Inhalt

Bahia recebe o nono posto de professor(a) visitante de língua alemã do DAAD

O diretor do DAAD Brasil, Dr. Jochen Hellmann, e o reitor da UFBA, Dr. Paulo Miguez, assinam o convênio que estabelece um leitorado de língua alemã, que será mantido pelo DAAD na instituição. © UFBA

O trabalho do DAAD Brasil de fomento à língua alemã e à política de internacionalização das universidades brasileiras ganhou mais um capítulo: a Universidade Federal da Bahia (UFBA) é a mais nova instituição do país a contar com um posto de professor(a) visitante de língua alemã e passa a integrar uma rede composta por outras oito universidades nas cinco regiões do Brasil. Para oficializar a criação do posto, o diretor do DAAD Brasil, Dr. Jochen Hellmann, e nossa Coordenadora de Fomento à Língua Alemã, Dra. Reseda Streb, viajaram a Salvador e foram recebidos pelo reitor da UFBA, Dr. Paulo Miguez, e colegas da universidade. Esse tipo de posto é financiado pelo Programa de Leitorados do DAAD, ativo em mais de cem países (Lektorenprogramm – saiba mais aqui).

Além naturalmente de viabilizar o apoio às atividades de ensino do alemão e à formação de professores, o leitorado tem uma função estratégica na visão de Hellmann: “Um motivo importante para a escolha de Salvador e da UFBA é reforçar a presença do DAAD no Nordeste, onde vive quase 30% da população brasileira. Com um segundo posto de leitorado no Nordeste, além do já estabelecido na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, o DAAD pode atender melhor às necessidades dos estudantes, pesquisadores e universidades do Nordeste”.

A relevância da UFBA enquanto parceira na cooperação acadêmica foi outro fator importante para a escolha, segundo Hellmann: “A UFBA também é uma instituição particularmente interessante para o DAAD, pois não apenas já tem convênios com a Alemanha, como oferece grande potencial para uma cooperação ainda mais ampla. O(a) futuro(a) professor(a) visitante poderá aconselhar os interessados em cooperação na UFBA e será, assim, um importante ponto de contato”.

Os representantes do DAAD Brasil foram recebidos pela equipe da UFBA na reitoria da universidade para assinatura do convênio e conversa sobre a cooperação entre as instituições.

Com grande experiência em relação ao ensino da língua alemã no Nordeste por ter atuado como professora visitante na UFC durante seis anos, a Dra. Reseda Streb está confiante que o novo leitorado será um incentivo para estudantes e pesquisadores que sonham com uma temporada acadêmica na Alemanha: “O interesse desses alunos de idiomas aqui geralmente está em aprender alemão para um programa de graduação na Alemanha, um mestrado ou até mesmo um doutorado. O leitorado pode dar apoio fundamental no treinamento de futuros professores de alemão para que eles possam atuar como multiplicadores de forma duradoura. Um desafio certamente será transmitir o conteúdo para essa formação, que geralmente é publicado em alemão, como os materiais do Dhoch3, para alunos que ainda estão no início de seus estudos. Isso requer a experiência dos professores visitantes para adaptar o conteúdo, embora esse não seja um desafio que se restrinja ao Nordeste”.

Reseda acredita, ainda, que o(a) futuro(a) professor(a) visitante da UFBA poderá também aproveitar a presença do Goethe-Institut em Salvador para desenvolver projetos na área cultural que reforcem o trabalho de formação de professores.

Anúncios de universidades alemãs

MBA International Business Consulting at Offenburg University (Black F...

MBA IBC (Black Forest Business School) – Prepared for Leadership Upgrade your career with an English-taught MBA degree of Offenburg University! Your gateway to a qualified job in Germany and around...

Mais

Study the MBA abroad – in the heart of Europe

The OHM Professional School of Nuremberg Tech is the most experienced business school in Germany (founded 2001). Get your MBA degree and bring out the leader in you!

Mais

Find Your Bachelor’s Program at TUM Campus Heilbronn

Students at TUM Campus Heilbronn receive a high-quality education at the renowned TUM University of Excellence and extensive support services for their studies.

Mais

Boost your career skills with online courses from Freie Universität Be...

Enhance key competencies in communication, leadership, diversity, and sustainability. Gain practical knowledge for your (future) job and a certificate from Freie Universität Berlin.

Mais

Be part of the transition to the future shape of energy

Join our English-taught Bachelor of Science in Energy Systems Engineering and Management!

Mais

Onboard for success – Apply for the International Master’s Programme “...

Start your future in semiconductor research and engineering with the English-taught M.Sc. in Micro- and Nanoelectronics at BTU Cottbus-Senftenberg.

Mais

Philosophy and Computer Science (M.A. / M.Sc.)

Think. Code. Transform. This interdisciplinary master’s programme combines philosophy and computer science to address challenges raised by modern information technologies.

Mais

MBA European Management with special Entrepreneurship courses

Study the MBA European Management with a focus on Entrepreneurship at the heart of Europe and qualify for management positions around the world! Apply today and become a leader of the future!

Mais

Elevate your career with us!

Let your career take off! Be part of an emerging university with a cutting-edge Master’s degree in Artificial Intelligence and Robotics (M.Sc.)!

Mais

Jumpstart your Career with our English taught Study Programs!

Our university is a lively hub of practice-oriented learning with cutting-edge research and a vibrant student community – it is just the right place to study!

Mais
1/10

Contato

Captura de tela do mapa com indicação da localização do DAAD