Professores de artes e arquitetura vinculados a uma instituição de ensino superior no Brasil ganharam em 2020 uma nova forma de fomento do DAAD: é possível se candidatar a um auxílio para estadias de pesquisa de um a três meses na Alemanha em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt). Os candidatos devem atuar como professores universitários em uma das seguintes áreas:

1 - Arquitetura
2 - Artes Plásticas/ Cinema/ Design/ Comunicação Visual
3 - Artes Cênicas/ Dança
4 - Música

Leia os detalhes do edital "Study Visits for Academics - Artists and Architects" aqui.

O objetivo do programa é fomentar a cooperação artística com as instituições alemãs anfitriãs. Uma mesma estadia pode ser realizada em diferentes instituições na Alemanha.

Os interessados devem escolher a(s) instituição(ões) de sua preferência e entrar diretamente em contato com elas. Depois, deve ser feita a candidatura ao auxílio de estadia no portal do DAAD. Esse auxílio só pode ser concedido uma vez a cada três anos.

Um resumo em português dos benefícios, requisitos e documentação exigida dos candidatos está disponível aqui. A inscrição online deve ser feita pelo Portal do DAAD observando os seguintes prazos:

  • 09/11/2020 – para estadias entre 01/05/2021 e 31/01/2022
  • 01/04/2021 – para estadias entre 01/09/2021 e 30/04/2022
    (Prazo até a meia-noite de cada dia | horário CET).

O portal do DAAD abre as inscrições cerca de seis semanas antes do encerramento do respectivo prazo.