Um seleto grupo de 11 instituições de ensino superior alemãs ganhou no dia 19/07/2019 o cobiçado título de universidade de excelência. Parte da “Excellenzstrategie”, política criada em 2005 para tornar a Alemanha uma localidade de pesquisa mais atraente no cenário internacional, a seleção das “Exzellenzuniversitäten” distingue as universidades não apenas pelo prestígio do título, mas também pelo considerável investimento financeiro previsto. A ministra da Educação da Alemanha, Anja Karliczek, anunciou que um total de 148 milhões de euros será destinado anualmente às escolhidas a partir de novembro de 2019, pelo período inicial de sete anos.
Participaram do concurso 19 instituições de ensino superior alemãs. A cerimônia, realizada na cidade de Bonn, escolheu dez universidades e uma associação universitária (Verbund Berlin):
- Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen
- Verbund Berlin
- Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn
- Technische Universität Dresden
- Universität Hamburg
- Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg
- Karlsruher Institut für Technologie (KIT)
- Universität Konstanz
- Ludwig-Maximilians-Universität München
- Technische Universität München
- Eberhard Karls Universität Tübingen
Entre as escolhidas, há cinco instituições cooperadoras do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), como destacado neste artigo.
A presidente do DAAD, Dra. Margret Wintermantel, contragratulou as instituições eleitas: “Parabenizo cordialmente as universidades pelo merecido status de excelência alcançado. Elas são exemplos brilhantes de como pesquisa de ponta, cooperações internacionais e conexão global podem dar visibilidade ao ensino superior alemão no mundo todo e torna-lo mais forte a longo prazo. Só uma produção científica de excelência pode produzir inovações que vão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade”.
Política de longo prazo
A iniciativa “Estratégia de Excelência da União e dos Estados” é fruto do trabalho conjunto entre o governo federal alemão, os 16 estados do país, a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e o Conselho Alemão de Ciência (WR) para fortalecer ainda mais a pesquisa de ponta nas instituições de ensino superior alemãs. A outra linha de fomento criada por essa iniciativa é voltada para os chamados cluster de excelência (Exzellenzcluster), grupos que se destacam na pesquisa científica e são apoiados com 385 milhões de euros anualmente. Em 2018, foi feita a seleção de 57 clusters para fomento a partir de 1º de janeiro de 2019.
Saiba mais sobre a “Excellenzstrategie” no site da DFG e aqui sobre a seleção das “Exzellenzuniversitäten” (em alemão e inglês).
Informações adicionais
Categorias
- Allgemein (120)
- Bolsas de estudos (33)
- Centro de Estudos (10)
- Doutorado (28)
- Feiras (17)
- Graduação (13)
- Mestrado (22)
- Notícias (96)
- Palestras (24)
- Pós-graduação (46)
Palavras-chave
- Doutorado (1)
- Feira Virtual (1)
- Pós-Doutorado (1)
- Research in Germany (1)