Símbolo poderoso da participação popular nos rumos políticos de uma nação, a queda do Muro de Berlim completa 30 anos em 2019 e inspira o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) a realizar o seminário "(Des)construir muros: processos democráticos desde 1989" no Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de setembro, no Museu de Arte do Rio.

O marco histórico serviu como ponto de partida para se refletir sobre a ideia de democracia na contemporaneidade, com destaque para o aprofundamento das polarizações no Brasil, na Alemanha e no mundo, e o papel da sociedade civil na desconstrução de muros e nos processos democráticos. Nessa perspectiva, o seminário se organizou em três eixos temáticos:

1- Polarizações e retrocesso democrático,
2 - As tecnologias de comunicação nos processos democráticos,
3 - O Muro e sua produção simbólica: pontos de atrito.

Veja aqui o programa do seminário.

Reunimos ex-bolsistas do DAAD e pesquisadores brasileiros e alemães das Ciências Sociais, Ciências Políticas, Comunicação Social, História, Filosofia, Direito, Geografia, Artes e áreas afins para uma série de palestras e debates.

O primeiro dia (29/09) foi aberto com uma contextualização histórica para criar uma base sólida para as discussões. No segundo dia, os participantes se dividiram em três grupos de trabalho para aprofundar as questões de cada eixo temático e o resultado foi apresentado como encerramento do seminário.

O evento, destinado a ex-bolsistas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), também recebeu estudantes e pesquisadores brasileiros interessados na temática proposta.

Entre os palestrantes, estiveram pesquisadores do Brasil e da Alemanha:

  • Profa. Dra. Andrea Ribeiro Hoffmann (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
  • Prof. Dr. Fábio Vasconcellos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
  • Profa. Dra. Jeanette Hofmann (Universidade Livre de Berlim e Weizenbaum-Institut für die vernetzte Gesellschaft / Instituto Weizenbaum para a Sociedade Conectada)
  • Prof. Dr. Lucio Rennó (Universidade de Brasília)
  • Prof. Dr. Luís Edmundo de Souza Moraes (Coordenador do Núcleo de Estudos da Política - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
  • Prof. Dr. Marco Antonio Bin (Pontifícia Universidade Católica São Paulo)
  • Prof. Dr. Sebastian Thies (Universidade Eberhard Karls Tübingen)
  • Profa. Dra. Thamy Pogrebinschi (Wissenschaftszentrum Berlin für Sozialforschung / Centro de Pesquisa de Ciências Sociais Berlim e Professora Colaboradora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ)

Serviço:
Data: 29 e 30 de setembro de 2019
Local: Museu de Arte do Rio (MAR)
Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro
Programação: www.daad.org.br/desconstruirmuros