Programa Winterkurs

O DAAD lança anualmente uma chamada para inscrições no Hochschulwinterkurs – Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs, programa que concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em aprofundar os conhecimentos do idioma alemão. Os selecionados são contemplados com um curso intensivo numa universidade alemã, recebendo aulas do idioma e sobre a cultura do país. O programa é realizado nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano.
AVISO IMPORTANTE | CHAMADA 2022:
Infelizmente o programa Hochschulwinterkurs (HWK) não terá uma chamada em 2022. A decisão de suspender o HWK neste ano foi muito difícil para o DAAD. Isso não pôde ser evitado no contexto do atual orçamento federal alemão, que afeta o orçamento do DAAD.
Como a maioria dos programas de bolsas de estudo do DAAD, o programa HWK é financiado por fundos públicos federais. O volume desses fundos é definido anualmente pelo Parlamento Alemão na votação do orçamento federal. Em comparação com o ano anterior, os valores do atual orçamento preveem uma redução dos fundos disponibilizados pelo Ministério Federal das Relações Exteriores. Vários programas de bolsas de estudo do DAAD são financiados a partir desses fundos, que sofreram o referido corte.
O DAAD não terá como compensar esses cortes no ano corrente apenas por meio de processos seletivos mais rigorosos. A situação é agravada pelo fato de que os numerosos adiamentos da implementação de bolsas provocados pela pandemia resultaram agora numa sobrecarga financeira relativamente alta no caso dos programas com período de duração mais longo. Esperamos muito que seja possível lançar novo edital do Hochschulwinterkurs em 2023, novamente em modalidade presencial.
Último edital teve formato online
Em 2021, em função da pandemia de Covid-19 e das restrições às viagens internacionais, o Winterkurs foi adaptado para uma modalidade online. Nesse formato, o programa custeia um curso de alemão intensivo ministrado por uma universidade alemã de forma virtual, com duração de três a seis semanas. O DAAD oferece, ainda, uma bolsa no valor de até 675 euros (a quantia concedida será proporcional à duração do curso). Todos os detalhes do último edital podem ser verificados neste link da central do DAAD (em inglês e alemão).
Os cursos online foram ministrados pelas seguintes universidades:
- Philipps-Universität Marburg
- Universität Leipzig
- Universität Freiburg
- Technische Hochschule Wildau em Berlim
Para se candidatar era preciso estar matriculado(a) em uma Instituição de Ensino Superior no Brasil como estudante de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento (CR) acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente (no caso de cursos na área de Engenharia, CR igual ou superior a 7,5 ou grau equivalente).
Os candidatos não poderiam estar formados antes de março do ano de realização do curso e os alunos de graduação deveriam ter concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até o final de dezembro do ano anterior, ou seja, até o início do programa. Outro requisito era ter, pelo menos, nível B1 de domínio de alemão.
Nível de alemão foi comprovado por teste online
A última chamada teve uma novidade em relação à comprovação do nível de domínio do idioma. Como as restrições impostas pela pandemia inviabilizaram a realização presencial do teste onSET, o DAAD ofereceu o teste de língua online como parte do processo de inscrição.