Inhalt

Equipes do DAAD e da Capes debatem trabalho conjunto em Brasília

A parceria de longa data entre o DAAD e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ganha um capítulo especial em 2023, quando a agência brasileira passa a ser presidida pela Profa. Dra. Mercedes Bustamante, ex-bolsista do DAAD e professora da Universidade de Brasília. No dia 24/03/23, ela e sua equipe receberam na sede da Capes em Brasília o diretor do DAAD Brasil, Dr. Jochen Hellmann, acompanhado pelos colegas Miguel Flores e Ida Meissner, responsáveis por programas de intercâmbio e fomento à pesquisa do DAAD, além de Christian Stertz, adido científico da Embaixada da Alemanha no Brasil.

Além de saudar a chegada da nova presidente, o encontro serviu para o debate sobre os próximos passos no trabalho de cooperação entre as agências em prol do intercâmbio acadêmico e científico Brasil-Alemanha. As duas equipes conversaram sobre os programas de doutorado na Alemanha, fomento à pesquisa conjunta (Probral) e auxílio para doutorandos com bolsa nacional, além daqueles voltados para o fomento ao ensino da língua alemã no Brasil.

Para fechar a tarde no clima de otimismo que marcou o encontro, a equipe da Capes ainda preparou uma surpresa para os visitantes: um bolo de aniversário para festejar os 50 anos de atividades do DAAD no Brasil, que se completaram em 2022.

A presidente da Capes, Profa. Mercedes Bustamante, surpreendeu Jochen Hellmann com um bolo para celebrar os 50 anos do DAAD Brasil.© CAPES

Boas expectativas para 2023

Segundo Jochen Hellmann, a visita foi uma ótima oportunidade para colocar em novas bases a cooperação entre o DAAD e a Capes após a mudança de governo no Brasil e para planejar conjuntamente o futuro da mobilidade acadêmica entre o Brasil e a Alemanha. O diretor do DAAD Brasil acredita que a cooperação bilateral pode ganhar novos impulsos neste ano: “As universidades brasileiras são excelentes parceiras para os atores do universo científico e do ensino superior alemães. O DAAD e o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo, que faz parte da nossa estrutura, farão tudo o que estiver ao seu alcance para estabelecer contatos entre esses parceiros e ajudar o maior número possível de jovens na Alemanha e no Brasil a passar uma temporada acadêmica no outro país”.

Responsável pelos programas de master e doutorado do DAAD desde 2019, Miguel Flores destacou a importância de poder encontrar pessoalmente os colegas da Capes depois de tanto tempo de reuniões online: “O trabalho flui melhor quando os parceiros podem se conhecer ao vivo”.

Mercedes Bustamante é referência internacional no bioma Cerrado

Membro da Academia Brasileira de Ciências, a Profa. Mercedes é considerada uma das principais referências no bioma Cerrado no mundo. Ela atua principalmente na área de ecologia de ecossistemas, em particular abordando temas relacionados a mudanças no uso da terra, biogeoquímica e mudanças ambientais globais. Esses, aliás, foram alguns dos assuntos de que ela tratou em sua palestra por ocasião do seminário comemorativo do jubileu do DAAD intitulado “Um olhar transdisciplinar sobre a sustentabilidade: do meio ambiente à educação”. A pesquisadora realizou seu doutorado pleno em Geobotânica na Universität Trier, na Alemanha, em 1993, com bolsa do DAAD.

Anúncios de universidades alemãs

Be part of the transition to the future shape of energy

Join our English-taught Bachelor of Science in Energy Systems Engineering and Management!

Mais

Boost your career skills with online courses from Freie Universität Be...

Enhance key competencies in communication, leadership, diversity, and sustainability. Gain practical knowledge for your (future) job and a certificate from Freie Universität Berlin.

Mais

Kick-start your future career in Financial Management at Coburg Univer...

If you are interested in management and finance our premium MBA program Financial Management could be just right for you! The program features an optional Dual Degree from UniSC Australia and a Bloomb...

Mais

Truly international – Study at ESB Business School!

Do you want to study in the heart of Germany, Europe’s strongest and most dynamic economy? Come to ESB Business School at Reutlingen University!

Mais
1/4

Contato

Captura de tela do mapa com indicação da localização do DAAD