A partir do dia 1º de agosto, a atuação do DAAD em São Paulo passará por uma reestruturação. O Centro de Informação será substituído por uma representação do DAAD, vinculada ao escritório regional do Rio de Janeiro, dando continuidade ao trabalho de atendimento ao público interessado em estudos e pesquisa na Alemanha na capital paulista. Inaugurado em 2001, o Centro de Informação funcionava em dois escritórios: um deles em Pinheiros, localizado no Goethe-Institut e, desde 2012, também em um escritório instalado no Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo), na Chácara Santo Antônio. O DAAD manterá sua presença em São Paulo nesses dois endereços, mas agora de forma alternada, com dois dias fixos de atendimento ao público (válidos a partir de 1º de agosto):

Terça-feira | Goethe-Institut, das 13h às 16h
Quinta-feira | DWIH São Paulo, das 13h às 16h

Nos outros dias da semana, também será possível agendar um horário. Basta consultar a disponibilidade pelo e-mail daad_sao_paulo@daad.org.br.

A representante do DAAD em São Paulo será Francine Camelim, funcionária com grande experiência em nossos programas e bolsas. Ela seguirá desenvolvendo as seguintes atividades em São Paulo:

  • Informação sobre bolsas de estudos e possibilidades de fomento pelo DAAD e por outras instituições alemãs.
  • Orientação e auxílio na busca por cursos e locais de estudo na Alemanha.
  • Organização de eventos informativos em universidades e instituições de pesquisa no estado de São Paulo e também está presente nas feiras de intercâmbio de estudantes.
  • Apoio às universidades brasileiras nas parcerias com instituições alemãs.
  • Manutenção de uma rede de contatos com ex-bolsistas brasileiros e multiplicadores em diferentes áreas de estudo e pesquisa.

Endereços do DAAD em São Paulo:

Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo)
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo - Chácara Santo Antônio
CEP 04719-904
Telefone: (11) 5189-8302

Goethe-Institut
Rua Lisboa, 974 - Pinheiros
CEP 05413-001
Telefone: (11) 3296-7082