DAAD-Branch Office Brazil

Home

Escritório Regional do DAAD
Rua Professor Alfredo Gomes, 37
Botafogo. CEP: 22251-080
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2553-3296
Fax: (21) 2553-9261
info@daad.org.br

Endereço para envio de correspondências:
DAAD/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Caixa Postal 62564
22251-080 Rio de Janeiro - RJ

   

Centro de Informação em SãoPaulo - IC-SP
1. Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974,
Pinheiros. CEP: 05413-001
Telefone: (11) 3061-5331
(Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 14h às 17h)

* Não haverá atendimento no dia 27.05

2. Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP
Telefone: (11) 5189-8303
daad_sao_paulo@daad.org.br
(Visitas apenas com agendamento prévio)

Marketing e Comunicação
Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP


Inscreva-se no concurso de vídeos do DAAD Deutschland im Sport – Sport in Deutschland

O DAAD realiza o concurso de vídeos Deutschland im Sport – Sport in Deutschland que premiará os autores dos três melhores vídeos com bolsas de estudos ao programa Winterkurs. As candidaturas, individuais, poderão ser realizadas até 20 de junho de 2016. Podem participar brasileiros e estrangeiros com visto permanente no Brasil – exceto alemães – que tenham no mínimo 18 anos, estejam matriculados em uma instituição de nível superior e comprovem conhecimentos de alemão em nível B1 (por meio de teste OnDaF).

O vídeo (em alemão ou português e alemão), com duração entre 90 segundos e três minutos, deverá ser enviado via YouTube (www.youtube.com). Além da postagem do vídeo, os candidatos devem enviar ao DAAD, pelo e-mail info@daad.org.br, comprovante de matrícula, teste OnDaF, histórico escolar e o termo de aceitação do regulamento assinado. Os vencedores serão anunciados publicamente no período das Olimpíadas 2016 no Ponto de Encontro OliAle, no Rio de Janeiro. Além disso, os vídeos serão divulgados nos canais do DAAD Brasil.

Regulamento em português e em alemão.

Termo de aceitação do regulamento

Foto: DAAD
Foto: DAAD
DAAD participa do lançamento do 
Programa Idiomas sem Fronteiras - Alemão

No âmbito da primeira Semana da Língua Alemã no Brasil foi realizada a conferência de lançamento do programa Idiomas sem Fronteiras - Alemão (IsF-Alemão) em Brasília nos dias 28 de 29 de abril. O programa do governo brasileiro tem como objetivo oferecer uma preparação linguística sistemática aos estudantes que pretendem estudar e pesquisar em uma Instituição de Ensino Superior na Alemanha. Destina-se também a estabelecer novos impulsos na formação e aperfeiçoamento de professores de alemão no Brasil. O programa é considerado um investimento de longo prazo para melhorar as competências linguísticas dos alunos brasileiros. Após a introdução exitosa de inglês e francês, a língua alemã será incluída no programa em fase-piloto a partir de agosto de 2016. O DAAD é o parceiro alemão do programa.

“Estamos num processo de internacionalização das nossas universidades e não há como deixar de dimensionar a importância do domínio de línguas estrangeiras para isto”, afirmou a presidente do programa IsF, Denise Abreu e Lima, durante a abertura do encontro dos coordenadores do Alemão sem Fronteiras realizado em conjunto com a diretora do Escritório Regional do DAAD, Dra. Martina Schulze.  

Onze universidades participaram do workshop onde receberam informações detalhadas sobre o conteúdo do programa. Sobretudo os dois componentes da fase-piloto do programa foram apresentados e trabalhados de forma interativa e intensiva: Primeiro, o diretor do Instituto TestDaF, Dr. Hans-Joachim Althaus, apresentou a prova de nivelamento em alemão “OnSET Alemão” e as funções da plataforma.  Em seguida, os participantes do encontro tiveram a oportunidade de trabalhar de forma interativa com a plataforma de aprendizagem de alemão „Deutsch-Uni Online" apresentado por Cem Alexander Sünter. A “Deutsch-Uni Online” (DUO) oferece cursos de alemão on-line com acompanhamento tutorial intensivo. No programa "Idiomas sem Fronteiras - Alemão", tais cursos são utilizados no aprendizado de alemão no nível elementar.

Rebatizado Helmut Schmidt, Programa PPGG receberá inscrições a partir de junho

Rebatizado Programa Helmut Schmidt, o programa de bolsas do DAAD na área de políticas públicas e boa governança recebe candidaturas de 1º de junho a 31 de julho de 2016. As informações completas sobre o processo de inscrição são apresentadas no site: https://goo.gl/uGJaD5

Programa EPOS: São oferecidas bolsas de estudos para 39 cursos de pós-graduação

Já pode ser acessada no site do DAAD a lista de 39 cursos de pós-graduação em áreas relacionadas a desenvolvimento sustentável contemplados com bolsas de estudos do DAAD. Pré-requisito básico para uma candidatura ao programa EPOS é ter dois anos de experiência profissional. Cada curso tem um prazo de inscrições diferenciados (tabela com prazos e links dos cursos). Todas as informações sobre os cursos (livreto) e pré-requisitos podem ser obtidas no site http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html.