Inhalt

Programa de auxílio para doutorandos com bolsa nacional

© Jan Jacob Hofmann

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu as inscrições ao programa de auxílio para estadias de pesquisa para doutorandos brasileiros com bolsa no país. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa (vide lista abaixo), com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha. Os interessados poderão se candidatar até 31/10/2023 para estadias de pesquisa entre maio de 2024 e janeiro de 2025.

Todos os detalhes sobre o financiamento, os requisitos e o processo de candidatura se encontram no edital no site do DAAD. Recomendamos também a leitura do documento Important Scholarship Information da central do DAAD na Alemanha com orientações importantes para candidatos a bolsas do DAAD.

Os contemplados pelo programa podem permanecer na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

Proficiência de idiomas

O nível de idioma exigido depende dos planos de estudo e da área de pesquisa do(a) candidato(a). Por exemplo, nas áreas de artes, ciências sociais e direito, geralmente se espera pelo menos um bom conhecimento de alemão. Para as ciências naturais e engenharia, a comprovação de bons conhecimentos de inglês também pode ser aceita se o inglês for falado na instituição anfitriã. Para se informar sobre os requisitos de idioma que devem ser cumpridos, entre em contato com a universidade anfitriã escolhida com antecedência. Indicamos também a leitura do documento da central do DAAD Important Scholarship Information (Section A, Point 9 e Section D, Point 5) para se informar com mais detalhes sobre a questão da proficiência de idiomas.

A Carta de Aceite (Betreuungszusage) da instituição anfitriã deve incluir a informação sobre o idioma de trabalho falado na instituição (entre outras informações). Saiba mais sobre isso também no documento Important Scholarship Information (Section C, Point 3).

Fundações participantes do programa

No momento, 23 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP) participam do programa de auxílio para doutorandos:

  1. FACEPE – Pernambuco
  2. FAPEAL – Alagoas
  3. FAPEAM – Amazonas
  4. FAPEAP – Amapá
  5. FAPEG – Goiás
  6. FAPEMA – Maranhão
  7. FAPEMIG – Minas Gerais
  8. FAPERGS – Rio Grande do Sul
  9. FAPERJ – Rio de Janeiro
  10. FAPERN – Rio Grande do Norte
  11. FAPES – Espírito Santo
  12. FAPESB – Bahia
  13. FAPESC – Santa Catarina
  14. FUNDECT – Mato Grosso do Sul
  15. FAPERO – Rondônia
  16. FAPT – Tocantins
  17. Fundação Araucária – Paraná
  18. FAPEPI – Piauí
  19. FAPEMAT – Mato Grosso
  20. FAPESPA – Pará
  21. FAPESQ – Paraíba
  22. FUNCAP – Ceará
  23. FAPDF – Distrito Federal

Anúncios de universidades alemãs

Boost your career skills with online courses from Freie Universität Be...

Enhance key competencies in communication, leadership, diversity, and sustainability. Gain practical knowledge for your (future) job and a certificate from Freie Universität Berlin.

Mais

Be part of the transition to the future shape of energy

Join our English-taught Bachelor of Science in Energy Systems Engineering and Management!

Mais

Kick-start your future career in Financial Management at Coburg Univer...

If you are interested in management and finance our premium MBA program Financial Management could be just right for you! The program features an optional Dual Degree from UniSC Australia and a Bloomb...

Mais

Truly international – Study at ESB Business School!

Do you want to study in the heart of Germany, Europe’s strongest and most dynamic economy? Come to ESB Business School at Reutlingen University!

Mais
1/4

Contato

Captura de tela do mapa com indicação da localização do DAAD