Martina Schulze recebe o título de Mérito Universitário do reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira

A diretora do DAAD no Brasil, Dra. Martina Schulze, recebeu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) o título de Mérito Universitário. Em cerimônia no dia 14/05/2019, o reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, entregou a homenagem pelos "relevantes serviços prestados à Universidade por meio do incentivo ao desenvolvimento de relações entre a PUCRS e instituições educacionais internacionais, contribuindo para o desenvolvimento sempre profícuo das relações entre a Alemanha e o Brasil, nas vertentes do intercâmbio acadêmico, da cooperação em projetos de pesquisa e na expansão das relações humanas".

Em seu agradecimento, Martina Schulze lembrou a criação do Centro de Estudos Alemães e Europeus (CDEA) em Porto Alegre em 2017: "Foram o Professor Abílio Neves e o inesquecível Professor Gerhard Jacob que corroboraram minha visão de que era possível realizar aqui um projeto desse porte. Por isso, gostaria de dedicar esta distinção a todos os que tornaram possível o CDEA e que, com sua visão e perseverança, conseguiram implementá-lo e levá-lo adiante. Estou orgulhosa de ter podido contribuir, dentro das minhas possibilidades, para a criação do centro e para um joint venture especial entre uma universidade católica e uma federal (a Universidade Federal do Rio Grande do Sul também é sede do CDEA)".

A diretora do DAAD destacou o "pluralismo, abertura cultural e forte compromisso social" da PUCRS, onde acredita que "se faz ciência com racionalidade, à luz dos fundamentos humanistas”. Martina Schulze aproveitou a ocasião para incentivar a pesquisa nas Ciências Humanas: "Cuidem bem do CDEA. Ele é uma grande inspiração e um farol – cuja luz se percebe de muito longe – para a pesquisa nas Humanidades, que enfrentam uma conjuntura muito negativa atualmente no Brasil, com duros ataques do governo federal brasileiro".

O decano da Escola de Humanidades, Prof. Draiton Gonzaga de Souza, presente à cerimônia, mencionou também os esforços de Martina Schulze para a criação da Rede Brasil-Alemanha Internacionalização do Ensino Superior (Rebralint), que reúne professores-pesquisadores brasileiros e alemães atuantes nas cinco regiões do Brasil, desenvolvendo projetos de cooperação com a Alemanha em diferentes áreas de conhecimento.

O vice-reitor da PUCRS, Jaderson Costa da Costa, o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Thomas Schmitt, a diretora do CDEA, Cláudia Lima Marques, pró-reitores e decanos da universidade também prestigiaram a homenagem.

Veja o registro completo da cerimônia no site da PUCRS.