O Instituto Merian América Latina oferece três bolsas de estudos para pesquisadores que estejam cursando o pós-doutorado. Sediado em São Paulo, o centro de estudos tem a temática “Convivência em sociedades desiguais: perspectivas da América Latina” como linha de pesquisa principal. Entre os pré-requisitos para se candidatar à bolsa está a obtenção do título de doutor(a) nos últimos quatro anos em uma das seguintes áreas: Antropologia, Economia, História, Geografia Humana, Direito, Literatura e Estudos Culturais, Filosofia, Ciências Políticas, Ciências Sociais ou Sociologia. As inscrições para o programa de 12 meses estarão abertas até o dia 9 de julho.

Para saber quais são os outros pré-requisitos e como se inscrever, visite o site da Universidade Livre de Berlim. Os bolsistas selecionados integrarão uma rede de pesquisa interdisciplinar e internacional com foco sobre o passado e o presente das formas de convivência na América Latina e no Caribe. O estudo deverá ter uma perspectiva comparativa das relações de classe, etnia, cultura, religião e gênero. O período de pesquisa será iniciado em outubro de 2017 e pode ser estendido por até um ano e meio. O local de trabalho será a cidade de São Paulo. A bolsa mensal inclui custos de moradia.

Financiado pelo Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), o Instituto Merian América Latina é conduzido por um consórcio formado por sete instituições alemãs e latinoamericanas.