DAAD suspende programas de bolsas em razão de ajustes financeiros

Programas do DAAD oferecidos no Brasil que não terão mais chamadas:
- Estadias de pesquisa para professores e cientistas
- Apoio para viagens de grupos de estudantes (Studienreisen/Study Visits)
Entre os 13 programas mantidos para o público brasileiro, três não terão chamadas em 2025:
- Hochschulwinterkurs
- Estadias de pesquisa para professores de artes e arquitetura
- Estadias de pesquisa para ex-bolsistas do DAAD
Os programas de fomento à pesquisa bilateral Probral (em parceria com a Capes) e Propasp (em parceria com Fapesp) terão chamadas apenas para renovação de projetos em 2025. Para 2026 estão previstas chamadas para seleção de novos projetos de pesquisa.
No que se refere ao apoio a ex-bolsistas, o programa Fachliteraturprogramm, que viabilizava a aquisição de livros, não será mais oferecido a ex-bolsistas de programas financiados com verbas do Ministério Federal das Relações Exteriores (AA).
É importante ressaltar que a oferta de programas de bolsas do DAAD no Brasil segue ampla e pode ser consultada aqui (organizada de acordo com a fase da carreira acadêmica).
Comunicado do DAAD sobre o ajuste financeiro
“Atualmente o DAAD está enfrentando grandes desafios financeiros: ele se depara com uma elevação acentuada dos custos na Alemanha e no mundo todo, por exemplo, com gastos de pessoal, TI e aluguel. Além disso, as taxas de bolsas de estudo e os custos complementares subiram 34% nos últimos dez anos, sem que houvesse uma compensação desses aumentos no orçamento do DAAD. A elevação desses custos exige medidas efetivas para que o trabalho se mantenha viável. Dessa forma, o DAAD lançou um programa de consolidação, que levou infelizmente ao corte de programas de bolsas de estudo. Lamentamos muito esse fato, mas esperamos que isso permita que o DAAD, no ano de seu centenário, se prepare para assumir no futuro uma posição à prova de crises”, afirmou o presidente do DAAD, Prof. Dr. Joybrato Mukherjee, em Bonn.
As informações completas sobre o ajuste financeiro do DAAD estão disponíveis neste comunicado em alemão e inglês.