Estão abertas de 1º de julho a 15 de agosto as inscrições para o Hochschulwinterkurs - Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs, programa do DAAD que concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em aprofundar os conhecimentos do idioma alemão. Os selecionados fazem um curso com duração de seis semanas, numa universidade na Alemanha, com aulas do idioma e sobre a cultura do país. O programa será realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2019.

Para se candidatar é preciso estar matriculado em uma Instituição de Ensino Superior no Brasil como estudante de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente. Outro requisito é ter, pelo menos, nível B1 de domínio de alemão, comprovado por teste onSET. Os candidatos não poderão estar formados antes de março de 2019 e os alunos de graduação devem ter concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até o final de dezembro de 2018, ou seja, até o início do programa na Alemanha. O Winterkurs é promovido em cooperação com as seguintes universidades alemãs nas cidades de:

  • Düsseldorf: Institut für Internationale Kommunikation e. V. (IIK)
  • Berlin: Institut für Internationale Kommunikation e. V. (IIK)
  • Köln: Universität zu Köln
  • Leipzig: Universität Leipzig
  • Aachen: Fachhochschule Aachen

Além de seguro-saúde, os selecionados receberão uma bolsa no valor de 1.875 euros e auxílio para passagem aérea de 1.550 euros.

Para conhecer todos os critérios de seleção, pré-requisitos e benefícios do programa, confira este documento em português  e a página do programa Hochschulwinterkurs no site do DAAD (informações em alemão e inglês). Mais informações sobre os cursos estão disponíveis neste link. O resultado do processo seletivo será divulgado no final de novembro de 2018.

Novidade: assista aos nossos vídeos sobre o Hochschulwinterkurs no YouTube. O primeiro vídeo tem informações gerais sobre o programa e o segundo fornece orientações sobre o processo de inscrição no DAAD Portal.

Se alguma dúvida persistir, consulte nosso FAQ sobre o programa.