DAAD-Branch Office Brazil

Home

Escritório Regional do DAAD
Rua Professor Alfredo Gomes, 37
Botafogo. CEP: 22251-080
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2553-3296
Fax: (21) 2553-9261
info@daad.org.br

Endereço para envio de correspondências:
DAAD/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Caixa Postal 62564
CEP: 22250-970 Rio de Janeiro - RJ

   

Centro de Informação em SãoPaulo - IC-SP
1. Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974,
Pinheiros. CEP: 05413-001
Telefone: (11) 3061-5331
(Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 14h às 17h)

2. Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP
Telefone: (11) 5189-8303
daad_sao_paulo@daad.org.br
(Visitas apenas com agendamento prévio)

Marketing e Comunicação
Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antonio. CEP: 04719-904
São Paulo - SP

Inscrições abertas aos programas de música, artes e arquitetura

Já estão disponíveis on-line os editais para os programas de bolsas de estudos do DAAD para pós-graduação na Alemanha nas áreas de arquitetura, artes plásticas, design/comunicação visual, cinema, música e artes cênicas. O programa de arquitetura receberá inscrições até 30 de setembro de 2016. Nas demais áreas, o prazo para candidaturas vai até 31 de outubro de 2016. 
A seleção é voltada a estudantes recém­-formados com título de bacharelado e àqueles que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira. O objetivo principal é promover o aperfeiçoamento de brasileiros altamente qualificados por meio de estudos adicionais nas áreas referidas, com a possibilidade de adquirir um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. 
Informações completas sobre a documentação, os pré-requisitos, os benefícios, os prazos  e a inscrição estão disponíveis no site:http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html.

DAAD recebe candidaturas a auxílio para estadia de pesquisa na Alemanha

O DAAD oferece um programa de auxílio a estadias de pesquisa na Alemanha para estudantes de doutorado com bolsas de estudo das agências brasileiras CAPES, CNPq, FAPEMIG e FAPESP. As candidaturas são recebidas em fluxo contínuo, mas os pedidos devem ser feitos com pelo menos quatro meses de antecedência. O objetivo do programa é viabilizar a permanência de estudantes de doutorado brasileiros em universidades alemãs, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para pesquisas específicas, relevantes ao desenvolvimento da tese de doutorado, sem a interrupção da vigência da bolsa no país da agência brasileira. A duração do auxílio é de dois a seis meses. O valor da bolsa é de 350 euros mensais, seguro-saúde e uma ajuda de custo de 1.200 euros para passagem aérea. Informações completas no site do DAAD: https://goo.gl/fVc5Ok

DAAD participará da edição paulista da EDUEXPO em setembro

O DAAD participará da EDUEXPO Feira de Intercâmbio em São Paulo, que será realizada nos dias 17 e 18 de setembro, entre 14h e 19h, no Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, Consolação). Interessados em saber mais sobre estudo e pesquisa na Alemanha podem procurar o estande do DAAD e ainda assistir à palestra agendada para 17 de setembro, entre 15h10 e 15h40. Para inscrever-se e saber mais sobre a EDUEXPO, basta acessar: http://eduexpos.edufindme.com/brazil.

Concurso de vídeos: Estudantes brasileiros são premiados com bolsas do programa Winterkurs

Samoel Giehl, Gabriel Lincon do Nascimento e Sylo Costa Neto foram os vencedores do concurso de vídeos "Deutschland im Sport – Sport in Deutschland" promovido pelo DAAD. Os três estudantes brasileiros participarão em janeiro de 2017 do programa Winterkurs, que compreende curso de alemão com duração de quatro a seis semanas na Alemanha.

DAAD promove Feira de Carreiras para ex-bolsistas

Se você já foi bolsista do DAAD e do programa Ciência sem Fronteiras na Alemanha e está procurando uma colocação no mercado profissional, participe da Feira de Carreiras dia 29 de setembro no Espaço de Eventos Villa Blue Tree em São Paulo. Organizado pelo DAAD em parceria com a Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha o evento ocorrerá no âmbito do Seminário de Inovação e reunirá empresas interessadas em jovens profissionais brasileiros qualificados na Alemanha e que tenham bom domínio do idioma alemão. O objetivo será fornecer ao estudante em fase final da sua graduação e aos recém-graduados ou pós-graduados instrumentos para se inserirem no mercado de trabalho com mais facilidade.

Inscrição clique aqui   


Jornadas Europeias: Oitava edição será realizada de 19 a 21 de setembro em São Paulo

A 8ª edição das Jornadas Europeias será realizada de19 a 21 de setembro pelo Departamento de Direito Internacional e Comparado (DIN) da Faculdade de Direito da USP (FDUSP) e pela Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus (FFLCH-USP) em São Paulo. O evento abordará a crise na Europa e da União Europeia em suas muitas facetas, tais como a crise econômica e financeira, as consequências econômicas, políticas e jurídicas do 'Brexit', a crise de refugiados, desafios da governança ambiental e o futuro do modelo europeu. Contará com a participação de palestrantes como Dirk Leuffen (Universidade de Konstanz), Ludger Pries (Cátedra Humboldt, Colegio de Mexico) e Laura Ferreira-Pereira (Universidade do Minho). O programa completo e o formulário de inscrição serão disponibilizados em breve no link:https://www.facebook.com/events/1712503825690250/

Programa EPOS: candidaturas ainda podem ser submetidas a 36 cursos de pós-graduação

O programa de pós-graduação do DAAD em áreas relacionadas a desenvolvimento sustentável (EPOS) recebe candidaturas a 36 cursos. O pré-requisito básico para se candidatar ao programa EPOS é ter dois anos de experiência profissional. Cada curso tem um prazo diferenciado para inscrição (tabela com prazos e links dos cursos). Todas as informações sobre os cursos (livreto) e pré-requisitos podem ser obtidas no site http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html.

UA Ruhr, FU Berlin, WWU e TUM realizam seminários sobre pós-doutorado na Alemanha

O seminário “How to follow your research career at German top universities” sobre oportunidades de pós-doutorado na Alemanha será realizado pelos escritórios da Freie Universität Berlin (FU Berlin), da Technische Universität München (TUM), da Universidade de Münster (WWU) e da Aliança Universitária do Ruhr (UA Ruhr) em São Paulo e no Rio de Janeiro. As instituições integram o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH). As inscrições estão abertas até 4 de setembro nos seguintes links: 
20/9: São Paulo - Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974, Pinheiros) 
22/9: Rio de Janeiro - Hotel Windsor Florida (Rua Ferreira Viana, 81, Flamengo)

DAAD estará na XXXI Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE)


Link para cadastro: https://ssl.daad.de/limesurvey/266298/lang-en

BMBF: Ministério alemão incentiva criação de redes de pesquisa com a América Latina

O Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha  (BMBF) apoiará, por meio do programa “Estruturas de pesquisa com Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México”, a construção conjunta e sustentável de estruturas de pesquisa em países latino-americanos. No Brasil, as áreas de cooperação definidas como prioritárias são bioeconomia, matérias-primas economicamente estratégicas, pesquisa marinha e pesquisa climática. O programa é aberto a instituições alemãs de ensino superior e pesquisa. A submissão de projetos deve ser realizada até 31 de outubro de 2016.
O edital completo em alemão pode ser acessado no link: https://www.bmbf.de/foerderungen/bekanntmachung-1216.html

AvH: German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders

The Alexander von Humboldt Foundation offers prospective leaders from Brazil, China, India, Russia and the USA the opportunity to conduct a project as guests of the partner of their choice in Germany. With the support of your host you can spend a year concentrating on a project you have chosen yourself and give your career that crucial boost. German Chancellor Fellowships are open to an array of sectors such as politics, economics, media, administration and culture.

During a four-week preparatory phase in Bonn and Berlin, you will be able to make contact with the other fellows. You will meet them again at various events in the course of the fellowship: Together, you will be invited to attend a reception at the German Chancellery, travel around Germany and visit important public institutions and companies. An intensive German course will help smooth your path into everyday life in Germany.

The Chancellor of the Federal Republic of Germany is the patron of this fellowship programme. Submit your application by 15 September. The fellowship begins on 1 October of the following year.

For additional information and online applications visit: www.humboldt-foundation.de/youngleaders

German Chancellor Fellowship for Prospective Leaders (video)

Information in Portuguese

Testimonial Bundeskanzler-Stipendium

Deseja assinar a Newsletter DAAD? 
Faça sua inscrição
!