DAAD-Branch Office Brazil

Home

Escritório Regional do DAAD
Rua Professor Alfredo Gomes, 37
Botafogo. CEP: 22251-080
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2553-3296
Fax: (21) 2553-9261
info@daad.org.br

Endereço para envio de correspondências:
DAAD/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Caixa Postal 62564
22251-080 Rio de Janeiro - RJ

   

Centro de Informação em SãoPaulo - IC-SP
1. Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974,
Pinheiros. CEP: 05413-001
Telefone: (11) 3061-5331
(Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 14h às 17h)

* No dia 19.04.2016 não haverá atendimento

2. Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP
Telefone: (11) 5189-8303
daad_sao_paulo@daad.org.br
(Visitas apenas com agendamento prévio)

Marketing e Comunicação
Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP

Study in Germany Webinars 

Participe dos Webinars (sessões informativas on-line) sobre oportunidades de Bachelor e Master em universidades alemãs!

Confira abaixo a programação de maio:

  • 11/5 às 12h00: German Engineering“ – Bachelor Program in Mechanical Engineering at KIT
    The Carl Benz School of Engineering is the Mechanical Engineering College of the Karlsruhe Institute of Technology (KIT) in Germany. CBS offers an English-taught Mechanical Engineering Program with the final degree Bachelor of Science. 

      Cadastro:https://attendee.gotowebinar.com/regist…/7643598502350473730

  • 12/5 às 12h00: Master’s degrees at Technische Universität Berlin Campus El Gouna
     Two-year master programs at the Campus El Gouna (Egypt) on: Energy Engineering, Urban Development, Water Engineering, IT for Energy (coming soon), Business Engineering (coming soon)

      Cadastro:https://attendee.gotowebinar.com/regist…/5431385505312129538

DAAD apoia criação de Centro de Estudos Alemães e Europeus no Brasil

Importante: As propostas devem ser enviadas somente por e-mail

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) receberá até 23 de maio de 2016 as propostas de universidades brasileiras interessadas em participar da criação de um Centro de Estudos Alemães e Europeus no Brasil com recursos do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

Serão aceitas propostas individuais (uma universidade), propostas conjuntas por mais de uma universidade brasileira ou por uma universidade brasileira em conjunto com uma universidade alemã. As propostas devem ser enviadas somente por e-mail (strowa@daad.de).

Todas as informações sobre as atribuições do Centro de Estudos Alemães e Europeus, o financiamento do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, os documentos e requisitos que devem ser apresentados pelas universidades interessadas e os critérios de seleção são apresentadas na Chamada de Propostas.

Chamada de Propostas (português)

Call for Proposals (English)

Ausschreibung (Deutsch)

Inscreva-se no concurso de vídeos do DAAD Deutschland im Sport – Sport in Deutschland

O DAAD realiza o concurso de vídeos Deutschland im Sport – Sport in Deutschland que premiará os autores dos três melhores vídeos com bolsas de estudos ao programa Winterkurs. As candidaturas, individuais, poderão ser realizadas até 20 de junho de 2016. Podem participar brasileiros e estrangeiros com visto permanente no Brasil – exceto alemães – que tenham no mínimo 18 anos, estejam matriculados em uma instituição de nível superior e comprovem conhecimentos de alemão em nível B1 (por meio de teste OnDaF).

O vídeo, em alemão, com duração entre 90 segundos e três minutos, deverá ser enviado via YouTube (www.youtube.com). Além da postagem do vídeo, os candidatos devem enviar ao DAAD, pelo e-mail info@daad.org.br, comprovante de matrícula, teste OnDaF, histórico escolar e o termo de aceitação do regulamento assinado. Os vencedores serão anunciados publicamente no período das Olimpíadas 2016 no Ponto de Encontro OliAle, no Rio de Janeiro. Além disso, os vídeos serão divulgados nos canais do DAAD Brasil.

Regulamento em português e em alemão.

Termo de aceitação do regulamento

DAAD participa do lançamento do Programa Idiomas sem Fronteiras - Alemão

No âmbito da primeira Semana da Língua Alemã no Brasil foi realizada a conferência de lançamento do programa Idiomas sem Fronteiras - Alemão (IsF-Alemão) em Brasília nos dias 28 de 29 de abril. O programa do governo brasileiro tem como objetivo oferecer uma preparação linguística sistemática aos estudantes que pretendem estudar e pesquisar em uma Instituição de Ensino Superior na Alemanha. Destina-se também a estabelecer novos impulsos na formação e aperfeiçoamento de professores de alemão no Brasil. O programa é considerado um investimento de longo prazo para melhorar as competências linguísticas dos alunos brasileiros. Após a introdução exitosa de inglês e francês, a língua alemã será incluída no programa em fase-piloto a partir de agosto de 2016. O DAAD é o parceiro alemão do programa.

“Estamos num processo de internacionalização das nossas universidades e não há como deixar de dimensionar a importância do domínio de línguas estrangeiras para isto”, afirmou a presidente do programa IsF, Denise Abreu e Lima, durante a abertura do encontro dos coordenadores do Alemão sem Fronteiras realizado em conjunto com a diretora do Escritório Regional do DAAD, Dra. Martina Schulze.  

Onze universidades participaram do workshop onde receberam informações detalhadas sobre o conteúdo do programa. Sobretudo os dois componentes da fase-piloto do programa foram apresentados e trabalhados de forma interativa e intensiva: Primeiro, o diretor do Instituto TestDaF, Dr. Hans-Joachim Althaus, apresentou a prova de nivelamento em alemão “OnSET Alemão” e as funções da plataforma.  Em seguida, os participantes do encontro tiveram a oportunidade de trabalhar de forma interativa com a plataforma de aprendizagem de alemão „Deutsch-Uni Online" apresentado por Cem Alexander Sünter. A “Deutsch-Uni Online” (DUO) oferece cursos de alemão on-line com acompanhamento tutorial intensivo. No programa "Idiomas sem Fronteiras - Alemão", tais cursos são utilizados no aprendizado de alemão no nível elementar.

Rebatizado Helmut Schmidt, Programa PPGG receberá inscrições a partir de junho

Rebatizado Programa Helmut Schmidt, o programa de bolsas do DAAD na área de políticas públicas e boa governança recebe candidaturas de 1º de junho a 31 de julho de 2016. As informações completas sobre o processo de inscrição são apresentadas no site: https://goo.gl/uGJaD5

Programa EPOS: São oferecidas bolsas de estudos para 39 cursos de pós-graduação

Já pode ser acessada no site do DAAD a lista de 39 cursos de pós-graduação em áreas relacionadas a desenvolvimento sustentável contemplados com bolsas de estudos do DAAD. Pré-requisito básico para uma candidatura ao programa EPOS é ter dois anos de experiência profissional. Cada curso tem um prazo de inscrições diferenciados (tabela com prazos e links dos cursos). Todas as informações sobre os cursos (livreto) e pré-requisitos podem ser obtidas no site http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html

Doutorado na Alemanha: Candidaturas podem ser submetidas até 16 de maio

Estão abertas as inscrições ao programa de bolsas de doutorado do DAAD. As modalidades disponíveis são doutorado integral, doutorado sanduíche, minissanduíche ou duplo doutorado em universidades ou institutos de pesquisa na Alemanha. As inscrições deverão ser feitas no Portal do DAAD, por meio dos links abaixo, até 16 de maio de 2016.

Doutorado integral (12 meses prorrogáveis até 36 meses) - https://goo.gl/es9urd

Doutorado sanduíche (até 24 meses) - https://goo.gl/8DJkfG

Minissanduíche (de 7 a 10 meses) - https://goo.gl/7MPhOY

Duplo doutorado (até 18 meses) - https://goo.gl/rxsI26

DAAD concede a todos os bolsistas selecionados um curso de alemão de até 6 meses, período determinado conforme necessidade de cada projeto, a ser realizado na Alemanha antes do início da implementação da bolsa de doutorado.

Mais informações: http://www.daad.org.br/pt/18314/index.html

Em São Paulo: Cátedra Martius realiza palestras sobre instituições e gestão de conflitos

A Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus, dirigida pela professora Brigitte Weiffen, realizará em 24 de maio, paletra da professora Sabine Kurtenbach, do German Institute of Global and Area Studies, que abordará o tema Reforming institutions for peace - beyond the liberal peace-building approach.

24/05, 10h30, Reforming institutions for peace - beyond the liberal peace-building approach - Sabine Kurtenbach (German Institute of Global and Area Studies, Hamburg) - Sala de Congregação, Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP), Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Cidade Universitária

Mais informações: Profa. Brigitte Weiffen - catedra_martius@daad.org.br

Edição 2016 do concurso alemão Green Talents abre inscrições

O Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) realiza mais uma edição da competição “Green Talents – Fórum internacional de projetoscom alto potencial para a inovação e sustentabilidade”. Desde 2009, a iniciativa tem o objetivo de promover o intercâmbio internacional de ideias sustentáveis e ecologicamente inovadoras. Com centros de pesquisa e inovação de ponta, a Alemanha dá apoio especial a esses esforços ao intensificar a cooperação internacional entre asmentes brilhantes mais promissoras de todo o mundo.

O prêmio, que tem como patrona a Ministra Profª Johanna Wanka, contempla 25 jovens pesquisadores a cada ano. Os vencedores vêm de vários países e disciplinascientíficas e são reconhecidos pela capacidade inovadora de suas iniciativas, que objetivam tornar a sociedade mais sustentável. Desde a sua criação, o prêmio reconheceu 157 jovens pesquisadores e cientistas de 46 países diferentes devido aos seus excelentes desempenhos e contribuições para as suas comunidades, países e sociedades mais sustentáveis.

Neste ano, o concurso irá abordar os efeitos das alterações climáticas, poluição e sobrepesca nos maiores recursos naturais da Terra, os oceanos, de acordo com o Ano da Ciência do Ministério Federal de Educação Alemão e Pesquisa 2016/2017, que é dedicado aos "Mares e Oceanos". Essas questões, bem como os desafios enfrentados pelo meio ambiente em geral, exigem cooperação científica internacional. No entanto, a competição permanece aberta a todas as áreas, oferecendo chances iguais de êxitoaos participantes.

A premiação de 2016 inclui:

  • Convite para visitar a Alemanha em 2016 e participar do fórum científico com duração de duas semanas, com todas as despesas pagas. Durante a visita, osvencedores terão acesso a instituições de pesquisa e ciência de ponta, que oferecem visões únicas dos trabalhos desenvolvidos por elas;
  • Os vencedores terão oportunidade de apresentar os seus trabalhos pessoalmente, em reuniões individuais com experts de sua escolha (durante o fórum científico de duas semanas) para discutir oportunidades de investigação e cooperação;
  • Oportunidades de networking na 2ª e maior conferência dos Green Talents Alumni, em 27 e28 de outubro de 2016, em Berlim;
  • Estadia de pesquisa com duração de até três meses em 2016, totalmente custeada, em uma instituição da escolha  do vencedor;
  • Acesso exclusivo à “Rede Green Talents”, composta por 157 alunos de 46 diferentes países, que atuam no segmento de desenvolvimento sustentável.

O prazo para envio de candidaturas é 24 de maio de 2016, às 12h (Horário da Europa Central). Para obter mais informações consulte o panfleto sobre acompetição www.greentalents.de ou assista ao  videoclipe.

Ex-bolsista, mantenha seu cadastro atualizado para não perder oportunidades

Se você foi bolsista do DAAD, mas há muito tempo não entra em contato conosco, aproveite este início de ano para atualizar seu cadastro. Com seus dados em dia, poderemos lhe avisar sobre oportunidades na Alemanha e eventos organizados para nossos exbolsistas. Você pode enviar um email para info@daad.org.br solicitando o formulário de atualização ou baixá-lo diretamente na página: http://www.daad.org.br/pt/18929/index.html.