Estão abertas de 1º de julho a 15 de agosto as inscrições para o Hochschulwinterkurs - Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs, programa do DAAD que concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em aprofundar os conhecimentos do idioma alemão. Os selecionados fazem um curso com duração de quatro a seis semanas, numa universidade na Alemanha, com aulas do idioma e sobre a cultura do país. O programa será realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2018.

Para se candidatar é preciso ser aluno(a) de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente, além de ter, pelo menos, nível B1 de domínio de alemão, comprovado por teste OnSET. Os candidatos não poderão estar formados antes de março de 2018 e os alunos de graduação devem ter concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até dezembro de 2017. O programa Winterkurs é promovido em cooperação com as seguintes universidades alemãs nas cidades de:

  • Düsseldorf: Institut für Internationale Kommunikation e. V. (IIK)
  • Berlin: Institut für Internationale Kommunikation e. V. (IIK)
  • Duisburg-Essen: Universität Duisburg-Essen – Fakultät für Geisteswissenschaften
  • Freiburg: Albert-Ludwigs-Universität Freiburg – SLI-SprachLehrInstitut
  • Kassel: Institut für Sprachen (IfS)
  • Köln: Universität zu Köln – Akademisches Auslandsamt, Lehrbereich DaF
  • Leipzig: interDaF e. V. am Herder-Institut der Universität Leipzig

Além de seguro-saúde, os selecionados receberão uma bolsa no valor de 1.725 euros e auxílio para passagem aérea de 1.550 euros (valores de 30.06.2017, sujeitos a alterações).

Para conhecer todos os critérios de seleção, pré-requisitos e benefícios do programa, confira este documento em português  e a página do programa Hochschulwinterkurs no site do DAAD (informações em alemão e inglês). Mais informações sobre os cursos estão disponíveis neste link. O resultado do processo seletivo será divulgado no final de novembro de 2017.