O público assiste a uma das palestras do 'DAAD de Portas Abertas'

Pela segunda vez em 2017, o escritório regional do DAAD no Rio de Janeiro recebeu o público interessado em estudar na Alemanha. Cerca de 90 participantes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas em conversas individuais ou assistir a palestras do próprio DAAD e, ainda, de representantes de universidades alemãs: Universidade Livre de Berlim (FU Berlin); Universidade de Münster (WWU); Universidade Técnica de Munique (TUM); e Universities of Applied Sciences (UAS7), consórcio formado pelas universidades de Ciências Aplicadas de Berlim, Bremen, Colônia, Hamburgo, Munique, Münster e Osnabrück. O Instituto Goethe também marcou presença com um estande informativo.

Entre as palestras do DAAD, a novidade foi a apresentação do programa Sustainable Water Management (NaWaM), agora também aberto a brasileiros. Quem perdeu o evento pode conhecer aqui o conteúdo apresentado pelo DAAD:

1. Palestra Graduação na Alemanha e “Studienkolleg” (assista à transmissão ao vivo feita na nossa página do Facebook: vídeo de 10.10)
2. Palestra Winterkurs: Programa de língua e cultura alemã
3. Palestra Mestrado e Doutorado na Alemanha (Programas EPOS, NaWaM, Helmut Schmidt e Bolsas de Artes)

Também é possível conferir esta fotogaleria com imagens do evento:

A maior parte dos inscritos no evento (33,8%) declarou interesse em se informar sobre opções de mestrado na Alemanha. Um deles era o designer gráfico Yuri Fonseca: "Meu sonho é conseguir cursar o mestrado e depois trabalhar num escritório de design na Alemanha".

O doutorado teve a segunda maior proporção de interessados: 26,9%. Depois de fazer o mestrado em Relações Internacionais em Portugal, Márcia Angelina Reis pretende cursar o doutorado na mesma área, mas na Alemanha: "Consegui me informar bastante sobre as opções de curso na FU Berlin e a Nora (Jacobs) chegou a me indicar um possível orientador, que poderia me acompanhar em inglês, pois meu nível de alemão não é suficiente para o doutorado". Já o participante Wilson da Silva Alves busca um doutorado em Engenharia Ambiental: "Já pude perceber que as universidades alemãs oferecem muitas possibilidades na minha área. A palestra do DAAD sobre o doutorado foi bastante informativa. Gostei de saber mais sobre o doutorado sanduíche e o valor das bolsas".

O evento recebeu também estudantes interessados em cursar a graduação na Alemanha, como Carolina Carneiro, que já é formada em Relações Internacionais. "Estou fazendo a segunda graduação na UERJ, cursando Letras Português-Alemão. Mas, como pretendo me mudar para a Alemanha, estou pensando em fazer uma graduação lá em Alemão como Língua Estrangeira ou um mestrado em Germanística", contou a estudante, que compareceu pela primeira vez ao "DAAD de Portas Abertas".