DAAD Brasil cria representação no Nordeste

A escolha do Nordeste se deu por alguns motivos, como explica a diretora do DAAD Brasil, Katharina Fourier: “O Brasil é um país muito grande e sentíamos a necessidade de criar mais uma forma de representação em outra região além do Sudeste. Queremos ampliar o número de bolsistas nos estados do Nordeste, bem como do Norte, além de fortalecer a cooperação dessas regiões brasileiras com instituições alemãs em ciência, inovação e desenvolvimento sustentável. Vemos muito potencial”.
Reseda Streb acredita que a nova representação intensificará a cooperação entre o DAAD e as universidades do Nordeste, formando uma espécie de ponte entre a região e a Alemanha: “Esperamos promover o interesse e o intercâmbio em ambas as direções. A UFC é uma parceira de longa data do DAAD, pois abriga, há mais de 60 anos, o primeiro leitorado de língua alemã do Brasil e desempenha, como o Ceará, um papel estratégico na região, por exemplo, na área de energias renováveis”.
A representação do DAAD na UFC funcionará na Prointer, localizada no 5º andar do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus Pici. O atendimento estará disponível tanto para a comunidade acadêmica da UFC, quanto para outras instituições de ensino superior e parceiros acadêmicos da região.

Casa cheia para a inauguração
Com forte presença da comunidade acadêmica da UFC e convidados externos, a cerimônia de lançamento oficial do escritório aconteceu no auditório do CEI e contou com uma mesa-redonda sobre experiências de intercâmbio com a Alemanha. A universidade foi representada pela vice-reitora, Diana Azevedo, e pelo Pró-Reitor Adjunto de Inovação e Relações Interinstitucionais, Rodrigo Rego.
Para Katharina Fourier, a inauguração foi um momento histórico para o DAAD no Brasil: “Vários representantes do meio acadêmico, político, administrativo e da sociedade civil presentes no evento enfatizaram de forma impressionante a importância desse novo ponto de contato para o Nordeste. A cordialidade e o grande comprometimento da universidade e de toda a comunidade acadêmica mostraram como é forte o potencial de cooperação científica na região. Para mim, pessoalmente, foi emocionante vivenciar o entusiasmo, a abertura e a confiança no futuro com que fomos recebidos em Fortaleza”.
Entre os palestrantes e na plateia havia professores e estudantes de várias áreas, como Germanística, Engenharia, Tecnologias da Comunicação e Oceanografia. Estiveram presentes à cerimônia Raimundo Costa, presidente da Funcap; Felix Sterr, cônsul-adjunto de Recife; Marlene Pinheiro, cônsul honorária da Alemanha; Kendra Rothbrust de Lima, cônsul honorária da Áustria; e Mônika da Silva-Marte, cônsul honorária da Suíça.