A terceira edição do Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) levará para a Universidade Federal Fluminense, em Niterói, uma série de atividades em torno do tema “Travessias, Encontros, Diálogos” de 27 a 30 de agosto. Com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o evento discutirá questões centrais da Germanística no país, além de refletir sobre o diálogo entre o alemão e outras áreas de conhecimento.

Maior evento no campo de estudos da língua e cultura alemãs no Brasil, o congresso inclui algumas atividades do DAAD, como as palestras temáticas ministradas por professores visitantes alemães. O DAAD apoia, ainda, no contexto do congresso a realização do primeiro “Encontro de jovens pesquisadores”, que está programado para 27/08 e tratará de técnicas e abordagens acadêmicas para os estudos de Letras-Alemão. Inscrições e perguntas sobre essa atividade podem ser encaminhadas para o e-mail: nachwuchstreffen@gmail.com.

No “Momento institucional” do congresso da ABEG, os interessados em adquirir experiência acadêmica na Alemanha terão a oportunidade de se informar sobre os programas oferecidos pelo DAAD. A palestra será ministrada pela vice-diretora do escritório regional do DAAD no Rio de Janeiro, Fabíola Gerbase, no dia 28/08, das 14h às 14h30. Informações mais detalhadas sobre bolsas e programas poderão ser obtidas também no estande do DAAD, que ficará disponível nos três dias do evento.

A programação completa e outras informações sobre o III Congresso da ABEG estão disponíveis aqui.