Entre os dias 10 e 19 de junho, acontece a 6ª edição da Semana da Língua Alemã. Organizado pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Suíça e Luxemburgo, o evento oferece um amplo panorama sobre a língua e cultura alemãs, além de apresentar possibilidades de estudo em cada um dos países participantes.

O DAAD marcará presença mais uma vez, oferecendo diversas atividades presenciais pelo Brasil e online, realizadas por nossos professores visitantes de língua alemã e parceiros. A programação inclui, naturalmente, eventos culturais, por exemplo, os organizados pelos leitorados de língua e cultura alemãs do DAAD em Belém e Fortaleza, onde funcionam a Casa de Estudos Germânicos (CEG) e a Casa de Cultura Alemã, respectivamente.

Nesta tabela é possível conferir toda a programação preparada especialmente para a Semana da Língua Alemã! Abaixo seguem alguns exemplos de atividades previstas:

• Rio de Janeiro (evento presencial)
10/06, às 18h30 | Lançamento do livro “Papa Hamlet”
> Goethe-Institut Rio de Janeiro | Rua do Passeio, 62/1º andar – Centro
Link para inscrição aqui.
Publicado em 1889, o livro consiste em três novelas: “Papa Hamlet”, “O Primeiro Dia de Escola” e “Uma Morte”, “ficcionalmente” traduzidas do norueguês para o alemão. Esse é um dos experimentos literários mais radicais do poeta alemão Arno Holz, que faz uso de uma técnica de narração chamada de estilo imediato. Trata-se de uma narrativa em tempo real, na qual o tempo narrado e o tempo da narrativa praticamente coincidem. O evento contará com a presença dos tradutores Douglas Pompeu e Mário Gomes.

• Brasília (evento presencial)
11/06, das 14h às 17h | Palestra “Estudar na Alemanha” e estande informativo
> Goethe-Institut Brasília
Serão oferecidas informações sobre como “Estudar na Alemanha” e formas de acesso a uma universidade alemã na palestra marcada para 15h, seguida de atividade de conversação (Deutsch-Café). Entre 14h e 15h, haverá atendimento ao público no estande do DAAD.

• Fortaleza (evento presencial)
13/06, às 18h | “Crônica trifft Kurzprosa”: oficina de escrita criativa com Yvonne Miller

> Sala de Interarte/Casa de Cultura Alemã | Av. da Universidade, 2783 – Benfica
Inscrições aqui.
A crônica é um gênero literário de prosa curta que tem a vida cotidiana como tema principal. Na oficina, vamos rever algumas características desse gênero e realizar exercícios de escrita criativa. No final você poderá escrever uma crônica em alemão, concorrer a um prêmio e ter seu texto publicado. O resultado do concurso será anunciado no dia 19/06. A oficina será em português e alemão, sendo necessário o nível A2 de proficiência em alemão.

• Fortaleza (evento presencial)
14/6, 8h às 11h40 | Série de palestras sobre diversos temas com alunos e docentes do curso de graduação Letras-Alemão da Universidade Federal do Ceará (UFC)

> Sala Interarte, Av. da Universidade, 2683 – Benfica
Também realizada na Casa de Cultura Alemã (UFC) , a série de palestras apresentará os temas “Uma nova visão do autismo através da filosofia alemã”, “Austriacismos no cotidiano vienense”, “Por que ler Biedermann und die Brandstifter hoje?” e “Passeio pelas épocas literárias”.

• Atividade online
14/6, às 15h às 17h | Roda de Literatura em Tradução: A narrativa de Judith Hermann
> Inscrições aqui (até 12/06)
A Casa de Estudos Germânicos (CEG) e o Projeto de Pesquisa “Mobilidades literárias” convidam a todxs para uma roda de leitura em que nos reuniremos em torno de um texto da escritora alemã Judith Hermann.  Convidamos a todxs para participar dessa experiência literária compartilhada. Não é necessário conhecimentos de língua alemã para estar conosco.
Tradutora convidada: Fernanda Boarin Boechat
Moderadora: Rebecca Gramlich

• Atividade online
15/6, às 10h30 | “Por que aprender alemão?” (Parte I)
> Link para transmissão aqui.

Nessa live (primeira parte de “Por que aprender alemão?”) apresentaremos os principais motivos para aprender o idioma, incluindo perspectivas profissionais, estadias de pesquisas ou estudo na Alemanha. Em seguida, vamos passar a palavra para estudantes de Letras Alemão de várias universidades brasileiras, que informarão, entre outros, sobre os seus estudos e as suas experiências com a língua e cultura alemãs. Vocês poderão interagir com os estudantes convidados e com o DAAD.

• Belo Horizonte (evento presencial)
15/6, às 16h | Stammtisch – encontro de alemão
> Sala 4801, FALE (UFMG) | Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha.
Durante o “Stammtisch” na UFMG, você terá a oportunidade de praticar a língua alemã e conhecer novas pessoas. A expressão “Stammtisch” se refere a uma mesa reservada para um grupo de pessoas que tem o costume de se reunir para conversar, beber e jogar, por exemplo.

• Atividade online
17/6, às 10h30 | “Por que aprender alemão?” (Parte II)
> > Link para transmissão aqui.
Na segunda parte de “Por que aprender alemão?”, iniciaremos o evento com uma entrevista com pessoas de diversas áreas de conhecimento que estudaram ou pesquisaram na Alemanha. Falaremos, entre outros, sobre a vida estudantil no país, as universidades e as experiências com a cultura e língua alemãs. Em seguida, informaremos sobre as bolsas do DAAD. Vocês terão a oportunidade de tirar as suas dúvidas quanto às possibilidades de estudar e pesquisar na Alemanha.

Confira a programação completa no site da Semana da Língua Alemã!