown. Desde então, foram criadas unidades na Europa, na Ásia e na América do Norte. Nos últimos anos foram abertos Centros de Estudos no Japão (Universidade Todaí), na China (Universidade de Pequim), em Israel (Universidade Hebraica de Jerusalém e Universidade de Haifa) e na Coreia (Universidade Chung-Ang). O Centro em Porto Alegre será o primeiro na América Latina.

Nos últimos anos, o DAAD tem incentivado a troca de informações entre os membros da rede de centros de estudos por meio de conferências (Berlin 2003, Birmingham 2005, Amsterdam 2007, Berlin 2010, Pequim 2012). A próxima conferencia, que contará t a participação da  diretoria do novo Centro em Porto Alegre será realizada de 8 a 10 dezembro em Washington.

Para saber mais sobre os Centros em atividade: https://www.daad.de/der-daad/unsere-aufgaben/deutsche-sprache/zentren/en/ (em inglês) e https://www.daad.de/der-daad/unsere-aufgaben/deutsche-sprache/zentren/de/ (em alemão). Contato no Brasil: Martina Schulze, Diretora do Escritório Regional do DAAD no Brasil

Deseja assinar a Newsletter DAAD? 
Faça sua inscrição
!