Inhalt

Encontro incentiva formação de rede de estudantes de Germanística

© DAAD

Com o objetivo de incentivar o networking entre estudantes das áreas de Germanística, Alemão como Língua Estrangeira e Tradução, o evento “DAAD-Nachwuchsakademie Germanistik und DaF in Brasilien 2024” será realizado de forma híbrida nos meses de abril e maio, com treinamento virtual e workshops presenciais no Rio de Janeiro.

São oferecidas 15 vagas e é possível se candidatar até o dia 15/03/2024 por meio deste link.

Com organização dos professores visitantes de língua alemã do DAAD no Brasil, o encontro tem como público-alvo estudantes das áreas citadas com interesse em realizar um mestrado ou uma pós-graduação ligada à Germanística, desenvolver um projeto de pesquisa ou praticar o alemão como língua científica. A reflexão sobre as perspectivas profissionais e acadêmicas também fará parte do programa.

A primeira fase do projeto será conduzida de forma virtual, nos dias 05, 06, 12 e 13 de abril, e enfocará principalmente o tema “Alemão como Língua Científica”. Serão oferecidas aulas e oficinas de treinamento aos participantes.

A segunda parte ocorrerá de forma presencial na cidade do Rio de Janeiro, do dia 2 a 5 de maio. O encontro promoverá o networking entre os estudantes e oficinas de projetos de pesquisa em grupo, além de aconselhamento individual sobre oportunidades de intercâmbio, bolsas de estudo e orientação profissional.

O programa inclui subsídio para a viagem e hospedagem no Rio de Janeiro, além de certificado de participação. Para se inscrever é necessário estar pelo menos no terceiro ano de graduação de Letras – Alemão, ter conhecimento de nível B1 da língua alemã e bons resultados acadêmicos.

Mais detalhes sobre o programa podem ser encontrados neste pdf em alemão.