O grupo de bolsistas que concluiu a pesquisa em 2016 celebra em Berlim

Estão abertas até 15 de setembro de 2018 as inscrições para o processo seletivo do programa "German Chancellor Fellowship for tomorrow's leaders" (Bundeskanzler-Stipendium für Führungskräfte von morgen), da Fundação Alexander von Humboldt. São oferecidas 50 bolsas de estudos para futuros líderes do Brasil, da China, da Índia, da Rússia e dos EUA, atuantes em variadas áreas de conhecimento, como administração pública, política, mídia, sociedade e cultura.

Os escolhidos poderão desenvolver um projeto de pesquisa de um ano numa instituição alemã com bolsas de valor entre 2.150 e 2.750 euros, dependendo da qualificação do candidato. Para concorrer, é preciso ter concluído um curso de graduação há não mais de 12 anos, comprovar experiência de liderança (nível iniciante) e propor um projeto de relevância social. O estudo será desenvolvido em instituição/área de escolha do candidato, que deve ter a confirmação de um professor orientador na Alemanha. Os benefícios cobrem despesas como passagens e curso de alemão. O programa prevê uma série de eventos e encontros com representantes de empresas e instituições alemãs, inclusive com o(a) chanceler do país ao final da pesquisa.

A temporada na Alemanha começa com uma bolsa para dois meses de curso de alemão intensivo, em agosto e setembro de 2019. Já a bolsa “German Chancellor Fellowship” em si é concedida por 12 meses e tem início em outubro, com um seminário introdutório de quatro semanas em Berlim e Bonn. Para mais informações, assista ao vídeo do programa. Confira todos os requisitos e benefícios do programa aqui.