Estudar na Alemanha

Home

Estudar na Alemanha

# Confira o Guia para Bolsistas Brasileiros na Alemanha, elaborado pelas representações alemãs no Brasil

Graduação:

As instituições de ensino superior na Alemanha, a maioria sendo pública, estão divididas em especialmente três tipos: Universitäten, Fachhochschulen e Kunst-, Film- e Musikhochschulen. Saiba mais sobre os tipos de universidades na Alemanha.

Ranking CHE das melhores universidades alemãs.

Cada universidade tem requisitos próprios de admissão e o ideal é consultar diretamente a instituição de interesse. No site do DAAD, estão listados os requisitos gerais para a admissão de brasileiros interessados em realizar a graduação na Alemanha.

Em alguns casos, brasileiros precisam passar por um curso preparatório para ter acesso à graduação na Alemanha. Este curso chama-se Studienkolleg, tem duração média de dois semestres.

Várias universidades alemãs utilizam o Uni-Assist, serviço de assistência a estudantes estrangeiros que buscam uma vaga em uma dessas instituições. Outro site que pode ajudar quem está começando a buscar oportunidades na Alemanha é o Inobis.

Para saber quais cursos de graduação, pós-graduação e doutorado são oferecidos em cada instituição, recomenda-se buscar no site Hochschulkompass ou no próprio site alemão do DAAD. Interessados em áreas ligadas à saúde, recomenda-se visitar o site Hochschulstart. Há também o mecanismo de busca do site Studienwahl.

Para quem busca por um curso em inglês, existem os cursos internacionais.

Informações sobre viver e estudar na Alemanha podem ser encontradas no site do Study in Germany. Outra fonte de informação relacionada à vida de estudantes estrangeiros na Alemanha é o site do Studentenwerk.

Informações sobre estágios na Alemanha, recomenda-se consultar a ABIPE, representante da IAESTE no Brasil.

Para tirar dúvidas, existem também os canais no Facebook (DAAD Brasil / DAAD Alemanha) e no Twitter (@DAAD_Brasil).

Doutorado e pesquisa:

Para os interessados em realizar doutorado integral, doutorado sanduíche ou duplo doutorado na Alemanha, recomenda-se consultar o site PhDGermany.

Para encontrar oportunidades de pesquisa na Alemanha, recomenda-se os sites Research in Germany, Research Explorer, Academics e DFG.

Informações gerais:

Cursos de férias, seja para aprender alemão, melhorar o vocabulário em determinada área ou realizar um treinamento específico. Normalmente são oferecidos por universidades durante os períodos de férias de verão, em agosto e setembro, mas algumas instituições mantêm as ofertas o ano todo.

Para informações sobre vistos para a Alemanha, recomenda-se buscar o consulado mais próximo.

Para conhecer mais sobre o país, recomenda-se a leitura do Perfil da Alemanha, do portal Deutschland e da revista Magazin Deutschland. Há ainda o Deutschland Tourisme, voltado para turismo na Alemanha (em português) e Young Germany, que apresenta temas variados voltados ao público mais jovem.

A Deutsche Welle divulga notícias atualizadas sobre estudos na Alemanha em seu site, além de oferecer cursos on-line de alemão. Há ainda, ofertas de rádios em alemão na web: DeutschlandRadio.

Além do DAAD, existem outras agências de fomento na Alemanha. Recomenda-se buscar no site Stipendienlotse. Há ainda opções de bolsas para brasileiros junto ao Erasmus Mundus. Outras opções: DFG (Sociedade Alemã para a Pesquisa), GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e AvH (Alexander von Humboldt).

Para reconhecimento de diplomas emitidos fora da Alemanha, consultar a Anabin.