Inhalt

Pesquisadora alemã convidada pelo DAAD dá entrevista ao Zero Hora

Durante sua visita a Porto Alegre para participar do seminário “A universalidade dos direitos humanos como ponte entre continentes: Desafios e perspectivas” em comemoração ao jubileu do DAAD Brasil, a Profa. Dra. Angelika Nußberger concedeu uma entrevista ao colunista Rodrigo Lopes, do jornal Zero Hora. A diretora da Academia para a Proteção dos Direitos Humanos Europeus da Universidade de Colônia veio ao Brasil especialmente para o seminário. Confira abaixo a reprodução da entrevista com a pesquisadora alemã, que também está disponível no site do Zero Hora (para assinantes).

A Profa. Dra. Angelika Nußberger durante sua palestra no seminário do jubileu do DAAD Brasil na PUCRS© Darwin Gonçalves Nascimento / PUCRS

‘A polarização está ligada à intolerância’, diz diretora de instituição de proteção aos direitos humanos na Alemanha

Professora Angelika Nussberger afirma que cenário atual favorece violações

ANGELIKA NUSSBERGER
Jurista e pesquisadora alemã

Para a professora Angelika Nussberger, diretora da Academia para Proteção dos Direitos Humanos Europeus da Universidade de Colônia, na Alemanha, ambientes políticos de polarização, como os vividos no Brasil, nos Estados Unidos e em alguns países europeus, favorecem violações de direitos humanos. A pesquisadora destaca que esses cenários normalmente são acompanhados pela falta de tolerância.

De 2011 a 2019, Angelika foi juíza da Corte Europeia de Direitos Humanos. Na semana passada, ela esteve em Porto Alegre para participar do seminário “A universalidade dos direitos humanos como ponte entre continentes: Desafios e perspectivas”, realizado em comemoração aos 50 anos de atividades do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) no Brasil. Ela proferiu a palestra “Os direitos humanos como sinal de progresso e razão: uma ilusão?”

Ela concedeu entrevista à coluna. Veja os principais trechos:

Como a senhora avalia a ascensão de governos de extrema direita na Europa e o impacto desse fenômeno na questão dos direitos humanos?
A ascensão de governos de extrema direita na Europa não é um fenômeno novo. Já temos governos assim há mais de uma década na Hungria e há quase uma década na Polônia, agora também na Itália. Em outros países também observamos fortes tendências populistas. Novos líderes tentam simplificar desenvolvimentos complexos e ganhar apoio com promessas irreais e imagens em preto e branco da sociedade. Na minha opinião, isso é um perigo real para a proteção efetiva dos direitos humanos.

Na Guerra da Ucrânia, observamos como a Europa se abriu para refugiados, uma postura diferente da adotada diante de conflitos recentes no Oriente Médio e na Ásia. Por quê?
A guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia chocou a todos na Europa. Por muito tempo, os europeus se agarraram à ilusão de que a Europa havia aprendido sua lição após as terríveis experiências da Segunda Guerra Mundial e que a guerra não poderia voltar. O confronto com a nova realidade provoca um intenso sentimento de insegurança e perda. É bem entendido que a Rússia não está travando uma guerra apenas contra a Ucrânia, mas contra toda a civilização do Ocidente. Portanto, todos querem apoiar a Ucrânia e os ucranianos. Além disso, as imagens da guerra e das jovens mulheres fugindo com seus filhos pequenos exercem uma influência muito forte na sociedade civil. Por último, mas não menos importante, a Ucrânia é um país vizinho: as pessoas não estão sofrendo em algum lugar “longe”, mas bem na nossa porta.

Como melhorar a agenda de direitos humanos?
Não há uma agenda de direitos humanos, mas muitas agendas. Em alguns países europeus, mesmo os direitos mais básicos das sociedades democráticas _ como liberdade de expressão, liberdade de reunião, liberdade de associação _ não estão mais garantidos. Isso é especialmente verdadeiro em países com regimes autoritários. É importante continuar lutando contra essas tendências, mesmo que não seja fácil se ter sucesso. Ao mesmo tempo, outras sociedades poderiam melhorar a proteção de grupos vulneráveis. Resta muito a ser feito também.

Muitas vezes, a questão dos direitos humanos serve como justificativa para a imposição de uma forma de governo Ocidental. Como garantir respeito aos direitos humanos sem impôr a modo de vida do Ocidente?
A proteção dos direitos humanos pressupõe a existência de formas democráticas de governo. Caso contrário, eles não funcionarão. Mas uma vez que a democracia pode ser vista como parte da herança antiga da Grécia e, portanto, da Europa, essa é uma forma de governo geralmente aceita e não apenas “ocidental”. A segunda parte da sua pergunta refere-se, porém, não a uma “forma ocidental de governo”, mas a um “modo de vida ocidental”. Esse é um termo muito amplo que pode ser interpretado de várias maneiras. Para uma proteção efetiva dos direitos humanos, o pluralismo e a tolerância são essenciais. Isso é muitas vezes entendido como característico “do Ocidente”, mas não necessariamente. As sociedades não ocidentais também podem ter fortes tradições de pluralismo e tolerância. Os direitos humanos são universais e não estão vinculados a um estilo de vida específico.

Muitos países enfrentam ambientes de polarização política. Como esse fenômeno favorece violações de direitos humanos?
A polarização das sociedades é um fenômeno muito negativo. Muitas vezes está ligada à falta de tolerância. A vida em sociedade não é entendida como “viver junto”, mas como uma luta contra os outros. Tal atitude é incompatível com a proteção dos direitos humanos.

Como a senhora prevê o futuro das relações entre Brasil e Alemanha a partir da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva?
Parece-me que se abriu uma janela de oportunidade para aprofundar as relações entre Brasil e Alemanha e retomar a cooperação em muitos campos onde ela foi menos intensa ou interrompida.

Anúncios de universidades alemãs

Kick-start your future career in Financial Management at Coburg Univer...

If you are interested in management and finance our premium MBA program Financial Management could be just right for you! The program features an optional Dual Degree from UniSC Australia and a Bloomb...

Mais

Be part of the transition to the future shape of energy

Join our English-taught Bachelor of Science in Energy Systems Engineering and Management!

Mais

Estuda na Alemanha em inglês!

Quer estudar uma Engenharia em inglês e aprender alemão? Estuda na Alemanha em inglês na THWS!

Mais

Elevate your career with us!

Let your career take off! Be part of an emerging university with a cutting-edge Master’s degree in Artificial Intelligence and Robotics (M.Sc.)!

Mais

Building Sustainability (MBA)

Unlock new possibilities in sustainable urban development, with our MBA in Building Sustainability. Take the first step towards a rewarding and impactful academic journey and join us now in shaping ur...

Mais

MBA European Management with special Entrepreneurship courses

Study the MBA European Management with a focus on Entrepreneurship at the heart of Europe and qualify for management positions around the world! Apply today and become a leader of the future!

Mais

Food System Sciences (M.Sc.)

Your master’s degree for a better world! Be a part of our international master’s programme at the Faculty of Life Sciences: Food, Nutrition and Health and apply now!

Mais

Transform tomorrow: Advance your tech skills for a sustainable world

Study in the center of Germany: Bachelor and master programs designed for real-world impact.

Mais

Study in Berlin – Summer and Winter

FUBiS is an intensive academic program of Freie Universität Berlin through which students can earn credits. Sessions run for 3 to 6 weeks taking place in summer and winter.

Mais

Find Your Bachelor’s Program at TUM Campus Heilbronn

Students at TUM Campus Heilbronn receive a high-quality education at the renowned TUM University of Excellence and extensive support services for their studies.

Mais

Philosophy and Computer Science (M.A. / M.Sc.)

Think. Code. Transform. This interdisciplinary master’s programme combines philosophy and computer science to address challenges raised by modern information technologies.

Mais

Jumpstart your Career with our English taught Study Programs!

Our university is a lively hub of practice-oriented learning with cutting-edge research and a vibrant student community – it is just the right place to study!

Mais

Global Food, Nutrition and Health (M.Sc.)

Your master’s degree for a better world! Be a part of our international master’s programme at the Faculty of Life Sciences: Food, Nutrition and Health and apply now!

Mais

Onboard for success – Apply for the International Master’s Programme “...

Start your future in semiconductor research and engineering with the English-taught M.Sc. in Micro- and Nanoelectronics at BTU Cottbus-Senftenberg.

Mais

Study the MBA abroad – in the heart of Europe

The OHM Professional School of Nuremberg Tech is the most experienced business school in Germany (founded 2001). Get your MBA degree and bring out the leader in you!

Mais

MBA International Business Consulting at Offenburg University (Black F...

MBA IBC (Black Forest Business School) – Prepared for Leadership Upgrade your career with an English-taught MBA degree of Offenburg University! Your gateway to a qualified job in Germany and around...

Mais
1/16

Contato

Captura de tela do mapa com indicação da localização do DAAD