DAAD no Brasil

Home

Escritório Regional do DAAD
Rua Professor Alfredo Gomes, 37
Botafogo. CEP: 22251-080
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2553-3296
Fax: (21) 2553-9261
info@daad.org.br

   

Centro de Informação em SãoPaulo - IC-SP
1. Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974,
Pinheiros. CEP: 05413-001
Telefone: (11) 3061-5331
(das 14h às 16h)

2. Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
Telefone: (11) 5189-8303
daad_sao_paulo@daad.org.br
(Visitas apenas com agendamento prévio)

Marketing e Comunicação
Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP


Feira Euro-Pós em São Paulo 

Euro-Pós é a única feira europeia de ensino superior no Brasil e é organizada pelas instituições de intercâmbio acadêmico da Alemanha (DAAD), França (Campus France) e Holanda (Nuffic). O evento é a melhor oportunidade para que estudantes e profissionais se informem sobre as diversas opções de estudo na Europa.

Mais de 20 representantes de universidades alemãs estarão presentes e poderão tirar dúvidas e informar sobre as oportunidades de estudo e pesquisa nas instituições. Confira aqui a lista de todas as universidades alemãs participantes. 

Dias 29 e 30 de novembro, das 14h às 19h 
Local: Centro de Eventos São Luis (Rua Luis Coelho, 323)
www.europosbrasil.com 


Cursos de verão na Alemanha em 2015

Que estudar em uma universidade alemã em 2015? A lista dos cursos oferecidos pelas universidades alemãs em 2015, especialmente durante o período do verão europeu, já está disponível on-line. Os estudantes interessados em cursos de curta duração na Alemanha podem pesquisar por tipo de curso, idioma, nível de conhecimentos de alemão, temas, datas, locais e duração no endereço: https://www.daad.de/deutschland/studienangebote/sommerkurse/de/ (em inglês e alemão). Em 2015 serão oferecidos 364 programas, muitos deles são tradicionais cursos de língua alemã, mas também há disciplinas com foco em áreas específicas, como engenharia, economia, direito ou artes. O DAAD não oferece bolsas de estudos para os cursos. Todas as informações sobre custos das ofertas são detalhadas nos sites das universidades. A inscrição também ocorre diretamente no curso escolhido.

www.study-in.de: Mais bonito e informativo

Está pensando em estudar na Alemanha, mas não sabe por onde começar o planejamento? Uma grande oferta
de informações sobre o tema está disponível em www.study-in.de, site produzido pelo DAAD que acaba de passar por uma atualização, não apenas de design, mas também de conceito. O site engloba desde mecanismos de busca para procurar o melhor curso na Alemanha até instruções sobre o que fazer logo que chegar ao país. Há informações sobre moradia, custo de vida e até sobre como economizar no supermercado. “O site é para muitos estudantes estrangeiros o primeiro contato com a Alemanha. Ali eles encontram informações rápidas e detalhadas em uma apresentação atual”, afirma a presidente do DAAD Margret Wintermantel. www.study-in.de é parte da campanha Estudar na Alemanha – País das Ideias. Atualmente, a página recebe mais de seis mil visitas diárias.

Bolsas de pós-graduação

Estão abertas as inscrições ao programa de bolsas de estudos nas áreas de arquitetura, artes cênicas, artes plásticas, cinema, dança, design e música até 31 de outubro de 2014. A partir deste ano, o processo de inscrição será realizado pelo Portal DAAD (https://portal.daad.de). O programa de bolsas é voltado a estudantes recém-formados com título de bacharelado ou mestrado e a estudantes que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira. O objetivo principal é promover o aperfeiçoamento de estudantes altamente qualificados por meio de estudos adicionais nas áreas referidas, com a possibilidade de adquirir ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. Para saber mais, acesse: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html.

Alemanha está entre os 21 países de destino do programa brasileiro

O programa Ciência sem Fronteiras abriu nova chamada para graduação-sanduíche no exterior. A Alemanha é um dos 21 países de destino. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de setembro. Porém, o certificado de proficiência do idioma alemão poderá ser entregue até o dia 3 de novembro. Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos: nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso, contado a partir do início previsto da viagem de estudos e estar homologado pela instituição de ensino superior (IES) de origem. As áreas contempladas, assim como o conteúdo integral da chamada, podem ser conferidas no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.