DAAD no Brasil

Home

Escritório Regional do DAAD
Rua Professor Alfredo Gomes, 37
Botafogo. CEP: 22251-080
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2553-3296
Fax: (21) 2553-9261
info@daad.org.br

   

Centro de Informação em SãoPaulo - IC-SP
1. Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974,
Pinheiros. CEP: 05413-001
Telefone: (11) 3061-5331
(Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 14h às 17h)

* Não haverá atendimento de 21.12.2015 a 03.01.2016

2. Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
Telefone: (11) 5189-8303
daad_sao_paulo@daad.org.br
(Visitas apenas com agendamento prévio)

Marketing e Comunicação
Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP

Vaga de trabalho no Centro de Informação do DAAD em São Paulo

Candidaturas serão aceitas até 15 de março. Saiba detalhes da vaga aqui

Vaga de trabalho no escritório da FU Berlin em São Paulo: Leitung des Verbindungsbüros São Paulo

Das Verbindungsbüro São Paulo der Freien Universität hat die Aufgabe, Wissenschaftlerinnen und Wissenschaftler der Universität bei der internationalen Vernetzung zu unterstützen, das Profil der Universität in der Zielregion bekannt zu machen und die Rekrutierung von herausragenden Nachwuchskräften zu fördern. Das Büro ist Teil des Netzwerkes der Freien Universität Berlin, das ebenfalls Büros in Brüssel, Kairo, New Delhi, New York, Moskau und Peking umfasst.

http://www.fu-berlin.de/sites/inu/termine/2016-01-28-Stellenausschreibung-VB-Brasilien.html

Bolsas de estudos na área de comunicação:International Media Studies

A Deutsche Welle receberá até 31 de março de 2016 as candidaturas dos interessados em realizar o Masterprogramm „International Media Studies” (IMS), curso de mestrado oferecido em parceria com a Universidade de Bonn e a Universidade Bonn-Rhein-Sieg. O programa bilíngue, em alemão e inglês, compreende temas como mídia e desenvolvimento, jornalismo, ciência da comunicação e meios de comunicação. O curso tem duração de dois anos.

O DAAD oferece bolsas de estudos para o curso IMS por meio do programa EPOS. As candidaturas são submetidas diretamente aos responsáveis pela realização do curso. Os detalhes sobre a candidatura estão disponíveis em: http://goo.gl/6HhXvl.

Ex-bolsista, mantenha seu cadastro atualizado para não perder oportunidades

Se você foi bolsista do DAAD, mas há muito tempo não entra em contato conosco, aproveite este início de ano para atualizar seu cadastro. Com seus dados em dia, poderemos lhe avisar sobre oportunidades na Alemanha e eventos organizados para nossos exbolsistas. Você pode enviar um email para info@daad.org.br solicitando o formulário de atualização ou baixá-lo diretamente na página: http://www.daad.org.br/pt/18929/index.html.

Marcelo Backes recebe o Prêmio Nacional da Áustria de Tradução

O escritor Marcelo Backes, ex-bolsista de doutorado do DAAD e autor dos romances A casa cai e O último minuto, recebeu o Prêmio Nacional da Áustria de Tradução. Concedido anualmente a um tradutor do mundo inteiro pelo conjunto da obra, o prêmio do governo austríaco é dotado com 8.000 Euros. A premiação ocorrerá em junho de 2016 em Klagenfurt, na Casa Robert Musil. Backes é o primeiro brasileiro a receber o prêmio.

Em paralelo à carreira de escritor, Backes dedicasse a edição e tradução das obras de Arthur Schnitzler, de Hermann Broch e ao trabalho de tradução das obras de Robert Musil, além de outros escritores austríacos. Em 2014, Backes já havia ganhado o prêmio da Biblioteca Nacional do Brasil pela tradução de Michael Kohlhaas de Heinrich von Kleist.

Marcelo Backes trabalha atualmente em um romance de viagens no qual aborda seus périplos por países como a Turquia e o Irã, especulando sobre o Oriente Médio e o islamismo, pela Sibéria, pela China e pela Mongólia, elaborando também o Extremo Oriente.

Paralelamente ocupa-se da tradução do monumental romance Explosão, de Hubert Fichte, no âmbito de um projeto internacional que envolve inclusive as Artes Plásticas, apoiado pelo Goethe-Institut e pela Haus der Kulturen der Welt, de Berlim, entre outras entidades.

http://www.marcelobackes.com/

Nova publicação do DAAD: Quatro anos de Ciência sem Fronteiras Alemanha

O programa Ciência sem Fronteiras já existe há quatro anos, nos quais cerca de seis mil estudantes, doutorandos e pós-doutorandos estudaram e pesquisaram em instituições de ensino superior alemãs. O DAAD viu nisto uma oportunidade para produzir uma publicação com um balanço desta primeira fase.

Através de relatos de bolsistas, tutores e outros participantes do programa, é possível obter uma visão sobre as diferentes áreas fundamentais para a composição de uma estadia de estudo e pesquisa ideal na Alemanha, como, por exemplo, a assistência acadêmica e social nas instituições de ensino superior, os cursos de alemão organizados pelo DAAD, a organização de eventos e estágios em empresas alemãs.

Confiram:

 versão em alemão [PDF, 6 MB]
 versão em português [PDF, 5 MB]

 versão em alemão [e-paper]
 versão em português [e-paper]