DAAD no Brasil

Home

Escritório Regional do DAAD
Rua Professor Alfredo Gomes, 37
Botafogo. CEP: 22251-080
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2553-3296
Fax: (21) 2553-9261
info@daad.org.br

   

Centro de Informação em SãoPaulo - IC-SP
1. Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974,
Pinheiros. CEP: 05413-001
Telefone: (11) 3061-5331
(Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 14h às 17h)

2. Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
Telefone: (11) 5189-8303
daad_sao_paulo@daad.org.br
(Visitas apenas com agendamento prévio)

Marketing e Comunicação
Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP


Abertura da exposição Rizoma no Museu do Estado do Pará no dia 29/08

No dia 29 de agosto às 19h30 abrirá no Museu do Estado do Pará (MEP) a exposição inédita Rizoma – projeto de cooperação internacional conceituado e com curadoria dos artistas berlinenses Richard Schütz e Martin Juef e coordenado por Sabine Reiter, leitora do DAAD na Casa de Estudos Germânicos/ UFPA. 

Rizoma é um projeto idealizado para o norte e nordeste do Brasil. Começando em Belém, as exposições serão realizadas em três lugares diferentes nessa região do país. Apresentam-se obras de nove artistas da multifacetada cena artística de Berlim. Além disso, três artistas brasileiros de Belém, Fortaleza e Recife serão integrados ao projeto em cada estação. Oficinas organizadas pelos artistas berlinenses suplementarão as exposições e possibilitarão um diálogo direto com os artistas no local.

Após o final do ciclo de exposições no Brasil, as contribuições dos 18 artistas participantes serão mostradas em Berlim. Para mais informações consulte o site www.rizomart.net.

Como marimbondo e orquídea

Ponto de referência do projeto é o famoso texto pós-estruturalista “Rhizome” de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Esse se reflete na aparência estruturalmente aberta e mutável das exposições assim como no seu aspecto essencial de contato e intercâmbio.

A ideia de uma combinação não-hierarquica de abordagens diferentes e uma perspectiva múltipla às realidades de vida tornam-se inteligíveis através das contribuições dos artistas participantes. Essas nos fazem compreender que mudanças na percepção do mundo são o resultado da oportunidade de ver e interpretar as coisas de um ângulo diferente daquele que costumamos ter. As obras de arte nas exposições se comunicam entre si – tanto na sua contradição como na sua complementação. Assim as múltiplas vozes se transformam em jogo de intercâmbio/ troca de associações que permitem – dependendo da perspectiva – relações variadas de sentido. Prioriza-se o ambíguo em detrimento do óbvio. Até o que parece ser incompatível não é simplesmente subordinado ao desejo de harmonizar, mas mantém a sua autonomia na diferença. Disso resulta a naturalidade e a atração que caracteriza a relação entre um marimbondo e uma orquídea.

A exposição estará aberta até o dia 30 de setembro e será acompanhada por três workshops de artistas berlinenses participantes na Universidade Federal do Pará.

DAAD e MEC assinam acordo de cooperação sobre Idioma sem Fronteiras – Alemão

O Memorando de Entendimento entre o DAAD e o Ministério brasileiro da Educação/MEC referente ao programa Idiomas sem Fronteiras – Alemão foi assinado em 20 de agosto de 2015 no Ministério da Educação, em Brasília. O Memorando, assinado dias antes em Bonn, na Alemanha, pela presidente do DAAD Dr. Margret Wintermantel foi firmado pelo ministro da Educação Dr. Renato Janine Ribeiro em cerimônia presenciada pelo ministro das Relações Exteriores da Alemanha Frank-Walter Steinmeier.

Steinmeier integrou a delegação da chanceler Angela Merkel, composta por 11 ministros e vice-ministros, vinda ao Brasil para a inauguração do Mecanismo de Consultas de Alto Nível no âmbito da Parceria Estratégica Brasil-Alemanha realizada em Brasília.

O Memorando de Entendimento estabelece as regras para a implantação de um programa de preparo linguístico no idioma alemão para estudantes do programa Ciências sem Fronteiras e para demais estudantes do ensino superior brasileiro inscritos em programas de bolsas, com a finalidade de contribuir para a mobilidade dos estudantes entre os dois países e para a internacionalização das universidades brasileiras.

O DAAD disponibilizará inicialmente ao MEC 6 mil testes de avaliação de alemão como língua estrangeira (OnDAF), bem como mil senhas de acesso ao curso de alemão DUO-online para alunos de universidades públicas brasileiras. Essas modalidades complementam os programas conhecidos do DAAD, como os programas de Leitorados, de bolsas de doutorado e de bolsas de inverno de Língua e Cultura alemãs. Adicionalmente, o Memorando afirma a intenção dos parceiros de ampliar os programas vigentes para contribuir para incentivo à formação e ao aperfeiçoamento de professores de alemão como língua estrangeira.

O programa Idioma sem Fronteiras – Alemão, com vigência inicial até 31 de dezembro de 2018, preenche uma importante lacuna no processo de internacionalização das universidades brasileiras, nas quais se verifica ainda um sensível déficit de conhecimentos de idioma estrangeiros entre seu alunos. O novo programa pretende também fazer frente a um certo temor dos estudantes no aprendizado de alemão, tido por muitos como uma língua difícil, motivando-os a considerar a Alemanha em seus projetos de estudo e aperfeiçoamento de pós-graduação.


Janine Ribeiro e Frank-Walter Steinmeier. Foto: João Neto/MEC

Programas do DAAD com inscrições abertas:

Programa de pós-graduação EPOS - Entwicklungsbezogene Postgraduiertenstudiengänge
Bolsas para cursos de pós-graduação master e doutorado. Cada universidade tem um prazos de inscrição, que pode ser consultado no site: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html

Programa de bolsas de estudos nas áreas de Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cinema, Dança, Design e Música - Inscrições abertas até 31 de outubro de 2015
http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html


Ruhr Universität Bochum promove matchmaking na Alemanha para interessados em pós-­doutorado 

A Ruhr Universität Bochum (RUB) organizará no início de outubro 10 dias de matchmaking para pesquisadores internacionais em nível pós-­doc na Alemanha. Os interessados devem se inscrever até 28 de agosto. Os escolhidos terão a possibilidade de conhecer institutos, professores e facilidades de pesquisa na RUB para descobrir se ela será o lugar da sua próxima estadia de pós­doutorado.
Passagem, visto e hospedagem em Bochum serão pagos pela Research School, a graduate school interdisciplinar da RUB. Durante a estadia, haverá um workshop sobre opções de fomento para um pós-­doutorado na RUB. A viagem não significa uma vaga na RUB, mas permite conectar cientistas jovens com institutos e pesquisadores.
Mais informações no website especial da Research School.
Os interessados devem se candidatar através do escritório da UA Ruhr no Rio de Janeiro mediante o envio do formulário de inscrição (preenchido tanto em português e quanto em inglês) para o e­mail stephan.hollensteiner@uaruhr.de.


Science Tour 2016 DAAD apresenta a cientistas estrangeiros projetos de ponta em instituições alemãs

A próxima Science Tour promovida pelo DAAD terá como tema City of the Future Research for Sustainable Urban
Development. De 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2016 serão recebidos na Alemanha pesquisadores internacionais interessados em temas sobre o futuro do desenvolvimento urbano e das chamadas “smart cities”.
As atividades, conduzidas em inglês, incluem visitas a institutos de pesquisa, universidades e indústria. Tratase
de uma ótima oportunidade para conhecer e trocar ideias com cientistas alemães, ampliar a rede de contatos e discutir futuros projetos conjuntos em temas como transição urbana, mobilidade e infraestrutura.
As inscrições estão abertas até 25 de setembro a pesquisadores engajados em desenvolvimento urbano sustentável nas áreas de estudos urbanos e logística, tecnologias de energias renováveis, infraestrutura e tecnologias de tráfego, geografia e engenharia ambiental sanitária. Os pré-requisitos são: título de doutor (obtido antes de setembro de 2013), atuar em uma universidade ou centro de pesquisa não alemão, ter experiência de pesquisa acima da média e ser capaz de iniciar e gerenciar projetos de pesquisa de ponta e cooperações acadêmicas.
O DAAD cobrirá os custos de acomodação, hospedagem e grande parte das refeições na Alemanha. Porém, a viagem internacional até a Alemanha deve ser custeada pelo participante.
Informações adicionais estão disponíveis em: https://ssl.daad.de/limesurvey/227523/langen

Science Slam Brazil EURAXESS Links Brazil premia projeto apresentado de forma original 

Estão abertas até 15 de setembro as inscrições para o EURAXESS Science Slam Brazil 2015, concurso de comunicação científica aberto a todos os pesquisadores ativos no Brasil, a partir do mestrado, de todas as nacionalidades e em qualquer área do conhecimento. Para participar da primeira etapa de seleção, os interessados podem enviar um pequeno vídeo com duração de três minutos, no qual relatarão como pretendem apresentar sua pesquisa na etapa final (em forma de palestra, música, teatro, vídeo etc.). Também é possível agendar uma entrevista por skype com os representantes nacionais do EURAXESS Links Brazil. Os candidatos com as melhores ideias serão chamados para participar da final no dia 22 de outubro no Rio de Janeiro. A premiação é uma viagem à Europa, um curso de comunicação científica e a visita a um instituto europeu de pesquisa escolhido pelo vencedor. Dúvidas podem ser enviadas para brazil@euraxess.net. Informações completas no site: http://bit.ly/candidacy_EURAXESSScienceSlamBrazil

BAYLAT financia projetos de pesquisa conjuntos

O Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT) oferece financiamento a projetos de pesquisa e/ou ensino desenvolvidos em conjunto por cientistas da Baviera e da América Latina. Novas propostas podem ser submetidas até 20 de outubro. O pesquisador da Baviera é o responsável por entregar ao BAYLAT tanto a proposta quanto os formulários exigidos. Serão aceitas propostas de todas as áreas do conhecimento. O financiamento do BAYLAT, que cobre viagem e estadia, dirige­se a projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento de novos programas curriculares ou com o objetivo de melhorar o ensino superior. A oferta de financiamento insere­se na estratégia para a internacionalização da ciência, ensino e da pesquisa do Ministério de Educação, Ciência e Artes do Estado Livre da Baviera (StMBW). Requisitos, formulários e demais informações sobre o programa de financiamento podem ser acessados, em português, no endereço eletrônico: http://www.baylat.org/index.php?id=377&L=2