O desejo por uma experiência acadêmica na Alemanha fez o público carioca e até de fora do Rio de Janeiro lotar o escritório regional do DAAD na cidade no dia 17 de março. A 5ª edição do evento “DAAD de Portas Abertas” reuniu representantes do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e diferentes universidades alemãs para uma série de palestras e atendimento aos visitantes. Com número limitado de inscrições, o evento teve 129 participantes, que puderam se informar sobre bolsas oferecidas pelo DAAD para estudantes brasileiros, além de formas de cursar graduação, mestrado ou doutorado na Alemanha.

A boa notícia para quem perdeu a atividade é que o conteúdo das apresentações feitas pelo DAAD está disponível aqui:
1. Palestra Graduação na Alemanha e “Studienkolleg”
2. Palestra Winterkurs: Programa de língua e cultura alemã
3. Palestra Mestrado (Programas Artes e Música, EPOS e Helmut Schmidt)
4. Palestra Doutorado na Alemanha

A idade dos participantes do evento era bem variada: havia interessados em oportunidades de graduação a pós-graduação. Entre alguns dos mais jovens, o plano era viabilizar a graduação na Alemanha desde o início do curso. Esse foi um dos assuntos da primeira palestra, do professor leitor do DAAD, Paul Voerkel, que foi transmitida ao vivo na página do DAAD Brasil no Facebook. Assista aqui.

Nas conversas após cada apresentação, surgiram dúvidas sobre os pré-requisitos para se candidatar a cada programa, carta de motivação, a busca por orientador na Alemanha, necessidades de seguro de saúde, domínio da língua alemã, entre outros assuntos. Para perguntas relacionadas a visto, o público podia procurar os representantes do Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, que apoiou o evento.

Recém-aprovada para cursar o doutorado na área de Ciência Política na Universidade Livre de Berlim (FU Berlin), a jornalista Camila Nobrega, de 30 anos, foi uma das participantes que aproveitou a oportunidade de conversar pessoalmente com uma representante da instituição de ensino em que vai estudar: “Vim especialmente buscar informações sobre bolsas e visto para doutorandos. Foi também uma boa chance de fazer contato direto com a responsável pela área de doutorado no DAAD”.

Além da FU Berlin, outras três instituições de ensino superior alemão estavam representadas no evento: Universidade de Münster (WWU); Universidade Técnica de Munique (TUM); e Universities of Applied Sciences (UAS7), consórcio formado pelas universidades de Ciências Aplicadas de Berlim, Bremen, Colônia, Hamburgo, Munique, Münster e Osnabrück.