A 9ª edição das Jornadas Europeias será realizada em São Paulo, de 25 a 27 de setembro, com o tema "Regionalism under stress – toward fragmentation and disintegration?" ("Regionalismo sob estresse – em direção à fragmentação e desintegração?"). O evento inclui palestras e workshops, com a participação de especialistas de países como Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha e Portugal. As Jornadas Europeias discutirão diferentes facetas do regionalismo, abordando tópicos como os efeitos do Brexit, os desafios políticos da União Europeia, as perspectivas latinoamericanas, o futuro do Mercosul e o papel da Aliança do Pacífico.

Confira a programação das IX Jornadas Europeias aqui.  Já o conteúdo dos workshops está disponível neste link.

Entre os palestrantes alemães confirmados, estão Christof Hartmann (Universität Duisburg-Essen), Detlef Nolte (German Institute of Global and Area Studies - GIGA), Maria-Gabriela Manea (Universität Freiburg), Susanne Gratius (Universidad Autónoma de Madrid), e Thomas Risse (Freie Universität Berlin). A organização do evento é da Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus e da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com apoio do DAAD e do GIGA.

Possíveis atualizações sobre as Jornadas serão publicadas na página do evento no Facebook. A atividade é gratuita e acontecerá na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, que fica no Largo São Francisco, 95 - Centro. As inscrições devem ser feitas neste link.