DAAD no Brasil

Home

Escritório Regional do DAAD
Rua Professor Alfredo Gomes, 37
Botafogo. CEP: 22251-080
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2553-3296
Fax: (21) 2553-9261
info@daad.org.br

   

Centro de Informação em SãoPaulo - IC-SP
1. Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974,
Pinheiros. CEP: 05413-001
Telefone: (11) 3061-5331
(das 16h às 19h)

2. Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
Telefones: (11) 5189-8303

Marketing e Comunicação
Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
Telefones: (11) 5189-8304
São Paulo - SP


Desde o início de julho, o escritório do DAAD no Rio de Janeiro está instalado na Rua Alfredo Gomes, 37, em Botafogo. O telefone permanece o mesmo: 21 2553-3296, assim como o número de fax: 21 2553-9261.
Esta é a primeira mudança de endereço do escritório regional do DAAD em 42 anos de atividades no Rio de Janeiro. Desde a fundação, o escritório estava sediado no prédio do Consulado Alemão, em Laranjeiras. Em dezembro de 2013, o próprio consulado transferiu-se para a Rua Presidente Antônio Carlos, 58, no Centro da cidade.

Inscrição para Intercâmbio de Cientistas passa a ser realizado via Portal DAAD

O processo de solicitação de bolsas do Programa Intercâmbio de Cientistas do DAAD em parceria com agências brasileiras de fomento passou a ser on-line. Além de preencher o formulário da comissão brasileira, o candidato deverá realizar o pedido também no Portal DAAD (https://portal.daad.de). Outra novidade é a fixação de três datas-limite para submissão dos pedidos.
O programa visa atender cientistas brasileiros interessados em realizar uma estadia de pesquisa em universidades ou institutos de pesquisa alemães durante o período de um a três meses. Uma agência brasileira deve aprovar o pedido e custear a passagem aérea.
Em contrapartida, o DAAD financia a viagem de pesquisadores alemães convidados para uma pesquisa em universidades ou institutos de pesquisa no Brasil, cabendo à agência brasileira custear os gastos da estadia. Entre os parceiros brasileiros estão CAPES, Fapesp, Faperj, Fapemig e Fapergs.
Para saber mais sobre o programa: http://www.daad.org.br/pt/18316/index.html

Ciência sem Fronteiras segue até 2018 com 100 mil novas bolsas de estudos

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) terá continuidade com mais 100 mil bolsas entre o período de 2015 a 2018. O anúncio foi realizado pela presidente Dilma Rousseff no final de junho. Nesta segunda etapa do programa, terão prioridades alunos premiados nas olimpíadas de matemática, física e química das escolas públicas, assim como ex-bolsistas de graduação aceitos em programas de pós-graduação em instituições de excelência para pesquisa nas áreas do programa.
Desde a implementação do programa, em 2011, 83 mil brasileiros realizaram intercâmbio em mais de 40 países. A Alemanha foi um dos cinco parceiros que mais receberam bolsistas CsF –  até a metade de 2014, foram pelo menos 4.100 graduandos e doutorandos oriundos do Brasil.
Para saber mais sobre o Programa CsF: www.cienciasemfronteiras.gov.br

Museu Naval recebe a mostra Future Ocean até 17 de agosto

A exposição Future Ocean, que reúne resultados de pesquisas de cientistas marinhos de Kiel, poderá ser visitada no Rio de Janeiro até 17 de agosto no Museu Naval (Rua Dom Manuel, 15, Praça XV, Centro). A exposição mostra resultados de pesquisas interdisciplinares sobre as alterações dos oceanos e as interações entre os oceanos e a sociedade.
A seleção e apresentação dessa temática são guiadas pelos conceitos de “sustentabilidade”, em que cientistas elaboram conceitos para o convívio sustentável com os oceanos, “interdisciplinaridade”, no sentido das ciências naturais, sociais e humanas trabalhando conjuntamente em questões relativas ao futuro e “aplicabilidade”, quando os resultados de pesquisas fundamentam a tomada de decisões políticas.
O acesso à exposição é gratuito. A promoção da Future Ocean é do Cluster de Excelência Future Ocean da cidade de Kiel e do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH-SP). Saiba mais aqui

Abertas inscrições para o Science Slam Brazil

A Euraxess Links Brazil recebe inscrições até 15 de setembro para a segunda edição do descontraído Science Slam Brazil. O concurso oferece a pesquisadores ativos no Brasil a chance de mostrar seu trabalho para membros da comunidade científica e do grande público. Nas apresentações, cientistas de todas as nacionalidades e de todas as áreas do conhecimento podem explorar a criatividade e o talento oral.
Os cinco melhores candidatos participarão da grande final no Rio de Janeiro, programada para 10 de outubro de 2014 na Casa da Ciência. A premiação para a melhor apresentação será uma viagem à Europa para a realização de um curso de comunicação científica junto com os ganhadores de outras regiões do mundo.

Informações: http://ec.europa.eu/euraxess/index.cfm/links/events/brazil/science_slam/PT

Informações sobre estudo, pesquisa e vida na Alemanha

A primeira edição da Folha CsF-Alemanha já está no ar. Produzida pela equipe do programa Ciência sem Fronteiras no DAAD Bonn, na Alemanha, a newsletter oferecerá informações sobre estudo, pesquisa e vida na Alemanha.
Neste primeiro número, bolsistas CsF relatam suas vivências na Alemanha como estudantes de graduação em uma universidade, doutorandos em um instituto de pesquisa ou ainda como estudantes de alemão em uma escola de línguas. Há também uma entrevista com um representante da empresa Kärcher sobre as vantagens de realizar de um estágio durante o período da bolsa CsF.
 
A newsletter, em alemão ou português, está disponível em: http://www.csf-alemanha.de/de/26705/index.html.
 
Gostou e quer assinar? Basta acessar: http://www.csf-alemanha.de/de/newsletter/index.html