O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) concede bolsas de estudos para cursos de pós-graduação na Alemanha em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt) nas seguintes áreas: Arquitetura, Artes Cênicas/Dança, Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema, e Música. Podem se candidatar à bolsa estudantes que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira, e também recém-formados com título de bacharelado/licenciatura ou mestrado.

O objetivo é viabilizar estudos adicionais nas áreas mencionadas, com a possibilidade de obter ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. Os selecionados receberão bolsa mensal de 861 euros pelo período de 10 a 24 meses, dependendo do curso escolhido, passagem aérea e seguro-saúde.

Este resumo da chamada em português apresenta um panorama dos benefícios, requisitos e detalhes sobre o processo de inscrição. Não deixem de verificar as orientações completas do edital da área desejada nos links abaixo (em inglês).

Os interessados devem escolher a(s) instituição(ões) de sua preferência e se candidatar ao(s) curso(s) desejado(s) diretamente junto à instituição para o semestre 2022/23. Paralelamente, deve ser feita a candidatura no portal do DAAD para a bolsa de estudos. Os prazos de inscrição à bolsa em cada área são os seguintes:

O portal do DAAD abre as inscrições cerca de seis semanas antes do encerramento do respectivo prazo.

Envio do portfólio em nova plataforma

A chamada de 2021 traz uma novidade: os portfólios devem ser enviados por meio do upload na plataforma DAAD Media Database. Após realizada a inscrição no DAAD Portal, os candidatos receberão um link para fazer o upload do portfólio. É importante que fiquem atentos aos prazos para o envio do material, como descrito no já mencionado resumo da chamada em português. Consulte neste link orientações (em inglês ou alemão) sobre a montagem do portfólio de cada área.

Normalmente os candidatos de Arquitetura devem enviar por correio para o DAAD na Alemanha uma carta de recomendação de um(a) professor(a) de uma instituição de ensino superior brasileira. Excepcionalmente nesta chamada, devido à pandemia de Covid-19, a carta de recomendação não será obrigatória. Os candidatos que possam enviar a carta devem fazê-lo até o dia 30/09/2021.

Estudantes que já estejam matriculados no primeiro ano de um curso de mestrado na Alemanha podem se candidatar à bolsa para o segundo ano do curso. Caso contemplados, no entanto, não será permitido solicitar uma prorrogação da bolsa.

O nível de conhecimento de alemão deve ser no mínimo B1. No caso do inglês, o nível exigido dos candidatos é definido pelo(a) professor(a) orientador(a) ou por normas da universidade.