Com as tecnologias de rede e informação cada vez mais presentes nas nossas vidas, é mais fácil do que nunca aprender uma língua. E o melhor: sem nem precisar sair de casa. A internet é uma fonte inesgotável de materiais - alguns de excelente qualidade e outros nem tanto.
Para facilitar sua busca e seus estudos, separamos aqui algumas das fontes mais promissoras para aprimorar seu alemão. Dividimos essas fontes em dois grupos: 1) Materiais institucionais, representando o governo alemão e com qualidade garantida; e 2) Sites livres, cuja qualidade não podemos garantir, mas que parecem promissores e com uma ampla variedade.

Fontes institucionais

Perfis oficiais

O DAAD tem parceria com diversas instituições e indivíduos que são professores certificados de alemão. Um exemplo é o caso dos nossos professores visitantes (Lektor*innen) - alemães e alemãs que lecionam nas universidades brasileiras e produzem material de qualidade disponível online. Você pode conhecer um pouco mais o trabalho deles nestes perfis do Instagram: @daadusp, @culturaalemafortaleza, @ceg_ufpa.

Goethe-Institut

O Goethe-Institut. é o centro de cursos e instituto cultural oficial da Alemanha, presente não só nas filiais distribuídas pelo Brasil, mas também no ambiente virtual e com material de excelente qualidade disponibilizado - e o melhor: 100% GRATUITO! Saiba mais aqui

Deutsche Welle

A Deutsche Welle é uma conhecida empresa pública de radiodifusão da Alemanha, que dedica uma parte de seu conteúdo online exclusivamente ao ensino de alemão. A oferta de material gratuito oferecido é bem abrangente, englobando desde os mais iniciantes (A1) até os alunos avançados (Nível C). Saiba mais aqui.

Fontes livres

A internet tem uma quantidade imensa de material para estudar quaisquer línguas existentes e inexistentes. Ainda que a qualidade não seja sempre garantida, o valor das fontes livres da internet não pode ser subestimado! Nós, por parte do DAAD, gostaríamos de estimular a aprendizagem do alemão e recomendar algumas das fontes que usamos no nosso trabalho diário. Achamos legal usar esse espaço para compartilhar algumas delas com vocês.
IMPORTANTE: Não nos responsabilizamos pela qualidade do material disponibilizado aqui. Uma parte deles está disponível apenas em inglês.