Publicado em 06/08/2020 

As equipes do DAAD no Rio de Janeiro e em São Paulo oferecem regularmente orientação para interessados em estudos e pesquisa na Alemanha. A partir do dia 07/08/2020, faremos uma sessão de atendimento online uma vez por semana. O público poderá tirar suas dúvidas diretamente com representantes do DAAD sempre às quartas-feiras, entre 15h e 16h.

Os encontros se iniciam com uma breve introdução sobre o trabalho do DAAD no Brasil e a oferta de bolsas e programas. Em seguida, os representantes respondem ao vivo às perguntas enviadas pelo público por meio da ferramenta de chat.

Essa é uma iniciativa motivada pela pandemia de Covid-19 e que busca dar melhor continuidade ao nosso trabalho de atendimento ao público, que precisou ser interrompido no formato presencial. A nova forma de atendimento permitirá estender a interação a todo o território brasileiro. Aqui estão reunidos os links para os informes do DAAD sobre medidas ligadas à pandemia.

Como nossa equipe está trabalhando de forma remota, o telefone fixo do escritório regional do DAAD no Rio de Janeiro não está podendo ser usado para o atendimento ao público. Como alternativa temporária, disponibilizamos dois telefones celular para ligações convencionais ou ligações por Whatsapp (para evitar o custo da ligação interurbana) exclusivamente às terças e quintas-feiras, das 13h às 15h: (11) 93280-7861 ou (21) 98459-6605. Importante: não faremos atendimento por mensagem de Whatsapp, apenas por ligação.

Sugerimos que antes do atendimento online ou telefônico leia as informações no nosso site e possíveis editais relativos ao(s) programa(s) do seu interesse  para que possamos tirar as dúvidas que não tenham sido sanadas com a leitura do material disponível.

Dúvidas relativas a vistos e assuntos de viagem à Alemanha devem ser tratadas junto às representações diplomáticas alemãs no Brasil. Aqui é possível verificar os contatos e serviços da embaixada e dos quatro consulados.

Como acessar o atendimento online

Não será necessária inscrição prévia para participar do atendimento online, porém é preciso baixar um aplicativo ou plug-in do Adobe Connect. Veja como proceder a seguir:

1 - Acesse o link daad.reflact.com/atendimento um pouco antes do horário do atendimento.
2 - Após o acesso, você será avisado(a) sobre a necessidade de instalar um plug-in para uso da plataforma Adobe Connect. É bem simples: basta seguir as instruções após clicar no link para fazer o download e a instalação do plug-in. Se estiver usando celular ou tablet, é preciso baixar o aplicativo (gratuito) do Adobe Connect.
3 - Verifique se o áudio do seu dispositivo e sua conexão de internet estão funcionando bem e entre na sala virtual do Adobe Connect. Bom atendimento!

Outra opção: contato por e-mail

Como sempre, também é possível se conectar com nossa equipe por e-mail. Seguem abaixo os endereços disponíveis (endereço geral e específicos dos programas que têm e-mail próprio para atendimento):

Conheça valiosas fontes de informação

Aqui é possível ter um panorama das bolsas e programas oferecidos pelo DAAD no Brasil (para visitar o site da central do DAAD na Alemanha clique aqui). Pedimos a compreensão de que a implementação de qualquer bolsa depende dos desdobramentos da pandemia de Covid-19.

Já esta lista de sites pode ajudar a aprofundar a pesquisa sobre opções de cursos e bolsas na Alemanha, além de incluir links para cursos online gratuitos da língua alemã:

* Estudos superiores na Alemanha
www.study-in.de

* Informações para pesquisadores
www.research-in-germany.org
www.gerit.org
www.phd-germany.com
www.dfg.de
www.academics.com

* Cursos de graduação, pós e programas de doutorado
www.hochschulkompass.de
www.daad.de/ipp

* Bolsas de estudo e pesquisa
www.funding-guide.de
www.stipendienlotse.de
www.mystipendium.de

* Aprendizado e certificados do idioma alemão
Cursos online gratuitos do Goethe-Institut
Cursos online gratuitos da Deutsche Welle
www.deutsch-uni.com
www.testdaf.de

* Informações gerais sobre a Alemanha
www.tatsachen-ueber-deutschland.de
www.deutschland.de