Inhalt

Hochschulwinterkurs: chamada 2024 está aberta até 15/08

© Dörthe Hagenguth / DAAD

Está disponível a nova chamada para inscrições ao Hochschulwinterkurs – Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs, programa do DAAD que concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em aprofundar os conhecimentos do idioma alemão. Os selecionados fazem um curso com duração de até seis semanas, numa universidade na Alemanha, com aulas do idioma e sobre a cultura do país. O programa é realizado nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano. Será possível se candidatar entre 1º de julho e 15 de agosto de 2024 para participar do HWK em 2025.

Acesse o edital no site do DAAD (informações em alemão e inglês) para conhecer todos os critérios de seleção, pré-requisitos e benefícios do HWK. Consulte também o FAQ do programa no site do DAAD.

_____________________________________________________

  • Atendimento online especial para os candidatos ao HWK 2025
    DATAS: 18.07 | 25.07 | 08.08 | 13.08
    HORÁRIO: 15h às 16h

Se ainda tiver dúvidas após a leitura do edital, participe do atendimento na plataforma Webex e envie suas perguntas por meio da ferramenta de chat. Acesse aqui o atendimento online. Caso seja solicitada uma senha, utilize: “daad”. Sugerimos baixar o app neste link para garantir o funcionamento ideal da plataforma (especialmente no celular), mas o Webex Meetings pode ser usado em sua versão para web também. Não é necessário fazer inscrição prévia.
_____________________________________________________

Para se candidatar ao HWK é preciso estar matriculado(a) em uma instituição de ensino superior no Brasil como estudante de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento (CR) acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente (no caso de cursos na área de Engenharia, CR igual ou superior a 7,5 ou grau equivalente).

Outro requisito é ter, pelo menos, nível B1 de domínio de alemão. Entre as possibilidades de comprovação do nível B1 aceitas no edital, está o teste onSET, aplicado gratuitamente pelo DAAD em algumas cidades do Brasil. Os candidatos não poderão estar formados antes de março do ano de realização do curso e os alunos de graduação devem ter concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até o final de dezembro do ano anterior, ou seja, até o início do programa na Alemanha. Só é possível ser contemplado(a) uma vez com a bolsa do HWK. Caso sua candidatura não seja aprovada, você pode fazer nova tentativa em outra chamada.

Com duração de até seis semanas, o Winterkurs inclui aulas de alemão e atividades culturais em uma das seguintes universidades alemãs (cada uma oferece seu curso em um período específico):

  • Albert-Ludwigs-Universität Freiburg | Curso: Hochschulwinterkurs in Freiburg
    Período: 07.01.2025 – 15.02.2025
  • Georg-August-Universität Göttingen | Curso: Winterkurs in Göttingen
    Período: 13.01.2025 – 21.02.2025
  • Ludwig-Maximilians-Universität München | Curso: Intensivsprachkurs Deutsch und Studienvorbereitung
    Período: 07.01.2025 – 17.02.2025
  • Universität Münster | Curso: Internationaler Hochschulwinterkurs für Deutsche Sprache und Kultur
    Período: 13.01.2025 – 21.02.2025
  • Universität Leipzig | Curso: Hochschulwinterkurs: Mein Leipzig lob’ ich mir …
    Período: 06.01.2025 – 14.02.2025

Confira aqui os detalhes de cada curso.

Benefícios: Além de seguro-saúde, os selecionados receberão uma bolsa no valor de 2.151 euros e auxílio para passagem aérea/viagem de 2.075 euros. Os bolsistas precisarão comprar a passagem aérea e depois receberão o valor previsto do auxílio já na Alemanha. Os custos de acomodação e do curso de língua serão deduzidos diretamente do valor da bolsa. Atenção: verifique no edital os detalhes relativos ao repasse da bolsa, pois a mesma não será transferida para uma conta bancária do(a) bolsista no exterior.

Informações para candidatos brasileiros

O Winterkurs é oferecido em vários países. Por isso, as informações no site do DAAD da Alemanha são apresentadas de forma geral. Para garantir que sua candidatura seja completa é fundamental estudar todas as informações do edital do site da central do DAAD (linkado acima), que apresenta informações sobre benefícios, requisitos e o processo de candidatura, além de um FAQ e um passo a passo para a candidatura no portal.

No entanto, como existem algumas particularidades ligadas ao ensino superior de cada país, o DAAD Brasil preparou este documento com informações específicas para os candidatos brasileiros. Nele há informações, por exemplo, sobre o Coeficiente de Rendimento (CR), que diz respeito somente aos candidatos brasileiros.

Anúncios de universidades alemãs

Be part of the transition to the future shape of energy

Join our English-taught Bachelor of Science in Energy Systems Engineering and Management!

Mais

Truly international – Study at ESB Business School!

Do you want to study in the heart of Germany, Europe’s strongest and most dynamic economy? Come to ESB Business School at Reutlingen University!

Mais

Kick-start your future career in Financial Management at Coburg Univer...

If you are interested in management and finance our premium MBA program Financial Management could be just right for you! The program features an optional Dual Degree from UniSC Australia and a Bloomb...

Mais

Boost your career skills with online courses from Freie Universität Be...

Enhance key competencies in communication, leadership, diversity, and sustainability. Gain practical knowledge for your (future) job and a certificate from Freie Universität Berlin.

Mais
1/4

Contato

Captura de tela do mapa com indicação da localização do DAAD