A Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus foi criada na Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para promover estudos relacionados à Alemanha e à União Europeia.
Selecionado pelo DAAD e aprovado pela USP, seu professor coordenador está à disposição para orientar estudos e pesquisas na área, bem como informar e aconselhar alunos e pesquisadores (principalmente no campo das ciências sociais) sobre estudos na Alemanha, programas de bolsa e cooperação em pesquisas.
A Cátedra teve início em 2001, quando o climatógrafo e professor alemão Dieter Anhuf firmou uma parceria entre o DAAD e o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) para o desenvolvimento de atividades ligadas à ecologia e para promover o intercâmbio entre Brasil e Alemanha. Por isso, o nome é uma homenagem ao médico e botânico alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868).
Com o passar do tempo, DAAD e USP resolveram redefinir a temática da Cátedra. Ainda se chama von Martius, mas agora está vinculada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e tem, a cada troca de titular, um professor das ciências humanas ou sociais.
Atividades atuais
O trabalho atual da professora Weiffen concentra-se nas seguintes áreas de atuação:
Eventos
A primeira área de atuação consiste em organizar congressos e workshops sobre temas alemães e europeus e/ou com a participação de professores convidados da Alemanha.
Eventos organizados em 2015:
Jornadas Europeias: De 9 a 11 novembro de 2015, foram organizados pela sétima vez as Jornadas Europeias, um seminário sobre questões da integração europeia, pelo Departamento de Direito Internacional e Comparado (DIN) na Faculdade de Direito e o professor visitante do DAAD vinculado ao DIN (Dr. Sven Korzilius) em parceria com a Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus.
Programa (pdf, 202,93 KB)- Evento "Thinking issues of governance, security and defense" in Latin America com o professor Detlef Nolte, Diretor do Institute of Latin American Studies, GIGA Hamburgo, 13 de novembro 2015: Palestra "Regional Governance in South America: Risks and benefits of overlapping intergovernmental organizations" e workshop para pós-graduandos e jovens pesquisadores (em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais - NUPRI)
Aulas
A segunda área de atuação consiste em dar aulas e ter contato com alunos a partir da apresentação de temas da ciência política europeia, relações internacionais, e estudos comparativos Europa - América Latina, principalmente para pós-graduandos.
Atividades curriculares:
- 2º semestre de 2015: Regiões e regionalismo na política mundial, disciplina na graduação no Instituto de Relações Internacionais
- 1º semestre de 2016: Respostas internacionais às crises humanitárias e às violações dos direitos humanos, disciplina da pos-graduação no Departamento de Ciência Política
Networking
Outra meta da Cátedra e a construção de um programa de pesquisa em Estudos Europeus.
Atividades desenvolvidas:
- Centro de Estudos Europa Contemporânea: Grupo de trabalho para a criação de um Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) na Universidade de São Paulo, com participação de professores do Instituto de Relações Internacionais, a Faculdade de Direito e os Departamentos de Sociologia, História e Ciência Política.
- Rede IESLA: A partir de 2016, a Cátedra Martius vai participar da rede IESLA (Estudos Europeus Interdisciplinares na América Latina, ver http://iesla.weebly.com/). Foi criado em 2015 por iniciativa da Cátedra Humboldt em Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Costa Rica, a Cátedra Humboldt no Colégio do México, e o Instituto de Estudos Europeus da Universidad del Norte (Colômbia) e é patrocinado pelo DAAD. O principal objetivo é contribuir para reforço, renovação e coordenação de Estudos Europeus em universidades latino-americanas, em cooperação com universidades europeias.
Professora catedrática
Prof. Dr. Brigitte Weiffen
Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus
Universidade de São Paulo
Departamento de Ciência Política
Casa de Cultura Japonesa
Av. Prof. Lineu Prestes, 159
05508-900 São Paulo – SP – Brasil
Tel: +55 11 2648 1370
e-mail: catedra_martiusdaad.org.br
Apresentação
Desde agosto de 2015, a Cátedra Martius é coordenada pela professora e cientista política alemã Brigitte Weiffen. Com formação em ciência política, sociologia e literatura espanhola e hispano-americana, possui mestrado pela Universidade de Bonn (2001) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de Tübingen (2009). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em temas na interseção de relações internacionais e política comparada. Seus interesses de pesquisa incluem o regionalismo comparativo, as organizações regionais e segurança regional, a democratização comparativa, direitos humanos e justiça de transição.
Histórico
2001 - 2005 Assistente de pesquisa no Departamento de Sociologia da Universidade de Bonn
2005 - 2007 Assistente de pesquisa no Instituto de Ciência Política da Universidade de Tübingen
2007 - 2008 Bolsista no programa de pesquisa "Desafios Globais", Universidade de Tübingen
2008 - 2014 Professora doutora no Departamento de Política e Administração Pública da Universidade de Konstanz
2011 - 2012 Fellow no Institute for Advanced Study da Universidade de Konstanz
2014 - 2015 Professora visitante no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo
Desde 2015 Titular da Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus na Universidade de São Paulo
Currículo: http://lattes.cnpq.br/8981527890223286
Endereço
-
Universidade de São Paulo
Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes 159
05508-900 São PauloTelefone: +55 11 2648 1370
E-mail: catedra_martiusdaad.org.br