Researcher works with ampules in the lab.

Estão abertas até 29 de março de 2019 as inscrições ao Programa de Pesquisa Alemanha-São Paulo (Propasp), nova parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O programa é uma ótima oportunidade para o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa conduzidos por equipes na Alemanha e no estado de São Paulo, em todas as áreas de conhecimento. Serão escolhidos até 30 projetos para receber o fomento por dois anos, começando em agosto de 2019. O período de fomento pode ser prorrogado por mais dois anos.

O programa apoia projetos desenvolvidos em parceria por grupos do estado de São Paulo e da Alemanha vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma em São Paulo e uma na Alemanha. Para se candidatar ao programa, é necessário que os pesquisadores paulistas já recebam financiamento da Fapesp em programas específicos, conforme o seguinte linkAs propostas devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes. Um dos principais enfoques do Propasp é a qualificação de jovens pesquisadores.

O edital de 2019 está disponível aqui.

O Propasp prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho dos membros da equipe paulista na Alemanha. Os professores paulistas devem apresentar suas candidaturas junto à Fapesp. Já os professores alemães devem solicitar o apoio junto ao DAAD na Alemanha e buscar as informações necessárias no site do Programa PPP, denominação dada ao Propasp no lado alemão.

CRONOGRAMA
29 de janeiro: Lançamento do edital
Até 29 de março de 2019: Inscrição das propostas
Até junho de 2019: Análise dos projetos
A partir de agosto de 2019: Início das atividades dos projetos selecionados