DAAD no Brasil

Home

Escritório Regional do DAAD
Rua Professor Alfredo Gomes, 37
Botafogo. CEP: 22251-080
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2553-3296
Fax: (21) 2553-9261
info@daad.org.br

   

Centro de Informação em SãoPaulo - IC-SP
1. Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974,
Pinheiros. CEP: 05413-001
Telefone: (11) 3061-5331
(das 14h às 16h)

2. Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
Telefone: (11) 5189-8303
daad_sao_paulo@daad.org.br
(Visitas apenas com agendamento prévio)

Marketing e Comunicação
Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP



Martina Schulze assume direção do escritório do DAAD no Brasil

Martina Schulze assumiu a direção do escritório regional do DAAD no Brasil, posto ocupado nos últimos cinco anos por Christian Müller. A transferência do cargo ocorreu no final de outubro em uma cerimônia realizada na nova casa do DAAD no Rio de Janeiro com a presença do vice-secretário-geral Ulrich Grothus. Além do DAAD, Martina comandará o trabalho desenvolvido no Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), onde atualmente há escritórios de oito universidades e instituições alemãs.

Este não é o primeiro contato de Martina com o Brasil. No início dos anos 1990, durante três anos, a doutora em Línguas Românicas foi professora visitante na Universidade Federal do Pará, em Belém, na área de Alemão e Linguística Geral. Durante quase 25 anos de atuação no DAAD, atuou como diretora do escritório regional para  América Central na Costa Rica e coordenou na sede do DAAD, em Bonn, o Departamento Europa e América do Norte e o Departamento África Subsaariana e América Latina, entre outros.

O ex-diretor do DAAD no Brasil, Christian Müller, retornou ao DAAD em Bonn, onde tomou posse como diretor do departamento de Estratégia.


Inscrições para RISE Weltweit abertas até 30/11

Até 30 de novembro estão abertas as inscrições para o programa Research Internship in Science and Engineering (RISE Weltweit), o qual permite a pesquisadores, professores e doutorandos brasileiros vinculados a uma instituição acadêmica ou de pesquisa receber estudantes alemães das áreas de ciências naturais, geociências ou engenharia para estágios em seus projetos.

O processo é simples. Professores, pesquisadores de pós-doutorado e estudantes de doutorado brasileiros, dispostos a receber um estudante da Alemanha na instituição a que está vinculado, podem inscrever-se no site do RISE. As informações sobre o estágio oferecido são inseridas em um grande banco de vagas, que pode ser consultado por estudantes alemães.

Os resultados serão divulgados em março de 2015 e o período de realização do estágio ocorrerá entre junho e outubro.

Os estudantes selecionados recebem uma bolsa mensal do DAAD, mais ajuda para custos de viagem e seguros de saúde, contra acidentes e contra terceiros.

O RISE Weltweit tem o apoio do Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF). 

Para saber mais: https://www.daad.de/rise-weltweit/en/

Feira Euro-Pós em São Paulo 

Euro-Pós é a única feira europeia de ensino superior no Brasil e é organizada pelas instituições de intercâmbio acadêmico da Alemanha (DAAD), França (Campus France) e Holanda (Nuffic). O evento é a melhor oportunidade para que estudantes e profissionais se informem sobre as diversas opções de estudo na Europa.

Mais de 20 representantes de universidades alemãs estarão presentes e poderão tirar dúvidas e informar sobre as oportunidades de estudo e pesquisa nas instituições. Confira aqui a lista de todas as universidades alemãs participantes. 

Dias 29 e 30 de novembro, das 14h às 19h 
Local: Centro de Eventos São Luis (Rua Luis Coelho, 323)
www.europosbrasil.com 


Seminário: FU Berlin e TU München - Oportunidades para doutorado na Alemanha

03.12.2014, das 8h30 as 12h30

As universidades alemãs Freie Universität Berlin e Technische Universität München realizarão um seminário para estudantes interessados em cursar doutorado na Alemanha. O workshop, que será oferecido apenas no idioma inglês, acontecerá no dia 03 de dezembro, às 8h30, no Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo. 

O objetivo do seminário é proporcionar uma compreensão abrangente do sistema de estudos de doutorado na Alemanha, especificamente em duas universidades com um grande número de doutorandos internacionais. Os especialistas convidados irão fornecer informações específicas em temas como as possibilidades de financiamento, como encontrar um supervisor, e diferentes formatos para estudos de doutorado na Alemanha. Além de palestras, o workshop também proporcionará espaços para perguntas e discussão.

Para inscrições e mais informações sobre o seminário, clique aqui.

Cursos de verão na Alemanha em 2015

Que estudar em uma universidade alemã em 2015? A lista dos cursos oferecidos pelas universidades alemãs em 2015, especialmente durante o período do verão europeu, já está disponível on-line. Os estudantes interessados em cursos de curta duração na Alemanha podem pesquisar por tipo de curso, idioma, nível de conhecimentos de alemão, temas, datas, locais e duração no endereço: https://www.daad.de/deutschland/studienangebote/sommerkurse/de/ (em inglês e alemão). Em 2015 serão oferecidos 364 programas, muitos deles são tradicionais cursos de língua alemã, mas também há disciplinas com foco em áreas específicas, como engenharia, economia, direito ou artes. O DAAD não oferece bolsas de estudos para os cursos. Todas as informações sobre custos das ofertas são detalhadas nos sites das universidades. A inscrição também ocorre diretamente no curso escolhido.

Lançamentos de ex-bolsistas DAAD

 “O legado de Schultz: uma história dedicada à botânica”, que tem a ex-bolsista Maria Luiza Porto entre seus organizadores, será lançado no dia 8 de novembro na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. O livro trata sobre a influência do professor Alarich Rudolf Holger Schultz no início dos estudos na área de botânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Outros dois livros recentemente lançados por ex-bolsistas são “A casa cai”, do escritor e tradutor Marcelo Backes, e “Direito regulatório e concorrencial no poder judiciário”, de Luís Fernando Matricardi, doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo.

Autor de “Três traidores e uns outros” e “O último minuto”, Marcelo Backes foi bolsista do DAAD durante o doutorado em Germanística e Romanística na Universidade de Freiburg. O escritor já verteu ao português mais de 30 obras da literatura alemã, entre clássicos e contemporâneos, como Goethe, Schiller, Arthur Schnitzler, Franz Kafka, E. T. A Hoffmann e Ingo Schulze.

Luís Fernando Matricardi foi bolsista do convênio mantido entre o DAAD e a Universidade de São Paulo focado na formação de jovens engenheiros, que realizam um ano de estudos na Universidade de Munique. Após a graduação, Matricardi realizou master pela Università degli Studi di Genova e atualmente é doutorando na USP.

Outras informações sobre os livros podem ser lidas em: http://www.daad.org.br/pt/19699/index.html