Jochen Hellmann (DAAD) e Virgílio Almeida (UnB) se cumprimentam após a assinatura do acordo de cooperação

A cooperação acadêmica Brasil-Alemanha ganhou um importante reforço na capital do país: foi assinado no dia 30/11/2020 um acordo de cooperação entre o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Universidade de Brasília (UnB). A nova parceria viabilizará a criação de um posto de professor visitante na UnB na área de língua alemã, além de fomentar as relações culturais entre Brasil e Alemanha.

A assinatura do acordo foi realizada na Embaixada da Alemanha, em Brasília, e reuniu o diretor de Assuntos Internacionais da UnB, Virgílio Almeida, o embaixador alemão, Heiko Thoms, e o diretor do DAAD no Brasil, Jochen Hellmann.

Virgílio Almeida comemorou a possiblidade de ampliar a oferta de aulas de língua alemã: “Para a Universidade de Brasília, este acordo de leitorado com o DAAD é um alento para nossos esforços – em particular do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras – para oferecer mais oportunidades aos alunos da graduação e da pós-graduação que têm interesse em aprender alemão. A Alemanha é uma parceira histórica da UnB e, todos os anos, alunos e professores aproveitam nossos acordos para uma temporada de intercâmbio acadêmico em instituições alemãs. Atualmente, há 14 acordos vigentes, sendo quatro de cotutela (com as universidades Técnica de Ilmenau, Bielefeld e Duisburg-Essen). Esperamos que já no segundo semestre de 2021 novas turmas de língua alemã possam ser ofertadas para nossos estudantes”.

Hellmann e Almeida assinam o acordo na presença do embaixador alemão Heiko Thoms

O diretor do DAAD também expressou sua satisfação com o novo acordo: “Nós, do DAAD, há muito tempo desejávamos ser representados por um leitorado na capital do Brasil e, ao mesmo tempo, em uma universidade de tanto prestígio como a UnB. Por isso, estamos muito felizes que esse desejo agora pode se realizar”.

As principais tarefas do novo professor visitante serão: ensinar a língua alemã, ministrar cursos de cultura e literatura alemãs, e fomentar as relações culturais entre Brasil e Alemanha, no âmbito das várias unidades acadêmicas da UnB. O DAAD tem atualmente uma rede de sete professores visitantes em diferentes universidades federais no Brasil.