Pensando na criação e manutenção do contato entre universidades alemãs e estrangeiras, o DAAD financia viagens de grupos de estudantes para conhecer instituições na Alemanha relacionadas à sua área, sob a orientação de um(a) professor(a). O programa, chamado Studienreisen (Study Visits), tem três chamadas de inscrição por ano.

Com duração de sete a 12 dias, a viagem deve prever a visita a pelo menos duas universidades alemãs, tours relacionados ao tema de estudo e encontros informativos, podendo incluir atividades com empresas alemãs. Além de promover o contato entre estudantes e acadêmicos dos dois países, o programa do DAAD também busca oferecer aos participantes um panorama da vida cultural, política e econômica na Alemanha.

A candidatura deve ser apresentada por um(a) professor(a) universitário(a) e pode ter a participação de até 15 estudantes que tenham concluído ao menos um semestre do curso universitário. O grupo deve ter o mesmo nível de proficiência no idioma escolhido para o programa da viagem (alemão ou inglês). Entre os requisitos, está ainda a apresentação de um plano detalhado do projeto de viagem e respectivo cronograma.

Saiba mais sobre esse subsídio a viagens de grupo e os prazos de inscrição no site do DAAD (link em inglês).

Como inspiração, confira o registro da viagem de estudos realizada em Berlim por um grupo de estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).