O Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha CAPES/DAAD, fruto da parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferece três modalidades para os interessados em realizar essa etapa da carreira acadêmica na Alemanha: Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche com Cotutela. O DAAD oferece, ainda, uma quarta modalidade: Doutorado Sanduíche Curto.

O novo edital (17/2020) está disponível aqui. Os interessados podem se candidatar até as 17h do dia 16/10/2020 (horário oficial de Brasília). Todos os detalhes da chamada estão disponíveis na página do programa no site da CAPES, em que se encontram também o calendário e os anexos do edital. O projeto de pesquisa deverá ser apresentado seguindo este modelo. Este documento em português resume os requisitos, benefícios para os bolsistas DAAD e a documentação exigida dos candidatos.

No dia 23/09, o DAAD realizou uma sessão informativa online para tirar as dúvidas dos candidatos ao programa de bolsas de doutorado na Alemanha. O webinário foi gravado* e pode ser assistido aqui. Já no dia 28/09, às 18h, nosso programa de doutorado foi  o assunto de uma live do canal Partiu Intercâmbio, no YouTube.


Mais informações sobre cada modalidade oferecida pelo DAAD podem ser verificadas nos seguintes links:

  • Doutorado Pleno (Doctoral Programmes in Germany) | Link
  • Doutorado Sanduíche ou Doutorado Sanduíche com Cotutela - (Bi-nationally Supervised Doctoral Degrees / Cotutelle) | Link
  • Doutorado Sanduíche Curto (One-Year Grants for Doctoral Candidates) | Link

*Como assistir ao webinário na plataforma Adobe Connect:
Após acessar o link, você será avisado(a) sobre a necessidade de instalar um plug-in para uso doAdobe Connect. É bem simples: basta seguir as instruções após clicar no link para fazer o download e a instalação do plug-in. Se estiver usando celular ou tablet, é preciso baixar o aplicativo (gratuito) do Adobe Connect.