A segunda edição online do Treffpunkt! DAAD de 2020 colocou em pauta as especificidades e nuances que compõem a formação e a pesquisa em artes na Alemanha. No dia 12/08 (quarta-feira), às 11h, nossa equipe apresentou a estrutura do ensino e pesquisa nessa área e os programas de bolsas do DAAD voltados para as artes e abertos a brasileiros (e estrangeiros radicados no Brasil).

A sessão foi gravada e pode ser assistida aqui. Foram abordados dois programas do DAAD:

  • Bolsas de pós-graduação em áreas artísticas (especialização e Master) com quatro editais em 2020 | Detalhes aqui
  • Estadias de pesquisa em artes para professores universitários com incrições até 09/11/2020 | Detalhes aqui

Além das apresentações de nossos representantes, tivemos a participação de ex-bolsistas do DAAD, que puderam compartilhar suas experiências.

Entenda melhor o universo acadêmico alemão das artes

Na Alemanha, as chamadas Kunsthochschule têm uma origem distinta das universidades tradicionais, tanto em virtude da histórica divisão disciplinar entre arte e ciência, quanto devido à forte tradição prática do conhecimento produzido pelas artes.

A maioria das faculdades de arte se equiparam às universidades – com graduação, mestrado e doutorados no campo artístico-científico – e oferecem as condições para a realização de projetos de desenvolvimento artístico. Ao formarem jovens artistas e cientistas, a base pedagógica geralmente supõe que os estudantes precisam encontrar seu próprio trabalho criativo e identidade artística, porque a arte não pode ser ensinada; somente as técnicas, métodos e estratégias de pesquisa artísticas.

Como assistir aos webinários Treffpunk! DAAD:
1 - Acesse o link daad.reflact.com/artes_alemanha um pouco antes do horário do evento.
2 - Após o acesso, você será avisado(a) sobre a necessidade de instalar um plug-in para uso da plataforma Adobe Connect. É bem simples: basta seguir as instruções após clicar no link para fazer o download e a instalação do plug-in. Se estiver usando celular ou tablet, é preciso baixar o aplicativo (gratuito) do Adobe Connect antes do evento.
3 - Verifique se o áudio do seu dispositivo e sua conexão de internet estão funcionando bem e entre na sala virtual do Adobe Connect. Bom webinário!

Programa Treffpunk! DAAD - Artes

11h | Boas-vindas e introdução: Graziele Lautenschlaeger
11h10 | Oportunidades do DAAD na área de artes: Miguel Flores
11h30 | Entrevistas com DAAD-Alumni (ex-bolsistas):
Pedro Henrique Risse (mestrado pela UdK Berlin)
Giselly Brasil (doutorado-sanduíche na Uni Gießen)
12h | Roda de conversa: perguntas e respostas