Jornada de literatura de expressão alemã na USP

Nos dias 14, 16 e 17 de novembro acontecerá na Universidade de São Paulo (USP) e no Goethe-Institut São Paulo o evento “Jornada de literatura de expressão alemã – sobreposições e articulações: literatura, mídia e tradução em sociedades complexas” (ou, em alemão, “Tage der deutschsprachigen Literatur”).
O encontro propõe a discussão de textos e outras mídias que, sobretudo a partir de 1945 e com foco no cenário contemporâneo, sugerem perspectivas de mudança social, política e mediática, gerando perspectivas inovadoras sobre a literatura de expressão alemã hoje.
O debate será organizado em seis mesas:
- Literatura na sociedade de migração
- Interseções de diferenças: Literatura e ativismo
afro-alemães - Multilinguismo: justaposições intra- e interlinguais
- Sobreposições temporais: narrativas históricas e
o presente - O corpo como território de diferenças
- Sobreposições mediais: intermedialidade e
multimodalidade
Além da discussão acadêmica, o evento contará com a presença de Lina Atfah, poetisa de origem síria, e do autor alemão Eckhart Nickel, que apresentarão suas obras.
Confira a programação completa aqui. Será possível acompanhar o evento online pela plataforma Zoom (confira o link e senha para participar na página 5 do documento com a programação).
A jornada é organizada pelo professor leitor do DAAD na USP, Christian Ernst, e por Magdalena Nowinska (FFLCH/DLM), com apoio do Goethe-Institut São Paulo, Editora Jabuticaba e Capes.