Mesmo sendo possível estudar na Alemanha completamente em inglês, vale a pena envolver-se com um idioma tão interessante quanto o alemão. Aprender alemão significará conhecer a Alemanha de forma mais completa.

No Brasil já há uma grande ofertas de cursos. O Goethe-Institut está instalado em cinco capitais brasileiras, universidades públicas e particulares oferecem a opção do aprendizado do idioma e, além disso, há uma série de cursos de alemão espalhados pelo país.

O DAAD costuma exigir o Test OnDaF de seus candidatos a bolsas de estudos, mas o exame comumente solicitado pelas universidades alemãs é o TestDaF.

Desde 2016, está sendo desenvolvido no Brasil o projeto-piloto Idioma sem Fronteiras – Alemão, programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o DAAD.

Idioma sem Fronteiras - Alemão
Dez universidades brasileiras participam da fase inicial do programa Idioma sem Fronteiras desenvolvido pelo MEC em parceria com o DAAD. A fase piloto irá até 2018. São oferecidos 21 cursos, sendo 18 para iniciantes. No total, há 388 estudantes matriculados. Os cursos são oferecidos a distância com tutorial on-line de três meses. Para o nível A1.1 há tutoriais presenciais ministrados por bolsistas brasileiros em conjunto com os German Teaching Assistants (programa GTA, da Capes e do DAAD). Para saber mais: http://isf.mec.gov.br/

Goethe-Institut
O Goethe-Institut e.V. é o instituto cultural da Alemanha, cuja missão central é promover o conhecimento da língua alemã mundo afora e promover a cooperação cultural internacional. No Brasil, estão localizadas cinco filiais do Goethe-Institut: em Curitiba, em Porto Alegre, no Rio de Janeiro, em Salvador e em São Paulo, além do Centro Goethe em Brasília.
Outras opções para o aprendizado do alemão são as sociedades culturais em Belém, Blumenau, Fortaleza, Joinville, Recife e São Bento do Sul.
Além das sedes do Goethe-Institut no Brasil, outras instituições são credenciadas para aplicar os exames de proficiência de alemão, como os locais apresentados nesse site: https://www.goethe.de/ins/br/pt/sta/koo/pfz.html.

Test DaF
O TestDaF é um exame linguístico de nível avançado. Engloba os níveis B2 e C1 da escala de seis níveis do Quadro Europeu Comum de Referência de Línguas (QECR). Confira a lista de locais credenciados: https://www.goethe.de/ins/br/pt/spr/prf.html.

Test OnDaF
O teste onDaF é um teste on-line da língua alemã, feito por meio do preenchimento de lacunas, que segue o C-Test-Prinzip (www.c-test.de). O teste onDaF mede a competência linguística e é indicado para nivelar os graus de aprendizado da língua alemã. O teste onDaF é referendado pelo Instituto TestDaF em Hagen/Alemanha. Informações gerais podem ser encontradas no site www.ondaf.de. No Brasil, há 25 instituições licenciadas para aplicação do Test OnDaF. A lista pode ser acessada no seguinte link: https://www.ondaf.de/ondaf/info/teilnahme.jsp.

Deutsche Welle
A Deutsche Welle oferece diversas informação na Alemanha via rádio, televisão e internet. Todo esse conteúdo está disponível tanto para estudantes quanto professores do idioma alemão. Há ainda uma seção dedicada ao aprendizado da língua, incluindo podcasts, vídeos e exercícios para todos os níveis de conhecimento. E o melhor, tudo gratuito.