Researcher works with ampules in the lab.

Lançado em 2019, o Programa de Pesquisa Alemanha-São Paulo (Propasp) é uma ótima oportunidade para o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa conduzidos por equipes na Alemanha e no estado de São Paulo, em todas as áreas de conhecimento. Fruto de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o programa seleciona até 30 projetos para receber o fomento por dois anos, que podem ser prorrogados por igual período.

Aviso importante: o Propasp não terá chamada para novos projetos no ano de 2020 em razão da pandemia de Covid-19. A Fapesp e o DAAD planejam lançar novo edital em 2021.

O programa apoia projetos desenvolvidos em parceria por grupos do estado de São Paulo e da Alemanha vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma em São Paulo e uma na Alemanha. Para se candidatar ao programa, é necessário que os pesquisadores paulistas já recebam financiamento da Fapesp em programas específicos. As propostas devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes. Um dos principais enfoques do Propasp é a qualificação de jovens pesquisadores.

Estímulo à colaboração internacional
Esta seleção do Propasp será lançada no âmbito da terceira chamada de 2020 do SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration, uma estratégia de organização da Fapesp que consiste no anúncio simultâneo de oportunidades de colaboração internacional para os pesquisadores de São Paulo com diversos parceiros. Saiba mais detalhes sobre o SPRINT aqui.

O edital de 2020 ainda não está disponível, mas aconselhamos que consultem o último documento como referência para preparação da candidatura. O edital de 2019 está disponível aqui.

O Propasp prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho dos membros da equipe paulista na Alemanha. Os professores paulistas devem apresentar suas candidaturas junto à Fapesp. Já os professores alemães devem solicitar o apoio junto ao DAAD na Alemanha e buscar as informações necessárias no site do Programa PPP, denominação dada ao Propasp no lado alemão.