Inhalt

Programa do DAAD financia visitas de estudos na Alemanha para grupos de universitários

© iStock

Pensando na criação e manutenção do contato entre universidades alemãs e estrangeiras, o DAAD financia viagens de grupos de estudantes para conhecer instituições na Alemanha relacionadas à sua área, sob a orientação de um(a) professor(a) universitário(a). O programa, chamado Studienreisen (Study Visits), tem três chamadas de inscrição por ano.

Com duração de sete a 12 dias, a viagem deve prever a visita a pelo menos duas universidades alemãs, tours relacionados ao tema de estudo e encontros informativos, podendo incluir atividades com empresas alemãs. Além de promover o contato entre estudantes e acadêmicos dos dois países, o programa do DAAD também busca oferecer aos participantes um panorama da vida cultural, política e econômica na Alemanha.

A candidatura deve ser apresentada por um(a) professor(a) de universidade pública ou reconhecida pelo Estado e pode ter a participação de até 15 estudantes que tenham concluído ao menos um semestre do curso universitário. O grupo deve ter o mesmo nível de proficiência no idioma escolhido para o programa da viagem (alemão ou inglês). Entre os requisitos, está ainda a apresentação de um plano detalhado do projeto de viagem e respectivo cronograma.

As chamadas ocorrem todos os anos, com os seguintes prazos de candidatura:

  • 01/02 (para viagens a serem realizadas entre 01/06 e 31/08);
  • 01/05 (para viagens a serem realizadas entre 01/09 e 28/02);
  • 01/11 (para viagens a serem realizadas entre 01/03 e 31/05 do ano seguinte).

Saiba mais sobre esse subsídio a viagens de grupo e os prazos de inscrição no site do DAAD (link em inglês).