O Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha CAPES/DAAD, fruto da parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferece três modalidades para os interessados em realizar essa etapa da carreira acadêmica na Alemanha: Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche com Cotutela. O DAAD oferece, ainda, uma quarta modalidade: Doutorado Sanduíche Curto.

O novo edital (11/2021) foi lançado e pode ser acessado aqui. Os interessados devem se candidatar até as 17h do dia 30/09/2021 (horário oficial de Brasília). Serão concedidas até 45 bolsas de doutorado na Alemanha nas diferentes modalidades.

Todos os detalhes da chamada estão disponíveis na página do programa no site da CAPES, em que se encontram também o calendário e os anexos do edital. O projeto de pesquisa deve ser apresentado seguindo este modelo. Este documento em português resume os requisitos, benefícios para os bolsistas do DAAD e a documentação exigida no processo de candidatura.

Mais informações sobre cada modalidade oferecida pelo DAAD podem ser verificadas nos seguintes links:

  • Doutorado Pleno (Doctoral Programmes in Germany) | Link
  • Doutorado Sanduíche ou Doutorado Sanduíche com Cotutela – (Bi-nationally Supervised Doctoral Degrees / Cotutelle) | Link
  • Doutorado Sanduíche Curto (One-Year Grants for Doctoral Candidates) | Link

Após o lançamento do edital de 2020, o DAAD realizou uma sessão informativa online para tirar as dúvidas dos candidatos ao programa de bolsas de doutorado na Alemanha. O webinário foi gravado* e pode ser assistido aqui (há poucas diferenças para o edital de 2021). Quando realizarmos novo evento online, disponibilizaremos o conteúdo aqui nesta mesma página.

*Como assistir ao webinário na plataforma Adobe Connect:
Após acessar o link, você será avisado(a) sobre a necessidade de instalar um plug-in para uso doAdobe Connect. É bem simples: basta seguir as instruções após clicar no link para fazer o download e a instalação do plug-in. Se estiver usando celular ou tablet, é preciso baixar o aplicativo (gratuito) do Adobe Connect.