O DAAD lança anualmente uma chamada para inscrições no Hochschulwinterkurs – Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs, programa do DAAD que concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em aprofundar os conhecimentos do idioma alemão. Os selecionados fazem um curso com duração de quatro a seis semanas numa universidade na Alemanha, com aulas do idioma e sobre a cultura do país. O programa é realizado nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano.

Em função da pandemia de Covid-19 e das restrições às viagens internacionais a edição de 2021 do Winterkurs foi adaptada para um formato online. Nessa nova modalidade, o programa custeará um curso de alemão intensivo ministrado por uma universidade alemã de forma virtual, com duração de quatro a seis semanas. O DAAD oferecerá, ainda, se aplicável, uma bolsa no valor de 675 euros. Todos os detalhes do novo edital podem ser verificados neste link da central do DAAD (em inglês e alemão) a partir do dia 20/07, quando serão abertas as inscrições por meio do DAAD Portal. As candidaturas poderão ser submetidas até 31/08. Neste PDF informativo há um resumo de todos os detalhes importantes para a candidatura em português. Recomendamos também a leitura do FAQ específico sobre o programa.

Os cursos online serão ministrados pelas seguintes universidades:

  • Philipps-Universität Marburg
  • Universität Leipzig
  • Universität Freiburg
  • Technische Hochschule Wildau em Berlim

Para se candidatar é preciso estar matriculado(a) em uma Instituição de Ensino Superior no Brasil como estudante de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento (CR) acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente (no caso de cursos na área de Engenharia, CR igual ou superior a 7,5 ou grau equivalente).

Os candidatos não poderão estar formados antes de março de 2022 e os alunos de graduação devem ter concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até o final de dezembro de 2021, ou seja, até o início do programa. Outro requisito é ter, pelo menos, nível B1 de domínio de alemão.

Nível de alemão será comprovado por teste online

A nova chamada tem uma novidade em relação à comprovação do nível de domínio do idioma. Como as atuais restrições impostas pela pandemia inviabilizam a realização presencial do teste onSET, o DAAD oferecerá o teste de língua online como parte do processo de inscrição. No edital os candidatos encontrarão o link para o onSET – o login deverá ser feito usando o número PKZ (gerado no processo de candidatura no DAAD Portal) e a data de nascimento. Ao final, o(a) candidato(a) não recebe um certificado, mas será informado(a) qual foi o nível alcançado. A realização do teste é obrigatória para todos os candidatos.

Não é necessário enviar pelo DAAD Portal outros documentos comprobatórios do domínio do alemão. Quem desejar, no entanto, pode fazer o upload deles no portal. Para a candidatura estar completa conta a realização do teste onSET online depois da inscrição por meio do link disponibilizado no edital.

Caso ainda restem dúvidas que não forem esclarecidas com a leitura do FAQ, estas podem ser encaminhadas para o e-mail winterkurs@daad.org.br . Já os problemas técnicos com o Portal devem ser enviados para o e-mail portal@daad.de