O DAAD e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) assinaram acordo que possibilita o financiamento conjunto de doutorandos com bolsas de 15 das fundações que integram o conselho. Com o novo acordo, esses bolsistas passam a poder se candidatar ao programa do DAAD de auxílio para estadias de pesquisa para doutorandos brasileiros com bolsa no Brasil. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha. Saiba mais sobre esse programa aqui, que contemplava apenas doutorandos com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O memorando de entendimento foi assinado pela diretora do DAAD no Brasil, Dra. Martina Schulze, e o presidente do Confap, Prof. Evaldo Vilela, durante o 3º Fórum do Conselho Nacional do Confap, em agosto de 2019, na cidade de São Paulo. Outras onze Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP) ligadas ao Confap ainda podem aderir ao acordo.

Com essa cooperação com as FAPs, o DAAD dá mais um passo importante para a internacionalização da produção científica realizada em diferentes regiões do Brasil e amplia o seu programa de auxílio, que viabiliza parte da pesquisa de doutorado na Alemanha em período que varia de dois a seis meses. O doutorando selecionado tem a oportunidade de escolher se vai desenvolver os estudos da tese em universidade, instituto de pesquisa, biblioteca ou laboratório alemão. A bolsa concedida pela agência brasileira de fomento não é interrompida ou reduzida durante a vigência do programa de auxílio do DAAD.

Veja a lista das 15 FAPs que já assinaram o acordo de cooperação com o DAAD:

  1. FACEPE - Pernambuco
  2. FAPEAL - Alagoas
  3. FAPEAM - Amazonas
  4. FAPEAP - Amapá
  5. FAPEG - Goiás
  6. FAPEMA - Maranhão
  7. FAPEMIG - Minas Gerais
  8. FAPERGS - Rio Grande do Sul
  9. FAPERJ - Rio de Janeiro
  10. FAPERN - Rio Grande do Norte
  11. FAPES - Espírito Santo
  12. FAPESB - Bahia
  13. FAPESC - Santa Catarina
  14. FUNDECT - Mato Grosso do Sul
  15. FAPERO - Rondônia