Profa. Dra. Nicola McLelland e Profa. Dra. Marceli Aquino, premiadas pelo DAAD

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) concedeu o prêmio Jacob e Wilhelm-Grimm 2020 à professora e germanista Dra. Nicola McLelland, da Grã-Bretanha. A premiação inclui uma categoria de fomento a jovens pesquisadores, que neste ano colocou o Brasil em destaque: a Profa. Dra. Marceli Aquino, professora e germanista atuante na Universidade de São Paulo (USP), recebeu o reconhecimento do DAAD. Além dos prêmios no valor de 10.000 e 3.000 euros, as pesquisadoras serão contempladas com uma estadia de pesquisa na Alemanha.

As ganhadoras do prêmio nos mostram de maneira especial a diversidade de configurações que a área de Germanística pode assumir. Por meio de seus entusiasmantes e muito variados interesses de pesquisa, as professoras Dra. McLelland e Dra. Aquino demonstram a valiosa contribuição científica da Germanística internacional para a disseminação da língua e cultura alemãs. "Com seu engajamento no trabalho, elas incentivam, ao mesmo tempo, o intercâmbio entre culturas”, diz o presidente do DAAD, Prof. Dr. Joybrato Mukherjee.

A Profa. Dr. Nicola McLelland leciona língua alemã e história da linguística na Universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha, e acompanha com sua abordagem científico-histórica o desenvolvimento do ensino da língua alemã para estrangeiros desde 1500 na Grã-Bretanha. McLelland destaca-se no meio da Germanística britânica e internacional por sua ampla atuação como pesquisadora em diferentes áreas da linguística de língua alemã. Atenta aos efeitos de seu trabalho na sociedade, é notável também seu engajamento na disseminação dos conteúdos de sua pesquisa na esfera pública, tanto em veículos tradicionais quanto nas mídias sociais. Ela mantém ativa uma grande rede relacionada a outras Filologias, à Linguística e à História da Ciência. O prêmio Grimm concedido à Nicola McLelland demonstra que a Germanística moderna também possibilita variadas conexões de alta relevância acadêmica.

A Profa. Dra. Marceli Aquino também já vislumbra amplas possibilidades de estudo e pesquisa. Desde 2019 ela leciona Língua Alemã e Linguística na USP, uma das mais prestigiadas universidades do Brasil. Marceli Aquino dedica-se à investigação da comunicação intercultural no campo Alemão-Português em suas aulas de língua estrangeira no Brasil. Ao longo de sua carreira acadêmica, ela sempre se preocupou em estabelecer conexões entre diferentes áreas. Além disso, trabalha ativamente de forma contrastiva e se envolve ativamente em variados projetos de pesquisa. Assim, a pesquisadora conseguiu interligar resultados das áreas de Germanística, Alemão como Língua Estrangeira e Português como Língua Estrangeira de forma impressionante e inovadora.

Por conta da pandemia de Covid-19, a entrega oficial do prêmio Grimm foi adiada e será realizada em 2021, durante o Congresso das Associações Internacionais de Germanistas, em Palermo, na Itália.

O prêmio Jacob- e Wilhelm-Grimm

Com essa premiação, o DAAD homenageia pesquisadoras e pesquisadores estrangeiros, que, para além de seu desempenho profissional na área, se engajam de forma especial na cooperação internacional nas áreas de Germanística e Alemão como língua estrangeira. O júri é composto pelo conselho de Germanística do DAAD, que orienta o DAAD em todos os assuntos relacionados ao fomento da Germanística e da Língua Alemã nas universidades. As premiações são financiadas com verbas do Ministério das Relações Exteriores (AA).

Confira aqui esta matéria em alemão.