O grupo de coordenadores do IsF-Alemão no encontro na sede do DAAD no Rio de Janeiro

Resultado de parceria entre o DAAD e o Ministério da Educação (MEC), o programa “Idiomas sem Fronteiras – Alemão” (IsF-Alemão) motivou dois eventos no mês de agosto em nossa sede no Rio de Janeiro. As atividades reafirmam o apoio do DAAD ao programa, que, desde 2016, beneficiou mais de 2.000 estudantes e membros da comunidade acadêmica de 16 universidades brasileiras com a oferta de cursos de alemão. Motivados pela abertura de novas turmas em setembro, os organizadores do programa decidiram fortalecer ainda mais o trabalho de acompanhamento dos alunos feito pelos coordenadores e tutores nas universidades brasileiras parceiras no IsF-Alemão. Para tanto, foi convocado nos dias 2 e 3 de agosto o I Encontro Nacional dos Tutores Presenciais e, nos dias 8 e 9 do mesmo mês, realizou-se o IV Encontro Nacional dos Coordenadores para planejar a implementação do programa nos próximos meses.

O início do período de inscrição para as novas turmas do IsF-Alemão está previsto para 26 de agosto. Acompanhe no site do programa.

Uma particularidade do IsF-Alemão é seu caráter híbrido: as aulas utilizam a plataforma online “DUO”, em que os alunos realizam as tarefas e têm acompanhamento de tutores virtualmente, mas os cursos iniciais oferecem o apoio de tutores presenciais alocados nas respectivas universidades brasileiras para auxiliar no processo de aprendizagem. Essa modalidade híbrida resultou em números consideráveis na taxa de aprovação do programa: dos iniciantes do último semestre (2019-1), mais de 65% terminaram o primeiro módulo do idioma com um certificado de aprovação – número bem superior aos resultados usualmente obtidos em programas de aprendizagem à distância. Tanto os resultados positivos quanto a engajada colaboração de todos os atores envolvidos motivaram o DAAD a confirmar seu compromisso com o IsF-Alemão para o período de 2019 a 2022.

Eventos no DAAD incluíram os principais atores do programa
Em dois dias de trabalho intenso em workshops, palestras e simulações na sede do DAAD, os 16 jovens tutores de 15 instituições do Brasil todo – a maioria estudantes de Licenciatura na fase final da graduação – se prepararam para atuar como facilitadores da aprendizagem de língua e cultura alemãs junto aos alunos do programa IsF-Alemão.

Os tutores do IsF-Alemão participaram de workshops e palestras durante o encontro no Rio de Janeiro

Já no encontro dos coordenadores o objetivo foi planejar a continuidade do programa, com a definição de cronograma e várias medidas que garantirão o bom andamento do IsF-Alemão no futuro. Esse trabalho de planejamento se tornou ainda mais importante após o comunicado do Coordenador Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior do MEC, Thiago Leitão, que no final de julho garantiu a continuidade das ações empreendidas no "Idioma sem Fronteiras" durante todo o ano de 2019.

Os participantes dos dois eventos se mostraram otimistas quanto à possibilidade de atingir os objetivos do IsF no que tange à internacionalização das universidades brasileiras: ampliar a mobilidade acadêmica por meio do domínio de línguas estrangeiras. Como exemplo concreto no caso do IsF-Alemão, tutores e coordenadores se alegraram com a notícia de que alguns dos primeiros alunos que passaram pelos cursos do programa foram contemplados na última seleção do “Winterkurs” com uma bolsa do DAAD para participar desse curso intensivo de língua alemã em 2019. O novo processo seletivo do “Winterkurs” está sendo realizado neste ano com inscrições até 15 de agosto.