Com o novo projeto "AI@motion International", financiado pelo DAAD, o Aware Center da Universidade de Ciências Aplicadas de Ingolstadt (THI) está pronto para ampliar suas parcerias no Brasil. Com o objetivo de criar uma rede internacional de pesquisas interdisciplinares nas áreas de inteligência artificial (AI na sigla em inglês) e mobilidade a longo prazo, o consórcio está em fase de consolidação e busca novos parceiros na ciência e na indústria.

Para tal, serão organizados workshops de estratégia, conferências para networking e concursos de pesquisa com os países parceiros, como o Brasil, a China e a Finlândia. Os pesquisadores participantes receberão apoio financeiro individual para ajudar no desenvolvimento do consórcio internacional. Além disso, como forma de garantir a visibilidade internacional da rede de pesquisa, uma plataforma online será implementada, facilitando a colaboração e visibilidade dos trabalhos científicos. A ideia é aumentar a porcentagem de pesquisadores internacionais na THI a longo prazo.

Estudo de uma quarta dimensão em vista
O conceito "AI@motion International" foi criado pelo Aware Center da THI com o objetivo de fazer da instituição uma referência em mobilidade, o que será concretizado por meio do recentemente fundado THI Institute AImotion Bavaria. O presidente da THI, Prof. Dr. Walter Schober, enfatiza: "O trabalho em rede internacional é significativo para todos os campos de pesquisa, inclusive na área de inteligência artificial. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos parceiros brasileiros, chineses e finlandeses". Outro entusiasta da iniciativa é Munir Georges, professor de AI na área de fala e compreensão de texto da THI: "O pacto entre mobilidade e AI na THI é dedicado a pesquisar, entre outros temas, a mobilidade autônoma bidimensional e tridimensional de condução e pilotagem. No momento, nós estamos expandindo nossas atividades para o estudo de uma quarta dimensão e abrindo, também, perspectivas internacionais para nossos estudantes e pesquisadores".

A rede AI@motion International iniciou suas atividades em janeiro de 2021 sob a gestão científica do Vice-Presidente Dr. Hans-Joachim Hof e a gestão operacional da Anne-Sophie Kopytynski. O projeto é financiado pelo programa do DAAD HAW.International e conta com 400 mil euros de investimento para o período de dois anos.

Até o momento, o Brasil é representado no consórcio pela Universidade de São Paulo (USP). Para participar do projeto, pesquisadores no Brasil podem contatar a gestora operacional através do e-mail Anne-Sophie.Kopytynski@thi.de.

Para mais informações acesse o site da THI.