Inhalt

Bolsas do DAAD para cursos de pós-graduação em áreas artísticas e Arquitetura

© iStock/DAAD

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) concede bolsas de estudos para cursos de pós-graduação na Alemanha em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt) nas seguintes áreas: 1 – Arquitetura; 2 – Artes Cênicas e Dança; 3 – Artes Plásticas, Design/Comunicação Visual e Cinema; e 4 – Música. Veja os detalhes de cada edital!

Em geral, podem se candidatar à bolsa estudantes que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira, e também recém-formados com título de bacharelado/licenciatura ou mestrado. No caso da área de Música, há uma especificidade: é esperada a conclusão de uma graduação em Música até o início da bolsa ou, caso isso não possível, é preciso pelo menos ter esgotado todas as opções de treinamento disponíveis para o seu instrumento em seu país de origem (saiba mais no respectivo edital).

O objetivo deste programa do DAAD é viabilizar estudos adicionais nas áreas mencionadas, com a possibilidade de obter ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. Os selecionados receberão bolsa mensal de 934 euros pelo período de 10 a 24 meses, dependendo do curso escolhido, passagem aérea e seguro-saúde.

Os interessados devem escolher a(s) instituição(ões) de sua preferência e se candidatar ao(s) curso(s) desejado(s) diretamente junto à instituição para o semestre 2025/26. Paralelamente, deve ser feita a candidatura no portal do DAAD para a bolsa de estudos. Verifique abaixo os prazos de inscrição à bolsa em cada área, acesse o respectivo edital e o link com as orientações específicas da área:

Recomendamos também a leitura do documento da central do DAAD na Alemanha com orientações para candidatos a bolsas do DAAD.

Envio do portfólio por meio de plataforma online

Os portfólios devem ser enviados por meio do upload na plataforma DAAD Media Database. Após realizada a inscrição no portal do DAAD (MyDAAD), os candidatos receberão um link para fazer o upload do portfólio. É importante que fiquem atentos aos prazos para o envio do material, que podem ser consultados nos editais de cada área. Os detalhes sobre a montagem do portfólio de cada área podem ser encontrados nos links acima com as orientações específicas.

O nível de conhecimento de alemão deve ser, no mínimo, B1 para os cursos de Arquitetura ministrados no idioma. Já no caso do inglês, o nível exigido dos candidatos é definido pelo(a) professor(a) orientador(a) ou por normas da universidade.

Anúncios de universidades alemãs

Truly international – Study at ESB Business School!

Do you want to study in the heart of Germany, Europe’s strongest and most dynamic economy? Come to ESB Business School at Reutlingen University!

Mais

Kick-start your future career in Financial Management at Coburg Univer...

If you are interested in management and finance our premium MBA program Financial Management could be just right for you! The program features an optional Dual Degree from UniSC Australia and a Bloomb...

Mais

Boost your career skills with online courses from Freie Universität Be...

Enhance key competencies in communication, leadership, diversity, and sustainability. Gain practical knowledge for your (future) job and a certificate from Freie Universität Berlin.

Mais

Be part of the transition to the future shape of energy

Join our English-taught Bachelor of Science in Energy Systems Engineering and Management!

Mais
1/4

Contato

Captura de tela do mapa com indicação da localização do DAAD