Internationale Studierende lernen gemeinsam in der Bibliothek.

O Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) em Porto Alegre promoverá entre 30/09 e 07/10/2019 uma escola internacional com o tema "Migração em um mundo global: Desafios na Alemanha, Brasil e nos EUA". A chamada se destina a mestrandos e doutorandos dos programas de pós-graduação ligados a todos os CDEA no mundo. Há dois prazos de inscrição diferentes: até 29/07/2019 para estudantes estrangeiros e até 19/08/2019 para estudantes brasileiros.

O tema da migração será debatido em aulas, painéis e workshops. Um dos objetivos é compreender os desafios da ação migratória em suas diferentes dimensões dentro de um contexto globalizado. As atividades serão realizadas em língua inglesa, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A programação prevê, ainda, excursões no entorno de Porto Alegre.

Ao todo, serão selecionados 12 estudantes brasileiros e 12 estudantes internacionais. Devido ao recorte temático, aguarda-se em especial a participação de estudantes das seguintes áreas: História, Direito, Ciências Sociais, Filosofia, Línguas e Literatura. Os participantes terão a viagem (no valor máximo de 1.200 euros) e acomodação custeadas pelo CDEA.

Para se inscrever, os candidatos devem enviar carta de motivação, uma breve apresentação pessoal, cópia da primeira página do passaporte, comprovante de matrícula na universidade, carta de recomendação e resumo a ser apresentado durante a escola de verão. Veja todos os detalhes da chamada (em inglês) aqui. As candidaturas ou perguntas devem ser encaminhadas para o e-mail cdea@pucrs.br.

A atividade é organizada em parceria com o Instituto de Estudos Europeus/Centro de Estudos Europeus e Alemães da Universidade da Califórnia, Berkeley, nos Estados Unidos.