O professor leitor do DAAD Paul Voerkel promove duas atividades gratuitas na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no dia 11 de abril (quarta-feira), como parte da programação da Semana da Língua Alemã. A primeira é o minicurso “DACH-Prinzip – uma nova abordagem de Cultura?” e tem início às 14h no Auditório G2. A proposta é fazer uma introdução à abordagem “DACH-Prinzip”, desenvolvida nos últimos anos para respeitar a heterogeneidade tanto da língua quanto da cultura dos países de idioma alemão. O minicurso propõe também discutir as diferentes possibilidades de pensar a “Cultura”, além das opções de trazê-la para a sala de aula de língua estrangeira.

Em seguida, a partir das 16h, no mesmo local, será ministrado o workshop “A diversidade da língua alemã”, que buscará tecer um pano de fundo histórico e cultural para explicar a origem das variedades linguísticas do idioma alemão e suas diversas funções. Serão compartilhados exemplos para o uso prático e estratégias para a utilização em sala de aula.

O evento será realizado em português e alemão e, dessa forma, não é preciso um nível avançado de alemão para poder participar. As atividades são gratuitas e incluem certificado. Interessados em obter mais informações podem fazer contato com Paul Voerkel por e-mail: alemao@daad.org.br.