COMUNICADO | O DAAD informa que infelizmente um corte orçamentário imprevisto levou à repentina necessidade de replanejar a concessão de bolsas em seus programas de estadias de pesquisa, financiados por verbas públicas federais. Assim, em 2022, não será possível conceder financiamento para os seguintes programas: 1 – Estadias de pesquisa para professores e cientistas; 2 – Estadias de pesquisa para professores de artes e arquitetura; 3 – Estadias de pesquisa para ex-bolsistas do DAAD; e 4 – Docências de curta duração.

Por esse motivo, a central do DAAD se viu obrigada a suspender a partir de 30/03/2022 as inscrições para esses programas, ainda sem previsão de reabertura de editais. As candidaturas anteriormente enviadas não poderão ser consideradas. A equipe do escritório regional do DAAD no Rio de Janeiro entende que essa mudança atinge vários interessados e candidatos dos programas, e espera em breve poder retomar a oferta de bolsas no âmbito das estadias de pesquisa.


Professores de artes e arquitetura vinculados a uma instituição de ensino superior no Brasil ganharam em 2020 uma nova forma de fomento do DAAD: um auxílio para estadias de pesquisa de um a três meses na Alemanha em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt). Os candidatos devem atuar como professores universitários em uma das seguintes áreas:

1 – Arquitetura
2 – Artes Plásticas/ Cinema/ Design/ Comunicação Visual
3 – Artes Cênicas/ Dança
4 – Música

Leia os detalhes do edital “Study Visits for Academics – Artists and Architectsaqui.

O objetivo do programa é fomentar a cooperação artística com as instituições alemãs anfitriãs. Uma mesma estadia pode ser realizada em diferentes instituições na Alemanha.

Os interessados devem escolher a(s) instituição(ões) de sua preferência e entrar diretamente em contato com elas. Depois, deve ser feita a candidatura ao auxílio de estadia no portal do DAAD. Esse auxílio só pode ser concedido uma vez a cada três anos.

Um resumo em português dos benefícios, requisitos e documentação exigida dos candidatos está disponível aqui.