Estudar na Alemanha

Home

Estudar na Alemanha

# Confira o Guia para Bolsistas Brasileiros na Alemanha, elaborado pelas representações alemãs no Brasil


Graduação:

As instituições de ensino superior na Alemanha, a maioria sendo pública, estão divididas em especialmente três tipos: Universitäten, Fachhochschulen e Kunst-, Film- e Musikhochschulen. Saiba mais sobre os tipos de universidades na Alemanha.

Ranking CHE das melhores universidades alemãs.

Cada universidade tem requisitos próprios de admissão e o ideal é consultar diretamente a instituição de interesse. No site do DAAD, estão listados os requisitos gerais para a admissão de brasileiros interessados em realizar a graduação na Alemanha.

Em alguns casos, brasileiros precisam passar por um curso preparatório para ter acesso à graduação na Alemanha. Este curso chama-se Studienkolleg, tem duração média de dois semestres.

Várias universidades alemãs utilizam o Uni-Assist, serviço de assistência a estudantes estrangeiros que buscam uma vaga em uma dessas instituições. Outro site que pode ajudar quem está começando a buscar oportunidades na Alemanha é o Inobis.

Para saber quais cursos de graduação, pós-graduação e doutorado são oferecidos em cada instituição, recomenda-se buscar no site Hochschulkompass ou no próprio site alemão do DAAD. Interessados em áreas ligadas à saúde, recomenda-se visitar o site Hochschulstart. Há também o mecanismo de busca do site Studienwahl.

Para quem busca por um curso em inglês, existem os cursos internacionais.

Informações sobre viver e estudar na Alemanha podem ser encontradas no site do Study in Germany, responsável também pela produção de vídeos sobre questões cotidianas de um estudante na Alemanha. Outra fonte de informação relacionada à vida de estudantes estrangeiros na Alemanha é o site do Studentenwerk.

Informações sobre estágios na Alemanha, recomenda-se consultar a ABIPE, representante da IAESTE no Brasil.

Para tirar dúvidas, existem também os canais no Facebook (DAAD Brasil / DAAD Alemanha) e no Twitter (@DAAD_Brasil).

 

Doutorado e pesquisa:

Para os interessados em realizar doutorado integral, doutorado sanduíche ou duplo doutorado na Alemanha, recomenda-se consultar o site PhDGermany.

Para encontrar oportunidades de pesquisa na Alemanha, recomenda-se os sites Research in Germany, Research Explorer, Academics e DFG - há também o site brasileiro da DFG.

 

Informações gerais:

Cursos de férias, seja para aprender alemão, melhorar o vocabulário em determinada área ou realizar um treinamento específico. Normalmente são oferecidos por universidades durante os períodos de férias de verão, em agosto e setembro, mas algumas instituições mantêm as ofertas o ano todo.

Para informações sobre vistos para a Alemanha, recomenda-se buscar o consulado mais próximo.

Para conhecer mais sobre o país, recomenda-se a leitura do Perfil da Alemanha, do portal Deutschland e da revista Magazin Deutschland. Há ainda o Deutschland Tourisme, voltado para turismo na Alemanha (em português) e Young Germany, que apresenta temas variados voltados ao público mais jovem.

A Deutsche Welle divulga notícias atualizadas sobre estudos na Alemanha em seu site, além de oferecer cursos on-line de alemão. Há ainda, ofertas de rádios em alemão na web: DeutschlandRadio.

Além do DAAD, existem outras agências de fomento na Alemanha. Recomenda-se buscar no site Stipendienlotse. Há ainda opções de bolsas para brasileiros junto ao Erasmus Mundus. Outras opções: DFG (Sociedade Alemã para a Pesquisa), GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e AvH (Alexander von Humboldt).

Para reconhecimento de diplomas emitidos fora da Alemanha, consultar a Anabin.