A central do DAAD na Alemanha acompanha os desdobramentos da pandemia do Covid-19 e vem adaptando suas atividades em resposta à crise internacional que impossibilita a mobilidade acadêmica no momento. A proteção dos bolsistas, parceiros e funcionários do DAAD é prioridade.

Nas áreas afetadas pelo novo coronavírus, o DAAD está em contato com bolsistas e seus familiares para dar a orientação necessária. Nestes links é possível verificar quais são as principais informações do DAAD para os bolsistas internacionais e candidatos a suas bolsas: em alemão ou em inglês.

Os atuais bolsistas internacionais e aqueles que ainda iriam iniciar um período de estudos ou pesquisa na Alemanha podem se atualizar nestes links em alemão ou inglês sobre as regras de financiamento e adaptações por parte do DAAD durante essa crise.

A página com os informes atualizados do DAAD em decorrência da pandemia lista outras fontes relevantes de informação na Alemanha.

Atenção: Algumas restrições de entrada na Alemanha continuam vigentes e são atualizadas a cada duas semanas. Desde dia 2 de julho tornou-se novamente possível a entrada de estudantes de nível superior e doutorandos estrangeiros na Alemanha, inclusive brasileiros, desde que comprovada pela universidade alemã anfitriã a necessidade de atividades presenciais, com documentação oficial emitida pela instituição. Esta medida está sujeita a alterações.  Antes de viajar, consulte sempre a página das representações da República Federal da Alemanha no Brasil.

Para se informar sobre o atendimento do escritório regional do DAAD no Rio de Janeiro e em São Paulo, clique aqui. As atividades presenciais estão suspensas por tempo indeterminado.