DAAD e Embaixada da Alemanha realizam o '1st Science Diplomacy Talk - Global Health in a Changing World'

Após a abertura do evento com representantes da Embaixada Alemã e do DAAD às 17h30, o evento terá a palestra (key note speech) “Science Diplomacy: Concepts and Perspectives on Global Challenges” da Profa. Dra. Veronika Wittmann, professora associada de Estudos Globais na Faculdade de Ciências Sociais e Econômicas da Universidade Johannes Kepler de Linz, da Áustria. Suas áreas de pesquisa incluem Diplomacia Científica, Desenvolvimento Sustentável, Sociedade Mundial, Política Global e Estudos Culturais (veja seu perfil completo abaixo).
Em seguida haverá um painel de discussão sobre o tema “Global Health in a changing World: How Science enables Diplomacy”, com a participação de representantes da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Médicos Sem Fronteiras e Ministério da Saúde:
- Profa. Dra. Laura Kemmer, titular da Cátedra Martius Alemanha-Brasil de Humanidades e Sustentabilidade, mantida pelo DAAD na USP
- Dr. Marcelo Pelajo, chefe do Laboratório de Medicina Experimental e Saúde/IOC e assessor da da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz
- Olivier Fontan, Ministro Conselheiro da Embaixada da França no Brasil
- Prof. Dr. Fabiano Tonaco Borges, assessor técnico para Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia em Saúde do DECIT/SECTICS do Ministério da Saúde e pesquisador do Instituto do Complexo Econômico-Industrial da Saúde – iCEIS da UFPE
- Dra. Rachel Soeiro, Head of Hub for the Americas – Access to Products for Healthcare da Médicos Sem Fronteiras
A moderação será feita pela Profa. Wittmann. Os debates serão encerrados às 20h e seguidos por uma recepção. A língua do evento será o inglês.
O evento marca o 100º aniversário do DAAD e dá início a uma série de Science Diplomacy Talks, que buscará explorar como a colaboração científica não apenas impulsiona soluções inovadoras para a saúde global e as crises climáticas, mas também promove a cooperação internacional em um mundo polarizado. Não perca a oportunidade de comemorar um século de intercâmbio acadêmico e, ao mesmo tempo, participar de uma discussão instigante com líderes em ciência, saúde e diplomacia. A participação é gratuita, mas é necessário inscrever-se com antecedência aqui.
Evento 1st Science Diplomacy Talk – Global Health in a Changing World
Palestrante principal: Veronika Wittmann (Universidade Johannes Kepler de Linz, Áustria)
Palestrantes da USP, Fiocruz, Médicos Sem Fronteiras e outras organizações
Local: Embaixada da Alemanha, Brasília
Data: 28 de abril de 2025
Horário: 17h30 às 21h30
Breve perfil da key note speaker: Veronika Wittmann
Veronika Wittmann é professora associada de Estudos Globais na Faculdade de Ciências Sociais e Econômicas da Johannes Kepler University Linz (JKU), Áustria. Suas áreas de pesquisa incluem Diplomacia Científica, Desenvolvimento Sustentável, Sociedade Mundial, Política Global e Estudos Culturais.
Com doutorado pela Austrian Academy of Science, a Profa. Wittmann foi pesquisadora visitante no Institute for Human Sciences em Viena, na Áustria, e no Institute for Ibero-American Studies em Hamburgo, na Alemanha. Além de construir uma sólida carreira acadêmica, a Profa. Wittmann trabalhou na Organização das Nações Unidas no Equador e conduziu pesquisas de campo em vários países da África. Entre as premiações recebidas por ela estão: Austrian Sociological Society Science Award pela melhor dissertação em 2004; Dr. Leopold Kunschak Science Prize 2003; Kepler Science Prize 2002; e Science Award of the Dr. Maria Schaumeyer Foundation 2002.
Veronika Wittmann ocupou a liderança nacional austríaca para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 (Parcerias e Meios de Implementação) na UniNEtZ (Universities and Sustainable Development Goals) de 2019 a 2021. Ela é representante da JKU no Global Studies Consortium desde 2014, bem como na Africa-UniNet – a rede das instituições de ensino superior e pesquisa na Áustria e em todos os países do continente africano desde 2020.
Em 2023, ela foi indicada como uma das especialistas pela Comissão Europeia para contribuir com os Grupos de Trabalho de Diplomacia Científica da UE para desenvolver uma futura estrutura europeia nessa área. Ela foi copresidente do Grupo de Trabalho 3: Fortalecimento da diplomacia científica nas delegações e embaixadas da UE e dos Estados-Membros e promoção do alcance global da diplomacia científica da UE.