O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) é uma organização de fomento ao intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. Trata-se da maior instituição de financiamento de mobilidade acadêmica e científica. Somos uma associação sem fins lucrativos constituída por 241 instituições de ensino superior e 104 representações estudantis da Alemanha.

O DAAD oferece cerca de 250 programas de bolsas de estudos e de fomento à pesquisa, atua em mais de 60 países e apoia anualmente mais de 100 mil intercambistas (alemães e estrangeiros). Desde sua fundação, em 1925, o DAAD já beneficiou aproximadamente 2,6 milhões de pessoas.

O Brasil é o mais importante parceiro do DAAD na América Latina, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Estamos presentes no país com um escritório regional no Rio de Janeiro, atendimento em São Paulo e uma rede de professores visitantes (Lektoren) em oito universidades federais brasileiras. Existe, ainda, uma rede de professores da área de ensino de alemão nomeados pelo DAAD em diferentes instituições de ensino superior brasileiras (Ortslektoren).