O Prof. Dr. Joybrato Mukherjee é o novo presidente do DAAD

Em janeiro de 2020, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) ganhou um novo presidente, o Prof. Dr. Joybrato Mukherjee, sucessor da Profa. Dra. Margret Wintermantel, que encerrou seu segundo mandato no cargo. Na visão de Mukherjee, além naturalmente de fomentar o intercâmbio acadêmico, o DAAD tem como atribuições especialmente importantes a consultoria ao setor do ensino superior e o papel de um “think tank” da internacionalização.

Na entrevista concedida ao assumir a nova função, ele explica por que acredita que os estudos no exterior por meio de espaços virtuais podem se tornar um tema de destaque e, ainda, a razão de as universidades precisarem assumir mais responsabilidades e se posicionar em tempos hostis à ciência como a atualidade. Confira a entrevista em alemão ou em inglês.

Também reitor da Justus-Liebig-Universität Gießen, Mukherjee afirmou em sua posse: “Queremos usar a confiança que temos das universidades e das representações estudantis para fazer do DAAD, também em tempos conturbados, um farol para a liberdade da ciência e o intercâmbio acadêmico, e também para nos posicionarmos como um ‘think tank’ da cooperação científica que não conhece fronteiras”.