Com uma média de mais de mil estudantes e pesquisadores brasileiros sendo financiados anualmente, o DAAD no Brasil deseja dar espaço aos seus bolsistas e ex-bolsistas para contarem suas histórias e experiências acadêmicas na Alemanha. São elas que dão vida à nossa campanha brasiliDAAD e mostram a diversidade de pessoas e campos de pesquisa construindo pontes entre os dois países. Uma série de vídeos e um sorteio de kits de brindes exclusivos do DAAD são as primeiras ações da campanha.

Você é bolsista ou ex-bolsista do DAAD? Participe da campanha e conte sua história em um breve vídeo. Será um prazer compartilhá-la em nossos canais! Afinal, o DAAD Brasil se orgulha muito dos feitos e conquistas dos seus bolsistas. Confira as instruções para o envio do vídeo ao final desta matéria.

O sorteio brasiliDAAD distribuirá brindes entre os bolsistas e ex-bolsistas que enviarem seu vídeos até 13 de novembro. Serão sorteados itens exclusivos do DAAD, como bolsas, pen drives, cadernos e muito mais! Você não é bolsista nem ex-bolsista do DAAD, mas não quer ficar de fora? Não se preocupe, você pode participar respondendo ao formulário do sorteio brasiliDAAD aqui e seguindo os perfis do DAAD no Facebook e no YouTube. O prazo nesse caso é o mesmo: 13 de novembro. Após a confirmação de envio do formulário você estará participando do sorteio.

Serão sorteadas duas pessoas entre os bolsistas e ex-bolsistas que enviarem o vídeo e outras duas entre aquelas que responderem ao formulário, somando quatro contemplados. O resultado do sorteio será divulgado na nossa página do Facebook no dia 17 de novembro, então, fiquem atentos!


Instruções para envio dos vídeos
O depoimento deve ser enviado em formato de vídeo, com duração de até três minutos para o e-mail: daadrj@gmail.com. Gostaríamos de saber como a experiência na Alemanha, viabilizada pela bolsa de estudo/pesquisa do DAAD, impactou sua formação profissional e sua trajetória pessoal. A ideia do relato é que você se sinta confortável como num bate-papo informal, compartilhando um pouco da sua temporada alemã. Se quiser nos enviar fotos ou vídeos breves da sua estadia na Alemanha, podemos incluí-lo(s) na edição do vídeo. Não há um roteiro a ser seguido, mas sugerimos que cite os pontos abaixo:

  • Nome do programa do DAAD;
  • área de estudo/pesquisa;
  • período da estadia na Alemanha;
  • cidade e universidade onde estudou/pesquisou;
  • ponto alto da experiência na Alemanha ou principal impacto da bolsa em sua vida.

Recomendações técnicas:

  • Caso o vídeo seja gravado pelo celular, recomendamos que grave com o aparelho na horizontal.
  • Procure gravar num local silencioso e com boa luminosidade.
  • Evite fundos muito claros para você não aparecer com pouca luz na filmagem.

Os depoimentos coletados serão divulgados por meio dos perfis do DAAD Brasil no Youtube e no Facebook. Siga-nos e acompanhe todas as incríveis jornadas dos ex-bolsistas e bolsistas do DAAD. Se você ainda não for um(a) deles(as) pode se inspirar com os relatos sobre programas de intercâmbio que já impactaram a vida de milhares de brasileiros.